Como ter o melhor atendimento em um restaurante?

De acordo com o relatório sobre as tendências da experiência do cliente em 2020, 74% dos clientes se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa e 52% dos consumidores relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas. Entretanto, de onde surge a preferência?

Muitas pessoas veem o atendimento como parte do processo de venda, porém, ele é a porta de entrada para os clientes, demandando assim, que a qualidade do atendimento em um restaurante seja excelente.

Em outras palavras, um consumidor satisfeito com a experiência de compra, divulgará para outras pessoas, trazendo credibilidade e formando uma rede de confiança.

Nesse sentido, o bom atendimento em um restaurante é essencial para a fidelização de um visitante, visto que, uma pessoa que teve uma experiência positiva de compra se sente mais confortável em voltar a fazer negócios com a sua empresa, mesmo que isso signifique um gasto maior.

Conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro que manter um antigo.

Você ainda acha que o atendimento ao cliente não é tão importante assim? Então, você está no lugar e momento certo para desmistificar estes ideais e mudar o mindset. 

Um levantamento da American Express concluiu que 65% dos consumidores se dispõem a pagar o preço por um atendimento de qualidade, comprovando que 86% destes, estão dispostos a pagar até 25% a mais por um serviço prestado com excelência.

De maneira idêntica, 96% das pessoas acreditam que o atendimento é importante ao escolherem se fidelizar ou não à uma marca.

Contudo, acreditamos que neste momento, em meio a tantos dados positivos para empresas que fomentam um bom atendimento, você está desejando investir no melhor atendimento em um restaurante.

Ademais, pode parecer complicado, mas nós te auxiliaremos a fazer deste processo um sucesso. Confira:

O que fazer para melhorar o atendimento em um restaurante?

Transformar o atendimento em um restaurante um sucesso é o pesadelo de muitos empreendedores. Por isso, saber como realizar uma boa gestão, investir em estratégias e aplicá-las com um bom atendimento, vai além de um cardápio atrativo e de qualidade.

Contudo, um atendimento de excelência impacta de forma direta a lucratividade de um restaurante, isso porque quando satisfeitos, tendem a voltar mais vezes e indicar o estabelecimento para outras pessoas, fomentando o marketing boca a boca.

Dessa forma, separamos 5 dicas para te auxiliar na administração e atendimento para restaurante, facilitando a fidelização do seu cliente e progresso da sua empresa. Veja abaixo:

Planejamento para um bom atendimento em um restaurante

Um fator de extrema relevância e que definirá o sucesso ou fracasso de um restaurante é como ele é administrado e planejado.

Em outras palavras, é essencial possuir uma visão clara sobre como o seu negócio deve funcionar, definindo estratégias para seja exercido com qualidade o atendimento em um restaurante. 

Portanto, seja organizado e jamais deixe que o seu consumidor fique muito tempo esperando para entrar em seu restaurante ou para ser atendido, por exemplo.

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Além disso, não permita que lhes sejam servidos pratos mal executados, ou ainda, que paguem valores injustos, fazendo com que os mesmos saiam frustrados e insatisfeitos.

Contudo, para um bom planejamento para restaurante, avalie o seu mercado, demanda, custos e o perfil do seu público, afinal, entender quais as exigências que o seu cliente tem, é uma maneira eficiente de melhorar o atendimento em um restaurante.

Por isso, ser um bom observador é importante ao possuir um estabelecimento, pois, para que o seu consumidor esteja sempre satisfeito, é preciso estar em constante evolução.

Profissionais treinados

O bom atendimento em um restaurante conta com funcionário bem treinados e qualificados, pois, o cliente é impactado pelo forma em que é atendido, demandando que neste processo, ele sinta-se confortável.

Em outras palavras, ser cordial, simpático e criar um ambiente agradável, fará com que o visitante sinta-se acolhido e assim, provavelmente voltará ao seu estabelecimento.

