Cardápio para Restaurante: como criar o seu? 

O poder aquisitivo da população brasileira está em uma reta crescente e desenfreada, elevando consequentemente, os gastos pessoais.

Com isso, agregado ao fato de buscarmos cada vez mais a praticidade, o setor de alimentação é um dos mercados que  mais progridem no Brasil, participando ativamente da nossa economia e sendo responsável por 10,1% do PIB nacional.

Contudo, há diversos fatores que contribuem com tamanha demanda sobre restaurantes, bem como, falta de tempo, inserção em mercados de trabalho cada vez mais exigentes e adesão de conceitos, como por exemplo, o da qualidade de vida.

Por outro lado, esse ramo encontra-se em expansão de aproximadamente, 12% ao ano, gerando anualmente, cerca de 450 mil novos empregos, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Nesse sentido, com um mercado promissor, existem diversos empreendedores analisando investir neste negócio, pois, é uma das áreas que menos sente os reflexos da crise econômica.

Além disso, na lógica capitalista, se cresce o público de consumidores, crescem as oportunidades e também a concorrência.

Assim, sobressai o negócio que tem o melhor produto ou o melhor atendimento, por exemplo. Ademais, exigisse ambientes cada vez mais agradáveis, bem administrados e com serviços prestados com excelência, além de uma gastronomia de qualidade, é claro.

Por isso, para permanecer rentabilizando e maximizar os seus lucros, é essencial que sua empresa esteja adequada a novas tecnologias, estratégias e padrões dos consumidores, aproveitando assim, o potencial do mercado de forma assertiva.

Pensando nisso, separamos diversas dicas de como produzir um cardápio para restaurante de forma atrativa e eficiente. Confira abaixo:

Como elaborar um cardápio para restaurante?

O cardápio para restaurante deve ser elaborado de forma que, seus clientes sintam desejo ao visualizá-lo. Por isso, investir na qualidade de um menu é importante para suas vendas e é um dos fatores contribuintes para a satisfação do consumidor.

Além disso, procurar inovar em seu cardápio é imprescindível, pois, seres humanos adoram uma novidade, não é mesmo?

Nesse sentido, formular de forma sucinta e assertiva o cardápio para restaurante, é a peça chave para o início de um bom negócio.

Entretanto, se mal realizado, pode trazer dores de cabeça, gastos desnecessários e gerar perca de clientes. No entanto, se você quer alavancar suas vendas e construir de forma certa o seu cardápio para restaurante, você está no lugar certo.

Separamos um passo a passo com os pontos mais relevantes para levar em consideração ao elaborar um cardápio para restaurante. Confira a seguir:

#1 Organize o cardápio para restaurante do jeito certo

A organização do seu cardápio para restaurante é essencial para guiar o seu cliente, demandado assim, que seja sequenciado de maneira assertiva.

Por isso, para que seja realizado um bom menu, precisamos elaborá-lo de maneira à detalhar os seus pratos, citando-os e ordenando-os por continuidade.

Sequência de continuidade

Ordena-los por continuidade é uma maneira de induzi-lo a consumir mais. Além disso, a sequência de continuidade em um cardápio para restaurante, por exemplo, é a ordem em que tal prato é degustado. Veja:

  1. Aperitivo
  2. Entrada
  3. Prato principal
  4. Carnes
  5. Sobremesas
  6. Bebidas.

A organização de um cardápio para restaurante conduzirá o seu cliente do jeito certo, mostrando seus produtos de forma ordenada e despertando o desejo de consumir.

Portanto, prezar por um designer atrativo e apetitoso é essencial. Dessa forma, utilize letras simples, com layout moderno e fotos reais dos seus pratos.

#2 Classifique o cardápio para restaurante em categorias

Para que seus visitantes saibam tudo que é oferecido no seu restaurante, liste-os da maneira que já lhe ensinamos acima.

Posteriormente, liste os ingredientes que compõem cada prato, esse passo é necessário, já que, existem muitas pessoas com intolerância e alergia a certos alimentos, demandando assim, que tudo seja especificado.

Portanto, classificar seus pratos por categoria no seu cardápio para restaurante, facilita a visualização do seu consumidor.

