Restaurante delivery: tudo que você precisa saber!
O restaurante delivery tornou-se tendência, principalmente pela necessidade de evitar o contato durante anos de pandemia.
Ainda assim, o segmento segue em uma reta exponencial de crescimento, pois os hábitos dos brasileiros sofreram modificações, optando por fidelizar-se a lugares que trazem comodidade e praticidade para o dia a dia.
Uma pesquisa feita pela Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) aponta que há uma demanda reprimida enorme sobre restaurantes, mercados e lojas em geral. Necessitando assim, de restaurantes de excelência para atender tal público.
Entretanto, dados da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, mensuram a maneira que esse consumo de alimentos via delivery influência na economia, destacando tendência para 2021 e afirmando que a condição social, a informação e os gostos podem estar atrelados à cultura e à publicidade, que têm um peso destacado nos desejos dos consumidores.
Desse modo, sabendo do aumento desenfreado na demanda por restaurantes delivery, separamos dicas relevantes para alavancar as suas vendas e realizar um atendimento de qualidade, fidelizando novos consumidores. Veja abaixo:
O que é restaurante delivery?
O conceito de restaurante delivery é receber a entrega de uma refeição comprada por meio de um App, WhatsApp Business ou ainda, diretamente pelo telefone, em sua casa.
Desse modo, para que seja possível se diferenciar em meio a um mercado tão concorrido, é fundamental investir em sua marca, podendo criar uma identidade através de embalagens e adesivos, por exemplo.
Além disso, os clientes tendem a comprar mais quando se sentem queridos e importantes para um estabelecimento, bem como, deixar recadinhos de “boa refeição” ou ainda, de frases motivacionais. Essas atitudes simples são capazes de fidelizar um consumidor e demonstrar zelo à pessoa que o receberá.
Resumidamente, o restaurante delivery é a maneira, mais aflorada em anos de pandemia, de um restaurante comercializar seus produtos, com entregas na residência do cliente, possuindo diferenciais como: praticidade e rapidez.
Como fazer um restaurante delivery de sucesso?
O sucesso sempre estará atrelado à organização. Então, para que o seu estabelecimento seja um sucesso, é essencial que você possua foco e determinação, planejando estrategicamente, formas de otimizar tempo sem pecar na qualidade.
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Sobretudo, o atendimento de um restaurante é outro fator de extrema relevância, que leva um negócio ao topo ou, ao insucesso.
A modalidade delivery é a que mais cresce no Brasil e no mundo, como diferenciar-se em meio a tanta opção? Sem dúvidas, o atendimento é responsável por grande parcela para o progresso e desenvolvimento de um estabelecimento.
Aliás, vamos ser sinceros? Sem clientes satisfeitos não há negócio. Portanto, atender bem é o primeiro passo para construir uma boa reputação e reconhecimento de qualidade.
Lembre-se que o sistema delivery exige uma boa sintonia e oferecê-lo com eficiência, significa dizer que este processo exige muita atenção de toda a sua equipe.
Nesse sentido, use a tecnologia ao seu favor, existem diversos sistemas no mercado que podem facilitar a sua rotina, otimizar a gestão e evoluir a sua qualidade de atendimento.
Contudo, encontre um que supra as suas reais necessidades e aposte nisso. Não há nada mais propício e recompensável que uma administração bem realizada e funcionários alinhados, não é?
Leia também: sistema PDV – qual o mais eficiente
Como abrir um restaurante delivery de sucesso?
O restaurante delivery tornou-se altamente lucrativo, devido a alta demanda vigente no mercado. Mas afinal, como abri de maneira eficiente um restaurante neste formato?
- A 1ª dica para que abrir um restaurante seja descomplicado, é listar e planejar investimentos, portanto elabore um bom Business Plan (plano de negócios). Calcule precificando os custos para a aquisição dos equipamentos essenciais e os recursos precisos para recrutar a sua equipe.
- Nossa 2ª dica é a escolha de um lugar estratégico. Para que o seu restaurante delivery seja rentável, é importante que você esteja localizado perto do seu público-alvo, diminuindo os custos de frete. Neste caso, você não precisa estar bem localizado, apenas de acordo com os consumidores que atende. Além disso, opte por um lugar que possua uma boa infraestrutura na cozinha e ambientes necessários para a produção da refeição com qualidade.