Em crescente crescimento, a área alimentícia é um bom ramo para investimentos. Portanto, com tal fomentação, a demanda por profissionais qualificados é exponencial, ampliando o leque de oportunidades.

Todavia, investir em treinamentos e preparar o seu colaborador por meio de cursos, convenções e workshop é relevante para a construção do atendimento em um restaurante de qualidade.

Capacitar os profissionais que trabalham com você é uma maneira eficaz de garantir que tudo sairá como o planejado.

Então, até os funcionários com experiência e que já trabalham com você, devem passar por treinamentos, aliás, conhecimento nunca é demais.

Esta instrução deve contar com práticas comuns da profissão, mas também com regras de etiquetas e procedimentos padrões do negócio.

Além disso, prepará-lo para “saias justas” é essencial para que ele consiga de forma sucinta e leve contornar eventuais problemas do dia a dia.

Dessa forma, profissionalizar os seus empregados é uma estratégia para aumentar os lucros da sua empresa, visto que, você terá pessoas capacitadas para receber, atender e satisfazer o seu cliente.

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Ajuda da internet para atendimento em um restaurante

A internet é uma forte aliada para o seu restaurante, pois, por meio dela, é possível aumentar o alcance do seu negócio.

Ainda mais em um mundo tão tecnológico, onde 97% das pessoas procuram sobre produtos e serviços antes de comprarem e/ou consumirem.

O ideal é que tanto os canais online — como site, aplicativo, e-mail e redes sociais — quanto os tradicionais — ponto físico e telefone — funcionem de maneira coerente, sendo geridos por profissionais bem treinados.

Dessa forma, se um cliente fizer a mesma pergunta em canais diferentes, a resposta é sempre a mesma e não gera frustração.

Por este e outros motivos, é essencial que ao procurar por um estabelecimento na internet, os seus visitantes consigam visualizar o seu restaurante antes mesmo de se deslocar até lá.

Uma forma eficaz de fazer isso é através do Google Meu Negócio, criando uma tática online para ser visto e lembrado.

O Google meu negócio, também conhecido como Google My Business é uma plataforma do Google, na qual qualquer empreendedor que tem vontade de deixar seu negócio exposto ao público-alvo, consegue divulgar gratuitamente e aparecer nos resultados orgânicos de pesquisa do Google Maps.

Como me cadastrar no Google My Business?

Vá até o Google Maps e procure o endereço de sua loja no mapa > Depois clique em “adicionar um lugar ausente” > Faça login na sua conta Google e preencha as informações > Clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro > Faça a confirmação do Google por carta ou telefone.

Personalização

O seu cliente adora ser surpreendido com ações direcionadas á ele, ele sente-se importante por personalizar o seu negócio com seus desejos e preferências, aumentando a experiência e superando as expectativas. Imediatamente, você melhorará o atendimento em um restaurante.

Para isso, é possível criar um perfil com informações dos clientes bem como aniversário, time de futebol, status de relacionamento entre outros, e usar esses dados para enviar mensagens personalizadas.

Eventualmente, utilize dessas informações para agregar clientes à sua empresa. Um exemplo muito utilizado é oferecer um brinde ou cupom de desconto para aniversariantes.

A forma mais eficaz de saber se o atendimento está sendo executado com excelência é perguntando ao seu consumidor. Esta pergunta pode ser realizada de forma direta ou pela tradicional “caixinha de sugestões”.

Caso em algum momento o cliente demonstre insatisfação, peça desculpas e não esqueça: o cliente sempre tem razão!

Ficar atento a críticas construtivas e buscar evoluir é essencial para a manutenção de bom negócio, afinal, nem sempre acertamos. Por fim, é importante que o Feedback seja solicitado, pois, muitas vezes não conseguimos observar erros em nossas ações cotidianas.

Além disso, todo estabelecimento que aceita ouvir sugestões, é um ambiente que entendeu que sempre há espaço pra expandir.

Como melhorar o atendimento em um restaurante Delivery?