Por exemplo, se o seu cliente for vegano ou vegetariano, ele poderá ir direto ao que lhe interessa, poupando tempo e otimizando o processo. Essa forma de elaborar um cardápio para restaurante é assertiva, pois, o consumidor se localizará de forma fácil e será destinado para a sessão que lhe interessa.

Ademais, lembre-se de colocar uma categoria chamada “adicionais”, onde o cliente consiga visualizar quanto será cobrado por porções extras, por exemplo.

Contudo, para facilitar para você, seus funcionário e sua administração, contabilize e especifique tudo com muita clareza em seu menu, evitando eventuais problemas com o seu caixa, funcionalizando o seu cardápio para restaurante.

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#3 Saiba os custos e lucros de cada prato

Para o sucesso de um restaurante, é indubitável que a contabilidade e administração do seu negócio seja eficiente.

No entanto, uma tarefa que parece difícil passa a ser descomplicada quando facilitamos o processo. Ou seja, saiba os custos e lucros de cada produto que está sendo vendido.

É extremamente relevante possuir o domínio financeiro sobre a sua empresa, pois assim, conseguirá controlar seu estoque e fazer cálculos justos para custos de pratos, tanto para o consumidor quanto para o seu restaurante.

A forma mais correta de fazer isso, é adicionar ao valor de custo de prato à porcentagem de mão de obra.

Em outras palavras, organizar seus gastos e retornos é essencial para o seu plano de negócio. Então, monte uma planilha e esteja no controle de todas as finanças, sendo possível assim, realizar uma melhor gestão.

Preço dos pratos

Ao precificar os seus produtos no seu cardápio para restaurante, considere os custos de ingredientes, custos administrativos, bem como a mão de obra e ainda, a sua margem de lucro.

De acordo com o serviço e público de cada um, mas de acordo com alguns especialistas, estima-se que o custo dos insumos não possa passar de 35% do seu valor de venda.

Ou seja, se o custo de um prato é R$40,00 o valor dos seus insumos não pode passar de R$14,00.

Sabemos que não é possível prever quanto e quando seus fornecedores aumentarão os preços, mas pense e calcule bem os preços para não haver remarcações no seu cardápio. Afinal, ele merece estar a altura do seu restaurante.

Como aumentar os preços em um cardápio?

Para quem já tem um cardápio para restaurante estabelecido surge uma dúvida, como aumentar os preços dos produtos?

É comum, que com o aumento de insumos e de custos, seja preciso alterar os valores dos pratos e isso não é nenhum crime. Além disso, essa necessidade não é um fator determinante para perca de clientes, desde que, não sejam preços abusivos.

Porém, fazer esse ajuste de forma justa pode ser complicado se você não souber como calcular. Portanto, inicialmente, adeque os valores de cada insumo e adicione os custos fixos, como o salário de funcionários, aluguel e contas em geral.

Em cima desse valor, coloque o seu adicional de lucro e assim, faça o reajuste de forma assertiva e honesta.

Lembre-se que alterações muito próximas afastam clientes, e nós sabemos que sem eles, não há negócio. Não é mesmo?

#4 Escolha o melhor modelo

Existem diversos modelos de cardápios, mas, é essencial que você escolha um que se ajuste ao seu estilo de negócio e conforme a sua demanda.

Se seu estabelecimento é tecnológico, do tipo foodtech ou Cyber restaurante, por exemplo, um modelo de papel, não faria tanto sentido quanto um painel de TV ou tablets interativos.

Dessa forma, é preciso entender qual o tipo de menu melhor se adapta ao seu modelo de negócio, aliás, esse cuidado fará com que seu restaurante tenha uma identidade visual, agregando valor e atraindo cada vez mais clientes.

Quais são os tipos de cardápio para restaurante

Listaremos aqui os tipos mais frequentes e eficientes de cardápio para restaurante, visando te auxiliar de forma assertiva nessa escolha:

Cardápio digital WhatsApp

Para restaurante, lanchonetes e diversos outros estilos de negócio, o envio de um cardápio via WhatsApp é eficiente em mundo com expansões tecnológicas.