- Outra dica relevante é o investimento em equipamentos com bom custo-benefício. Lembre-se que normalmente, o barato sai caro. Calcule com paciência a durabilidade e eficiência dos aparelhos que comprar.
- Invista em uma boa publicidade, afinal, quem não é visto, não é lembrado. E, do que adianta ter uma comida de qualidade, com um atendimento excelente e um delivery dos sonhos, se ninguém souber disso? Nesse sentido, faça parte de Marketplaces e realize propagandas atraentes, visando demonstrar seus diferenciais comerciais.
- A nossa 5ª dica é essencial. Mantenha seu estabelecimento em conformidade com a lei, regularize-o e preze por um ambiente bem higienizado. Opte por isso não somente pela fiscalização, mas também para assegurar qualidade dos produtos que serão servidos.
- Além disso, escolha bons fornecedores e gerencie o seu estoque frequentemente, buscando ofertar o melhor serviço possível. Para reduzir problemas, armazene seus insumos da maneira orientada e garanta que estará entregando refeições de qualidade.
- E por último, mas não menos importante, contrate funcionários pró-ativos. Essa dica é importante, pois ao contratar funcionários que agem sem precisar delegar tarefas o tempo todo, aumenta imensuravelmente as suas chances de desenvolver um negócio de sucesso. O funcionário engajado com a empresa busca fazer o seu melhor, atende com mais efetividade e qualifica-se para suprir as necessidades do restaurante.
O que é necessário para montar um restaurante delivery?
Ao abrir um restaurante delivery, você precisa de diversas licenças, investimento em equipamentos e montar um plano de negócios muito bem estruturado. Desse modo, você saberá exatamente qual a sua segmentação, par que possa operá-la com foco e eficiência.
Alvarás e licenças obrigatórias
Ao abrir um restaurante delivery uma série de normativas e licenças são necessárias para regulamentar e legalizar a sua operação. Confira abaixo a lista:
- Inscrição estadual
- CNPJ
- Alvará de funcionamento e localização
- AVBC
- Certificado de responsável técnico
- Certificado de limpeza e desinfecção dos reservatórios de água
- POP de controle de pragas
- POP de higiene pessoal
- POP de potabilidade de água
- POP de higienização de frutas, verduras e legumes
- POP de controle do recebimento de mercadorias
Embora muitas pessoas achem que não, o modelo delivery precisa ser regulamentado e deve possuir alvarás de funcionamento. Esse alvará assegura que o seu restaurante é regular e garante procedência.
No caso de delivery de alimentos, ainda é necessário um alvará da vigilância sanitária. Para que você consiga essa regulamentação, é preciso ir até a prefeitura de sua cidade.
Os documentos são:
Inscrição estadual – é solicitado junto a Secretaria da Fazenda do seu estado, documento necessário quando há produtos em trânsito, como é o caso do delivery.
CNPJ – o cadastro nacional da pessoa jurídica é aberto junto com uma empresa, este documento pode ser feito na prefeitura de sua cidade.
Alvará de funcionamento e localização – este alvará legaliza o funcionamento de seu restaurante e deve ser solicitado junto à prefeitura de sua cidade.
AVCB – o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é emitido pelos mesmos, juntamente com a polícia militar do seu estado.
Certificado de responsável técnico – o ideal é que o responsável técnico do seu restaurante questione e tire suas dúvidas com alguém da vigilância sanitária, para saber quais são as especificações do seu estado e município para o responsável técnico.
Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água – ao realizar a limpeza e higienização da sua caixa d’água ou reservatório de água, é necessário solicitar para a empresa contratada o certificado.
Leia também: Excelência no atendimento de um restaurante – as melhores dicas
Procedimentos operacionais padronizados (POP)
POP de controle de pragas e vetores – pode ser entregue por qualquer empresa que realize o controle de pragas e tenha licença para dar o certificado de procedimento operacional padronizado.
POP de higiene do ambiente – é um processo de limpeza interna, porém, requer um cuidado específico com a higienização, tanto do ambiente quanto dos utensílios.