O atendimento em um restaurante Delivery deve ser padrão para funcionar com eficiência. Ou seja, é importante passar uma boa impressão para o consumidor, mesmo que de forma online.

Um bom atendimento só é garantido quando os processos estão organizados e os funcionários são preparados para lidar com o público.

Para tanto, é importante fazer uso de todas as ferramentas e táticas disponíveis, desde treinamentos para a equipe até a implantação de soluções tecnológicas.

Gestão

A boa gestão vai além de atos administrativos, englobando também como a empresa interage, se relaciona e conecta-se com o seu público-alvo.

Assim, você deve conhecer seus clientes e fornecer um planejamento de ofertas, informações e engajamento pelas redes, por meio de posts interativos, atrativos e eventualmente, ações que exigem maior participação, como um sorteio, por exemplo.

Qualidade da comida

Muitos dos clientes que solicitam um serviço Delivery já estiveram pessoalmente no restaurante, sendo impossível que não haja a comparação entre um e outro.

Sendo assim, a qualidade do produto entregue em casa deve suprir tal expectativa, afinal, garanta o padrão da cozinha e certifique-se de que nenhum prato vai perder suas características durante o transporte.

Portanto, tome cuidado para não entregar uma refeição com qualidade inferior, pois, além de pegar mal e gerar a insatisfação do seu cliente, baixará a reputação do seu restaurante.

Entrega

Além disso, para que o cliente sinta-se satisfeito, muito cuidado ao entregar a comida, afinal, ninguém espera recebe-la fria ou toda misturada, não é mesmo?

Dessa forma, qualifique seus entregadores e certifique-se de que eles estão fazendo um bom trabalho, aliás, eles serão a cara do seu negócio, pois terão contato direto com o seu consumidor.

Sendo assim, para que o seu sistema Delivery funcione com qualidade e eficácia, estabeleça metas, bem como, atendimento ágil, coerente e ao nível do seu negócio.

Entretanto, explore todos os recursos que o WhatsApp Business te oferece e acompanhe suas métricas, identificando novas oportunidades.

Em suma, possua bons profissionais, um cardápio eficiente e um produto agradável, digno de fidelizar um consumidor.

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Como ser um bom atendente?

O atendimento em um restaurante é a peça chave para garantir a satisfação do seu cliente. Do mesmo modo, garantir que o mesmo será executado com eficiência é imprescindível para fidelizar e manter o seu consumidor ativo, rentabilizando cada vez mais o seu negócio.

Pesquisas apontam que empresas que oferecem uma boa experiência para o cliente aumentam as receitas de 4% a 8% acima da média do mercado.

Por outro lado, 59% dos clientes afirmam que nunca mais farão negócios com uma empresa com a qual tenham vivido uma experiência de atendimento negativa. Assim, para ser um bom atendente, confira as dicas que separamos:

#1 Interesse

Para que um excelente atendimento em um restaurante seja prestado, esteja sempre disposto a resolver os problemas do seu cliente.

#2 Gentileza

Ser cordial, simpático e demonstrar atenção e disponibilidade durante todo o atendimento em um restaurante é uma forma de se destacar e satisfazer seu cliente.

#3 Conheça o público

Entender qual é o público que frequenta o seu estabelecimento é essencial para saber como se portar e como abordar tal visitante. Dessa forma, será mais fácil manter um diálogo e criar conexões mais profundas com os seus clientes, visando assim, alcançar diversos consumidores fidelizados.

Só há um patrão, o cliente. E ele pode despedir todo mundo na empresa, do presidente para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.

Um cliente é o visitante mais importante em nossas instalações. Ele não depende de nós. Nós dependemos dele. Ele não é uma interrupção em nosso trabalho. É nosso objetivo. Não é um estranho no nosso negócio. É parte dele. Não lhe fazemos um favor ao servi-lo. Ele nos faz um favor ao nos dar uma oportunidade de servi-lo.