Entretanto, esse tipo de cardápio para restaurante deve ser leve e com um formato que qualquer celular consiga abrir.

Além disso, deve-se preocupar-se com a qualidade de imagem, com tamanho de letra fácil de ler e bem organizado, é claro.

Afinal, de nada adianta estar andando em conjunto com a tecnologia e deixar a desejar em um cardápio mal elaborado ou seja, que o cliente não consegue acessar ou ler corretamente as informações nele contidas.

Cardápio digital para Delivery

O cardápio digital para Delivery pode ser realizado de diversas maneiras, desde um site hospedando um menu, até uma loja em aplicativos. ]

Para que esse modelo de cardápio para restaurante seja efetivo, é essencial a preocupação com a satisfação do cliente, mesmo que de forma remota.

Ao elaborar um cardápio digital para Delivery, tome cuidado com o designer, cores e fotos, deixe-o o mais agradável e harmônico possível.

Cardápio digital TV

Pesquisas estimam que 60% dos consumidores compram por impulso. Por isso, trazendo essa estatística como forma de maximizar seus lucros, a utilização de um cardápio digital para TV pode contribuir e muito com o seu negócio.

Pode-se utilizá-lo quando o cliente está esperando por atendimento, por exemplo, despertando o desejo de consumir. Afinal, já diz o ditado “antes de comer com a boca, comemos com os olhos”.

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Porém, para que essa tática seja realizada com sucesso, monte um cardápio com foto de qualidade e vídeos que favoreçam o seu produtos, visando assim, aumentar o consumo pessoal dentro do seu estabelecimento.

Cardápios tradicionais

A utilização do cardápio convencional, com outros modelos, por exemplo o digital na TV, são muito eficientes. Porém, não esquece do layout, fotos de qualidade e categorização de pratos.

Ademais, tome cuidado com o estado de conservação do cardápio nesta versão, pois, os consumidores analisam o seu restaurante como um todo, mas pequenas coisas podem contribuir para a má reputação.

Cardápios em braile

Em pleno século XXI, com tecnologias em processo de expansão e informações de fácil acesso, promover a inclusão dentro do seu estabelecimento é um diferencial, além de ser humanamente necessário.

 Portanto, a acessibilidade é muito importante, pois no Brasil, existem cerca de 582 mil pessoas completamente cegas e 6 milhões com baixa visão.

Dessa forma, engana-se quem pensa que precisará fazer grandes mudanças para adaptar-se a essa realidade.

O cardápio em braile pode estar incluso dentro do próprio cardápio tradicional, sendo acrescentado de maneira simples. Assim, os outros clientes nem notarão a diferença, já os deficientes visuais conseguirão ser mais independentes e fazer seus pedidos tranquilamente.

Tipos de cardápio para restaurante

  1. Cardápio á-la-carte
  2. Cardápio table d’hote
  3. Menu misturado.

O cardápio para restaurante á-la-carte é utilizado de forma a separar em entradas, prato principal e sobremesas, seja com valores desagregados ou na hora do pedido.

Já o cardápio table d’hote monta-se combinações específicas de refeições, unindo elementos que combinam entre si, disponibilizando a entrada, o prato principal e a sobremesa com um preço fixo.

Outra forma de elaborar um cardápio é com um menu misturado, ou seja, os itens são oferecidos no estilo á-la-carte e os elementos são agrupados formando uma combinação.

#5 Monte o cardápio ideal

Depois de analisar todos esses passos, é o momento de montar o seu cardápio conforme seu estilo e demanda. Agora que já descomplicamos este processo e você já sabe organizar, desenhar, categorizar e calcular custos, é preciso colocar no papel a forma com que tudo será elaborado.

Juntando todas as informações acima, escolha um designer moderno, aplique os nossos conceitos e arasse nessa produção.

Porém, lembre-se sempre de adequar o seu cardápio ao seu tipo de negócio, com cores e imagens destinadas a atrai-lo e fazer com que ele se sinta confortável a ponto de se fidelizar.

Aliás, temos certeza que você usará muito as nossas dicas e fará com que o seu cardápio para restaurante seja um sucesso.

Como fazer um cardápio semanal para restaurante?