POP de higiene pessoal – basicamente, é a garantia de que seus funcionários estão com a higiene pessoal em dia e que mantém hábitos saudáveis, como as unhas cortas e mãos limpas, por exemplo.
POP de potabilidade da água – este é o procedimento operacional padronizado que leva em consideração a fonte de água que abastece o seu restaurante, bem como, o saneamento básico de sua cidade.
POP de controle de recebimento de mercadorias – é o procedimento que garante que as mercadorias sejam comercializadas e recebidas conforme lei.
O que a Vigilância Sanitária exige para restaurante delivery?
Como já falamos anteriormente, o sistema delivery intensificou-se durante a crise sanitária de Covid-19 e ficaram ainda mais impulsionados no setor alimentício.
Desse modo, se você está pensando em abrir um restaurante delivery, saiba que a Anvisa estabelece normas para vigilância sanitária, as quais listaremos abaixo:
#1 Transporte de alimentos por delivery
Apesar de não existir uma lei federal amparando ou ainda, definindo qual é o padrão de transporte de alimentos, a Anvisa possui normas sanitárias que devem ser seguidas, obrigatoriamente.
A resolução estabelece que o alimento deve estar em circunstâncias de tempo e temperatura que não prejudiquem a sua procedência e nem o seu fator higiênico-sanitário.
Além disso, o transporte deve seguir medidas de higiene para que não haja propagação de pragas e microrganismos.
O veículo precisa ter proteção para cobertura do alimento, as embalagens precisam ser adequadas para o armazenamento dos alimentos e transporte dos mesmos (mantendo temperatura e evitando acúmulo de gotículas de água).
Ainda é importante ressaltar que seu negócio possua lacres informativos, alertando para que o cliente não consuma se as embalagens estiverem violadas.
#2 Manipulação de alimentos
O entregador delivery é um manipulador de alimentos, portanto, deve seguir as mesmas regras de higiene e cuidados pessoais. Nesse sentido, os entregadores devem possuir uma supervisão coerente e uma capacitação para que a manipulação seja realizada da maneira mais higiênica possível.
Essa capacitação deve ser documentada e comprovada. O responsável é o proprietário ou um funcionário designado, tendo como comprovação curso de capacitação sobre os temas:
- Contaminantes Alimentares;
- Manipulação Higiênico-Sanitário;
- DTA´s (Doenças Transmitidas por Alimentos);
- Boas Práticas de Manipulação.
#3 Ingredientes e embalagens
Os critérios para a escolha de fornecedores de matéria-prima devem ser listado para uma eventual avaliação. As mesmas devem ser recebidas em área limpa e protegida e devem passar por inspeção na recepção.
Os lotes de matérias-primas, ingredientes e embalagens fora do prazo de validade precisam ser devolvidos de forma imediata ao fornecedor ou deve ser dada uma destinação final a esses itens.
Estes produtos precisam ser armazenados de forma eficiente e em lugar de boa ventilação e limpeza. Além disso, Esses produtos necessitam ter adequado acondicionamento, sendo armazenados sobre paletes, estrados ou prateleiras.
#4 Higiene do local de trabalho
As cozinhas de delivery devem possuir regulamentação própria quanto a higiene no local de trabalho. Estas condições devem ser propícias, incluindo instalações, equipamentos e utensílios.
Sobretudo, os funcionários devem ser qualificados para executar uma higienização de excelência e diminuir assim, os riscos de contaminação de alimentos.
Ou seja, a caixa de gordura deve ser limpa periodicamente e o descarte dos resíduos deve ser apropriado. A resolução da Anvisa recomenda que substâncias químicas odorizantes não sejam usadas nos locais de preparação e armazenamento dos alimentos.
Além disso, os produtos saneantes devem ter regulamentação de acordo com o Ministério da Saúde. Deve-se seguir adequadamente os passos para diluição, tempo de contato e modo de aplicação dos produtos.
Leia também: marketing para restaurante – como fazer o melhor
Como fazer marketing para restaurante delivery?
O marketing é muito importante para os restaurantes que apostam na modalidade delivery. Afinal, neste tipo de atendimento, é fundamental que o cliente saiba que você presta esse tipo de serviço.