As frases de impacto acima citadas são respectivamente de Sam Walton, fundador do Wallmart e Mahatma Gandhi, líder político indiano.

Com isso, podemos concluir com simples interpretação a relevância do bom atendimento em um restaurante. Ademais, segundo Bill Gates, fundador da Microsoft, seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.

Ou seja, quando uma crítica construtiva chegar até você ou o seu negócio, ouça, peça desculpas e entenda-a como uma oportunidade de expandir e evoluir. Entretanto, nunca se esqueça:

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

O que os clientes procuram em um restaurante?

Antigamente, os consumidores escolhiam um lugar para comer basicamente por dois fatores: disponibilidade e preço.

Porém, com a mudança no padrão de consumo e exigências cada vez mais afloradas neste mercado, atualmente diversos outros pontos são levados em consideração ao decidir, normalmente por impulso, satisfazer uma necessidade básica e instintiva.

Estilo gastronômico

A variedade dos gostos culinários dos clientes é imensurável, fazendo deste fator um dos mais relevantes ao escolher o estabelecimento em que frequentam.

Por exemplo, os novos hábitos alimentares da população demandam negócios que atendam tal necessidade, fazendo com que o consumidor esteja atentos a qualidade dos produtos. Bem como, alimentos mais saudáveis, veganos, orgânicos, caseiros, entres outros.

Além disso, é importante que o seu restaurante ofereça produtos que são mais que qualidade de vida, englobando uma necessidade fisiológica, sendo estes, alimentos destinados a pessoas com doenças como a celíaca e a deficiência de lactase.

Ou seja, você deve fornecer estas opções e ampliar o seu leque de oportunidades, sendo possível atender todos os públicos e demandas.

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Custo-benefício

Anteriormente, o preço de um prato pesava mais que a sua eficiente, hoje, digamos que a valoração ocorre em função da sua qualidade.

Em outras palavras, os clientes pensam mais e preferem pagar para comer bem e ficar satisfeitos mesmo quando têm de passar um pouco do orçamento.

Este é um aspecto muito positivo para o atendimento em um restaurante, já que, é possível amplificar os seus negócios por meio da oferta de um serviço de qualidade, mesmo que isso signifique cobrar um pouquinho a mais.

Geolocalização

Antes, bastava que o restaurante tivesse uma boa localização física para ter mais clientes. Hoje, os clientes procuram restaurantes em todo lugar, não importa onde estejam.

O importante é que tenham presença no universo digital, para que possam ser facilmente encontrados. Neste caso, a dica da utilização do Google My Business é de suma importância.

Portanto, estar geolocalizável é mais relevante do que estar no ponto mais conhecido e transitável, possuindo assim, maiores chances para captar e fidelizar consumidores.

Experiência

A experiência de um bom atendimento em um restaurante é um dos fatores essenciais para que na hora de consumir, o seu cliente opte pelo seu negócio.

Portanto, quanto mais criativo, inusitado, atrativo e satisfatório for o atendimento em um restaurante, maiores as chances que esse visitante retorne ao seu estabelecimento e crie vínculos fortes com a sua marca.

Reputação

A opinião do outro, através de uma avaliação online, por exemplo, tem um grande peso na hora do cliente tomar uma decisão.

Do mesmo modo, a reputação que o atendimento em um restaurante possui influencia diretamente o seu consumidor, afinal, ninguém quer frequentar um estabelecimento que possui diversas reclamações e oferece um atendimento de péssima qualidade.

Como aumentar as vendas em um restaurante?

Há diversas maneiras de aumentar o faturamento do seu negócio e provavelmente você está pensando em investir em um bom marketing.

Porém, antes de possuir um marketing eficiente, o atendimento em um restaurante precisa ser o ponto primordial a ser analisado.

Analogamente, um serviço prestado com qualidade é premissa básica para captar clientes e alcançar a fidelização dos mesmos.