Um cardápio para restaurante semanal bem construído é essencial para que você fidelize consumidores, pois, pratos repetitivos fazem com que o consumidor enjoe e deixe de frequentar o seu restaurante.

Por isso, no Brasil, é comum que haja cardápio para restaurante de forma semanal, sendo convencional servir arroz, feijão e carne diariamente.

Porém, para diversificar, é possível implementar no seu cardápio diversos outros componentes, desde o básico, até os pratos mais diversificados. Confira:

O básico

O arroz e o feijão é a paixão dos brasileiro, mas isso não significa que você não pode fazer variações, bem como, arroz temperado e feijoada.

Acompanhamentos

Um alimento irresistível é a batata-frita (palito), batata sauté ou a batata-frita em rodela, que pode substituída a batata por bolinhos de arroz, polenta ou mandioca frita.

Saladas

O alface e tomate são bastante consumido, pode complementar sua salada com outros vegetais e legumes, como cenoura, beterraba, maionese de batata, couve ou outras verduras da sua região.

Massas

As massas são muito consumidas no dia a dia do brasileiro, por isso o macarrão e suas vasta variedade (penne, spaghetti, talharim, ninho, parafuso) podem agregar o seu cardápio. Além do mais, é possível faze-los de formas diversas, amplificando ainda mais as suas possibilidades.

Carnes

O ideal é servir dois tipos diferentes de carne por dia, pois, caso o cliente não goste da primeira opção, ele pode comer a segunda, você pode oferecer: bifes, carnes de panela, linguiças, peixes, frutos do mar…

Não existe uma regra, mas o caminho é observar os gostos e preferências dos consumidores que frequentam o seu restaurante, visando sempre bem atende-lo e oferecer pratos de qualidade, fidelizando assim, esses clientes.

Portanto, use e abuse da sua criatividade para criar cardápios elaborados e atrativos.

Como montar um cardápio semanal para marmitex?

Ao montar um cardápio semanal para marmitex é importante que você se preocupe com a repetição. Em outras palavras, mantê-lo sempre atualizado e com novidades gastronômicas é uma maneira eficiente de atrair clientes para o seu estabelecimento.

Portanto, monte receitas fáceis, de baixa sofisticação e incomplexidade, porém, bastante variadas. Pois, se sua comida for repetitiva o seu cliente buscará opções mais diversificada.

Então, inove em suas receitas e mantenha a qualidade da sua comida, convertendo assim, novos consumidores diários.

O que não pode faltar em um restaurante?

Um bom restaurante não é apenas aquele que possui um cardápio atrativo, instalações modernas e ambientes agradáveis.

Portanto, para determinar o fracasso ou sucesso de um negócio, é preciso analisar diversos outros fatores, bem como a sua administração, avaliação e atendimento.

Pois, é amplificando desde questões financeiras até comportamentais dos funcionários, que podemos medir os erros e certo de um estabelecimento e traçar a partir disso, metas e planos para expandir e rentabilizar cada vez mais.

Nesse sentido, o primeiro passo para o progresso é planejar e ter o controle sobre os custos operacionais. Ou seja, é essencial que os administradores da sua empresa cuidem e zelem pela segurança financeira do seu negócio, principalmente em tempos de crise.

Por isso, a organização e administração de finanças bem feita, fará com que haja espaço para reservas e até para investir em decoração, por exemplo.

Outro fator de extrema relevância em um ambiente de trabalho é a eficiência e rendimento de funcionários. Em outras palavras, colaboradores bem treinados tendem a possuir um atendimento mais satisfatório.

Além disso, motivar as pessoas com trabalham e movem o seu negócio com você é importante para que eles desempenhem suas tarefas com excelência.

Por fim, a construção de um negócio sólido e de sucesso é feito de trabalho sob trabalho, tijolinho sob tijolinho.

Então, para que o dia a dia do seu estabelecimento seja satisfatório e de sucesso, é importante prezar por conceitos, de modo que, somados a uma trajetória honesta, surtirão efeitos e darão bons frutos.