Para que isso aconteça de uma maneira satisfatória, estudos sobre o perfil do seu público e quais são os melhores canais de comunicação, precisam ser feitos.
Sobretudo, separamos diversas dicas para que você comece o seu restaurante delivery com um marketing bem estruturado e alavanque as suas vendas.
#1 Divulgue nas mídias sociais
A grande maioria da população está presente, todos os dias, em alguma rede social. Ou seja, elas podem ser uma forte aliada do seu negócio.
Em seu material de comunicação, como cardápio e folders, inclua suas mídias sociais e amplie sua rede de contatos.
Uma dica relevante é fornecer conteúdos de qualidade e ofertas exclusivas, assim, você atrairá mais seguidores e poderá difundir com mais propriedade o seu estabelecimento.
#2 Use mídias pagas
Outro ponto importante para divulgar seus produtos/serviços na internet é através de canais pagos. Flexível em conteúdo e investimento, o uso da mídia paga é uma estratégia que cada vez mais restaurantes usam para atrair clientes.
Crie campanhas patrocinadas e conquiste diversos novos usuários para o seu delivery. O ideal é testar diferentes palavras-chave, imagens e conteúdos em cada meio, visando encontrar as melhores formas de vender mais por esses canais.
#3 Crie planos de fidelidade
Outra estratégia bem interessante para incentivar a recorrência de compras no delivery é a criação de um plano de fidelidade. Como por exemplo, se o cliente consumir um valor “x” ganhará um brinde ou ainda, um desconto.
Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades.
Quando o estabelecimento trabalha com margens de lucro baixas, uma saída é aumentar o número de pedidos ou então limitar as opções de sabores, oferecendo as mais simples.
Como calcular a taxa delivery?
O cálculo da taxa de entrega é um dos pontos mais importantes ao abrir um restaurante delivery.
Isso porque, é fundamental que chegue-se em um valor que não traga prejuízos para a empresa mas que também, não torne-se abusivo para o consumidor.
Desse modo, considere diferentes fatores para que o seu preço seja assertivo, transparente e atraente. Em qual tipo de locomoção este delivery será realizado? Carro próprio? Motoboy? Ciclista? Tudo isso deve ser levado em consideração para definir valores.
Entretanto, também é possível calcular a taxa de entrega por quilômetro rodado. Ou seja, através do Google Maps você pode selecionar a opção “rotas”para calcular a distância do restaurante até o bairro que você pretende atender.
O mapa fornece também a média de tempo que leva para chegar, o que ajuda muito a precificar. Assim, você só precisa estimular uma distância e colocar um valor nela.
Por exemplo:
- de 1 km até 2 km = R$ 5,00
- de 3 km até 5 km = R$ 8,00
- de 5 km até 7 km = R$ 10,00
Quanto ao combustível, é necessário saber quantos quilômetros o veículo faz com por litro. Você deve zerar o hodômetro, abastecer e anotar quantos quilômetros ele rodou até precisar ser reabastecido.
Depois, multiplique o valor por litro pela distância de cada local de entrega para ter o custo médio de combustível de cada viagem.
Como possuir um bom atendimento online?
Um fator de extrema relevância e que definirá o sucesso ou fracasso de um restaurante é como ele é administrado e planejado.
Em outras palavras, é essencial possuir uma visão clara sobre como o seu negócio deve funcionar, definindo estratégias para seja exercido com qualidade o atendimento em um restaurante.
Portanto, seja organizado e jamais deixe que o seu consumidor fique muito tempo esperando para entrar em seu restaurante ou para ser atendido, por exemplo.
Além disso, não permita que lhes sejam servidos pratos mal executados, ou ainda, que paguem valores injustos, fazendo com que os mesmos saiam frustrados e insatisfeitos.
Contudo, para um bom planejamento de restaurante, avalie o seu mercado, demanda, custos e o perfil do seu público, afinal, entender quais as exigências que o seu cliente tem, é uma maneira eficiente de melhorar o atendimento em um restaurante.
Por isso, ser um bom observador é importante ao possuir um estabelecimento, pois, para que o seu consumidor esteja sempre satisfeito, é preciso estar em constante evolução.