Com isso, note o tempo médio de entrada, atendimento e saída de cada cliente, bem como o tempo para fazer e receber os pedidos. Isso lhe dará uma boa ideia do que é preciso para aumentar o movimento do seu restaurante.

Além disso, o bom atendimento em um restaurante é oriundo não somente do tempo de espera e qualidade da comida, mas também, de funcionários receptivos e preparados para exercer tal função. Em contrapartida, seja um bom observador e analise os pontos positivos, para que estes sejam fortalecidos através de estratégias e treinamentos.

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Quanto tempo de espera em um restaurante?

Não existe um tempo de espera estipulado, mas, se analisarmos com bom senso, ninguém gosta de esperar, não é mesmo?

Posteriormente, devemos considerar que  o tempo é relativo, então, um cliente pode esperar 5 minutos em um ambiente caótico e ter a sensação de já está esperando a 20 minutos, por exemplo.

Assim, pode-se mensurar a qualidade do atendimento em um restaurante pela sua eficiência em relação ao tempo.

Por outro lado, se ele estiver em um ambiente agradável e receptivo, poderá esperar 20 minutos e ter a sensação de se passarem em 5.

Isso acontece pois, o lugar em que estamos influencia diretamente em nossa percepção da realidade, contribuindo ou afetando com o seu atendimento em um restaurante.

Direito do consumidor

O consumidor pode desistir do pedido sem a necessidade de pagar por ele, se considerar que está demorando demais.

Não há um tempo máximo de espera, porém o cliente pode perguntar sobre o tempo de preparação do prato antes de fazer o pedido ou se achar que está demorando para chegar à mesa.

Se, mesmo assim, optar por ir embora, o cliente só deve pagar por aquilo que consumiu (bebidas, por exemplo).

O que não pode faltar para o bom atendimento em um restaurante?

O bom atendimento em um restaurante precisa englobar educação, conhecimento, prazer em servir e objetividade.

Contudo, falar a mesma língua que o seu consumidor é de suma importância, demandando assim, que você conheça o seu público e suas preferências.

Todavia, Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.

Além disso, tenha o prazer em servi-lo, mostre-se sempre a disposição e motivado a resolver eventuais problemas.

Portanto, para realizar o atendimento em um restaurante de forma eficaz mantenha a comunicação S.C.O.T. que significa significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

Contudo, o atendimento deve ser conduzido com clareza e objetividade e as dúvidas devem ser sanadas com segurança e transparência.

Por fim, assim você estará demostrando que está sob o controle do processo e da situação, afinal, o seu cliente não deve sentir-se inseguro em momento nenhum, para que o seu atendimento em um restaurante seja o melhor possível.

Como abordar um cliente em um restaurante?

Ao iniciar um atendimento em um restaurante lembre-se de tratar o seu cliente de maneira gentil. Primeiramente, cumprimente-o, sorria e evite deixar pessoas esperando por um longo período.

Após recepciona-lo, acomode o seu cliente de forma aconchegante e coloque-se à disposição. Assim, já traga o cardápio e sane eventuais dúvidas com objetividade.

Para abordar um cliente e possuir um bom atendimento em um restaurante, lembre-se se tratar o seu cliente com o reconhecimento e importância que ele tem, pois, sem ele, não há negócio.

Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.

Como deve ser o atendimento de um garçom?

A profissão de um garçom, mais que um nível elevado de escolaridade, exige conduta e comportamentos exemplares.

Primordialmente, é indubitável o domínio das técnicas do bem servir, pois, ele exerce um papel essencial no atendimento ao cliente.

Por isso, treinamentos e utilização de técnicas padronizadas é essencial para atender as exigências, podendo ser reconhecido internacionalmente, caso invista em atendimentos qualificados.

O garçom é o funcionário que possui um maior contato com o cliente, possibilitando-o acomodar e auxiliar na adequação do consumidor em seu estabelecimento.

Entretanto, se o atendimento for ruim, não adianta servir os melhores pratos, com os melhores insumos, pois, a forma com que o visitante é tratado conta muito mais do que a própria comida. Afinal, quem voltaria a consumir em um local onde não fazem a questão de recebe-lo bem?