Dessa forma, ao planejar alcançar reconhecimento, ouça seus clientes, principalmente aquelas que não se sentiram 100% satisfeitos, pois assim, conseguirá aprender e demonstrar resultando positivos, dando o suporte necessário para que o seu restaurante continue a crescer.

Como montar um prato principal?

O prato principal é a estrela de um restaurante, todavia, deve ser executado com excelência e precisa se destacar das outras refeições.

Contudo, em um cardápio para restaurante, investir em opções interessantes, bem como, incrementar receitas por meio de combinações novas, é essencial.

Um ponto importante ao montar um prato principal é a quantidade nele contido. Por isso, ao elaborá-lo, sirva uma porção que seja possível degustá-la mas que não tire o espaço da sobremesa, ou seja, realize pratos e sirva-os na medida certa.

Como de costume, ofertar um vinho para acompanhar o prato principal é necessário. Entretanto, tome cuidado para que o mesmo esteja em harmonia com o menu.

Por exemplo, se a sua receita for massa, sirva-a acompanhada de um bom vinho tinto. Por outro lado, se você estiver servindo carnes ou frutos do mar, opta-se por oferecer vinhos brancos ou espumante, como recomendação.

 O prato principal simboliza ‘o melhor’ que o anfitrião tem a oferecer aos seus convidados.

Segundo a chefe de cozinha Mariana Lopes, o prato principal não está relacionado com a utilização dos ingredientes mias caros, mas sim, com o insumo escolhido em sua melhor versão.

A melhor forma de apresentar um prato é sempre destacar o elemento principal, seja ele uma carne ou um vegetal. Qualquer outro elemento deve vir como um complemento para ressaltá-lo, tanto em termos visuais quanto em sabor.

Lopes ainda contempla que um bom jantar é um jantar equilibrado, onde os convidados saem saciados, com boas memórias e com aquele gostinho de quero mais.

Qual a ordem de um jantar?

O aperitivo é a primeira coisa a ser servida, esse pode ser bebidas para abrir ou estimular o apetite. Normalmente gim, whisky ou um coquetel apropriado.

Posterior a isso, é comum servir o couvert, este são pães, manteiga, azeitonas, anchovas e picles… Além disso queijos também podem ser incluídos.

A entrada podem ser saladas, sopas e cremes. O prato principal, servido com acompanhamento depois de um entrada, é a receita chave de um menu, portanto, são peixes, massas, aves e legumes – mas é claro que vale um prato com carne vermelha, pra quem prefere.

Após isso, serve-se a sobremesa, que podem ser doces ou frutas, seguido de um café ou digestivos, que são basicamente, licores de qualquer tipo.

O que é guarnição em um cardápio?

O termo guarnição na gastronomia e em um cardápio para restaurante, é utilizado para os alimentos que são servidos juntamente com os pratos.

Estes acompanhamentos podem ser verduras, legumes, hortaliças e outros ingredientes, servidos com carnes ou peixes escolhidos.

A guarnição pode ser utilizada também, para auxiliar o trabalho de montar um prato visualmente atrativo, tornando-o mais apresentável para o público.

Dessa forma, a guarnição em um cardápio para restaurante é essencial para complementar o sabor e agregar o visual da refeição.

Cardápio para restaurante: por que elaborá-lo assertivamente?

Ao elaborar um cardápio para restaurante de maneira assertiva, você está dando o pontapé inicial para um negócio de sucesso, pois, o menu é a cara dos seus pratos, sendo o principal veículo de informações com o seu consumidor, guiando-o em sua escolha.

Além disso, ao construir um cardápio para restaurante da maneira certa, será mais fácil atender as expectativas e demandas dos visitantes, ofertando equilíbrio e harmonia nos pratos.

Portanto, diante do exposto, a satisfação do cliente deve ser permanente, visando atender e suprir as suas necessidades.

Por fim, é importante elaborar um cardápio para restaurante de forma eficaz, para que, o atendimento do seu cliente seja realizado de maneira assertiva e satisfatória.

Então, invista no seu menu por meio da qualidade, partindo do seu cardápio e finalizando com Feedback positivos para seu estabelecimento.

Assim, ofertando um serviço de excelência, será possível fidelizar clientes e tornar do seu restaurante um sucesso.

E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

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