Gestão
A boa gestão vai além de atos administrativos, englobando também como a empresa interage, se relaciona e conecta-se com o seu público-alvo.
Assim, você deve conhecer seus clientes e fornecer um planejamento de ofertas, informações e engajamento pelas redes, por meio de posts interativos, atrativos e eventualmente, ações que exigem maior participação, como um sorteio, por exemplo.
Qualidade da comida
Muitos dos clientes que solicitam um serviço Delivery já estiveram pessoalmente no restaurante, sendo impossível que não haja a comparação entre um e outro.
Sendo assim, a qualidade do produto entregue em casa deve suprir tal expectativa, afinal, garanta o padrão da cozinha e certifique-se de que nenhum prato vai perder suas características durante o transporte.
Portanto, tome cuidado para não entregar uma refeição com qualidade inferior, pois, além de pegar mal e gerar a insatisfação do seu cliente, baixará a reputação do seu restaurante.
Entrega
Além disso, para que o cliente sinta-se satisfeito, muito cuidado ao entregar a comida, afinal, ninguém espera recebe-la fria ou toda misturada, não é mesmo?
Dessa forma, qualifique seus entregadores e certifique-se de que eles estão fazendo um bom trabalho, aliás, eles serão a cara do seu negócio, pois terão contato direto com o seu consumidor.
Sendo assim, para que o seu sistema Delivery funcione com qualidade e eficácia, estabeleça metas, bem como, atendimento ágil, coerente e ao nível do seu negócio.
Entretanto, explore todos os recursos que o WhatsApp Business te oferece e acompanhe suas métricas, identificando novas oportunidades. Em suma, possua bons profissionais, um cardápio eficiente e um produto agradável, digno de fidelizar um consumidor.
Veja mais em: como possuir o melhor atendimento em um restaurante
Como montar um cardápio de um restaurante Delivery?
O cardápio para restaurante deve ser elaborado de forma que, seus clientes sintam desejo ao visualizá-lo. Por isso, investir na qualidade de um menu é importante para suas vendas e é um dos fatores contribuintes para a satisfação do consumidor.
Além disso, procurar inovar em seu cardápio é imprescindível, pois, seres humanos adoram uma novidade, não é mesmo?
Nesse sentido, formular de forma sucinta e assertiva o cardápio para restaurante, é a peça chave para o início de um bom negócio.
Entretanto, se mal realizado, pode trazer dores de cabeça, gastos desnecessários e gerar perca de clientes. No entanto, se você quer alavancar suas vendas e construir de forma certa o seu cardápio para restaurante, você está no lugar certo.
Cardápio digital WhatsApp
Para restaurante, lanchonetes e diversos outros estilos de negócio, o envio de um cardápio via WhatsApp é eficiente em mundo com expansões tecnológicas.
Entretanto, esse tipo de cardápio para restaurante deve ser leve e com um formato que qualquer celular consiga abrir.
Além disso, deve-se preocupar-se com a qualidade de imagem, com tamanho de letra fácil de ler e bem organizado, é claro.
Afinal, de nada adianta estar andando em conjunto com a tecnologia e deixar a desejar em um cardápio mal elaborado ou seja, que o cliente não consegue acessar ou ler corretamente as informações nele contidas.
Cardápio digital para Delivery
O cardápio digital para Delivery pode ser realizado de diversas maneiras, desde um site hospedando um menu, até uma loja em aplicativos.
Para que esse modelo de cardápio para restaurante seja efetivo, é essencial a preocupação com a satisfação do cliente, mesmo que de forma remota.
Ao elaborar um cardápio digital para Delivery, tome cuidado com o designer, cores e fotos, deixe-o o mais agradável e harmônico possível.
Veja mais em: cardápio perfeito para seu restaurante
Considerações finais
Diante de todos os fatos acima mencionados conseguimos mensurar a necessidade e importância de restaurantes delivery, principalmente em anos de pandemia.
Além disso, mostra-se ser um mercado em ascensão, com demanda reprimida e uma reta de crescimento exponencial. Desse modo, investir em um restaurante delivery é promissor e pode ser altamente rentável.
Por fim, esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que seu negócio alavanque as vendas e encontre o caminho para o sucesso.
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