Veja mais em: como ter os melhores garçons 

Qual a importância do cliente para o restaurante?

Compreender a importância do cliente para um restaurante e manter um bom relacionamento com o consumidor é fundamental para a estruturação do seu estabelecimento. Afinal, sem cliente, não há negócio.

Como diria John Mackey “os melhores profissionais de marketing que qualquer empresa pode ter são realmente os clientes satisfeitos.

Eles vendem o negócio por você”. Não é à toa, que com a expansão da tecnologia os consumidores se tornaram mais exigentes, pois, tem fácil acesso a diferentes opções de produtos e serviços concorrentes.

Por isso, ao pensar em qual a importância de um cliente para um restaurante, considere uma relevância máxima.

Portanto, prezar por um bom atendimento em um restaurante, com bons produtos e serviços prestados com excelência, é essencial para que as chances deste visitante se tornar um consumidor fiel aumentem consideravelmente.

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Dessa forma, não se deixe esquecer que só existem duas possibilidades ao falarmos de atendimento ao cliente: regra 1: o cliente sempre tem razão; regra 2: se em algum momento cliente estiver errado, releia a regra 1.

Exageros à parte, é essencial que o atendimento ao cliente do seu negócio seja sua premissa básica, pois, é inquestionável o quanto um cliente agrega valor e faz do seu estabelecimento um sucesso ou ainda, um fracasso.

Não é o patrão que paga os salários. Os patrões apenas controlam o dinheiro. Quem paga os salários é o cliente.

Por que o atendimento é considerado um fator para atrair cliente?

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

O atendimento em um restaurante prestado com qualidade, gerará o marketing boca a boca, visto que, clientes satisfeitos tendem a recomendar para pelo menos uma pessoa, quando se sentem confortáveis e acolhidos em determinado ambiente.

Contudo, para atrair novos clientes é necessário possuir uma boa reputação, afinal, ninguém voltará a um estabelecimento onde foi mal atendido ou que não supriu as suas demandas e expectativas, não é?

Nesse sentido, o bom atendimento em um restaurante é a porta de entrada para infinitas possibilidades, incluindo a maximização dos lucros e a abertura de um caminho para o sucesso da sua empresa.

Considerações finais para atendimento em um restaurante

Diante do acima exposto, torna-se notório o quão relevante é, nos tempos atuais, possuir qualificação no atendimento em um restaurante.

Em outras palavras, fomentar a qualificação dos profissionais que trabalham com você é imprescindível para levar o seu negócio ao caminho do sucesso.

Segundo a pesquisa, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, um bom atendimento em um restaurante é fundamental para 94% dos entrevistados.

O atributo perde apenas para qualidade, essencial para 98% dos respondentes. Sabendo disso, devemos unir o útil ao agradável para que, possamos de forma objetiva transformar a necessidade do mercado em uma característica do restaurante.

Por fim, é conclusivo que possuir um bom atendimento em um restaurante é uma maneira eficaz de se destacar perante concorrentes, visto que, os consumidores demandam por tal atribuição.

Dessa forma, ao suprir as exigências do mercado, aumentamos a reputação, que consequentemente atrairá novos clientes, prontos para serem fidelizados.

Sendo assim, estude e planeje estratégias voltadas para o seu público-alvo, demonstrando que você tem o potencial e a prestação de serviço que ele precisa.

Posteriormente, ao atraí-lo, escute-o, compreenda-o e invista no atendimento em um restaurante, fortalecendo relações e conectando-se de forma profunda com os seus consumidores.

A questão não é o que queremos saber sobre as pessoas. A questão é o que as pessoas querem dizer sobre elas mesmas.

E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Pratio, uma ferramenta inteligente que te auxiliará na emissão de NFC-e, contribuindo com a organização por meio de relatórios de fácil acesso e simples visualização.

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