Garçom: como ter os melhores?
Em um mercado cada vez mais competitivo, possuir um bom atendimento é essencial para se destacar perante os concorrentes.
Em outras palavras, um cliente satisfeito além de gerar novas receitas, traz consigo novos consumidores e consequentemente, gerará mais vendas.
Neste ciclo, é possível maximizar lucros, rentabilizar o estabelecimento e fidelizar visitantes de restaurante.
Portanto, é importante ser seletivo ao contratar profissionais para vestir a camisa da sua empresa, levando como parâmetro o seu cliente, que é imprescindível ao seu negócio, demandando assim, tratamento de excelência.
Nesse sentido, para que seu restaurante alavanque as vendas, opte por trabalhar cotidianamente pautado na qualidade, desde a recepção até a saída do consumidor em questão.
Dessa forma, a comissão de frente de um restaurante são os garçons, por isso a importância de ter consigo os melhores. Ou seja, capacitar os profissionais que trabalham na sua empresa é necessário para que seu negócio não deixe a desejar.
Sendo assim, pensando em te auxiliar nestes processos burocráticos, selecionamos dicas relevantes para que o garçom de restaurante supra as necessidades vigentes em seu estabelecimento. Confira:
O que significa a palavra Garçom?
A palavra “garçom” vem do francês “garçon” e possui a acepção primária de moço/garoto jovem, do sexo masculino. O nosso sentido da expressão garçom é o encarregado de servir as pessoas em estabelecimentos, bem como, cafeterias, restaurantes, padarias…
Em alguns países, o seu salário provém majoritariamente de gorjetas. No Brasil, é comum clientes ofertarem 10% aos profissionais da área. Em algumas situações, uma “taxa de serviço” será incluída na conta do restaurante.
Como é o trabalho de garçom?
O trabalho do garçom vai desde o atendimento de clientes até a recepção do público em estabelecimentos, sendo responsável por anotar pedidos, servi-los nas mesas e organizar a limpeza de cada uma.
Este profissional fica em contato direto com o público, e é responsável pela garantia da satisfação do cliente.
Contudo, o garçom deve ser preparado para atender as necessidades do cliente com prontidão, desde o encaminhamento de comandas para a cozinha até a organização do salão, bem como a reposição de talheres, cadeiras ou mesas.
Principais qualidades de um bom garçom
Como essa profissão envolve atendimento em um restaurante direto com o público, um bom garçom precisa ser gentil, educado, descontraído, simpático e atencioso com o cliente.
Além disso, para a prestação de serviço de forma eficiente, é essencial que ele seja ágil, responsável, organizado e proativo, pois assim, o garçom será o braço direito de um negócio de sucesso.
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Mercado de trabalho
Em crescente crescimento, a área alimentícia é um bom ramo para investimentos. Portanto, com tal fomentação, a demanda por profissionais qualificados é exponencial, ampliando o leque de oportunidades.
Apesar disso, essa carreira não exige uma profissionalização específica, porém, um bom garçom irá se capacitar e atualizar-se com frequência, por meio de cursos, convenções, workshop e treinamentos.
É tradicional que garçons ajam em estabelecimentos como restaurantes, bares cafés e lanchonetes.
Entretanto, além das atuações convencionais, o garçom pode trabalhar em eventos, como por exemplo, congressos, casamentos, lançamentos, estabelecimentos de alto nível, buffet, festas de aniversário e uma série de outras opções.
Por fim, a faixa salarial também é variável, dependendo da região de execução e do estabelecimento em questão. Mas, é possível, em média, estabelecer um valor de R$1200,00 mensais, podendo chegar até R$2200,00 + comissão negociável com o contratante.
Como o garçom deve abordar o cliente?
Para definirmos a qualidade e o sucesso de um restaurante muitas variáveis são levadas em consideração, ou seja, apenas servir bons pratos não basta.
Por este motivo, separamos 5 dicas para contratar os melhores garçons, auxiliando-te à oferecer um atendimento satisfatório, garantindo assim, que o cliente retorne até o seu estabelecimento e fidelize-se. Veja abaixo:
#1 Eficiência no atendimento
Um atendimento eficiente inicia logo na recepção do visitante, desejando-o boas-vindas, como honra da casa.
É de extrema importância fazer com que o cliente sinta-se confortável e acolhido, explicando já em sua chegada como funciona o menu e sanando possíveis dúvidas que ele possa vir a ter.
Desta maneira, disponibilizar uma mesa com rapidez, apresentar o cardápio com prontidão e atender o pedido com agilidade, por exemplo, é um diferencial e tanto, afinal, ninguém gosta de esperar, não é mesmo?
#2 Garçons treinados
Capacitar os garçons que trabalham com você é uma maneira eficaz de garantir que tudo sairá como o planejado. Então, até os funcionários com experiência e que já trabalham com você, devem passar por treinamentos, aliás, conhecimento nunca é demais.
Esta instrução deve contar com práticas comuns da profissão, mas também com regras de etiquetas e procedimentos padrões do negócio.
Além disso, prepará-lo para “saias justas” é essencial para que ele consiga de forma sucinta e leve contornar eventuais problemas do dia a dia. Portanto, profissionalizar os seus empregados é uma forma de aumentar os lucros da sua empresa, visto que, você terá pessoas capacitadas para receber, atender e satisfazer o seu cliente.
#3 Cordialidade e educação
A simpatia e cordialidade deve permanecer do início ao fim do atendimento em um restaurante.
Assim, o garçom deve colocar-se a disposição da clientela e fornecer informações que forem solicitadas, podendo oferecer pratos do dia e recomendar, com bom senso, itens a serem consumidos.
Os garçons possuem papel principal em um atendimento, sendo um forte contribuinte para a avaliação positiva ou negativa de um cliente. Sabendo disso, é importante que o profissional sorria e mantenha um clima agradável, proporcionando bem-estar aos seus frequentadores.
#4 Aceite Feedback
A forma mais eficaz de saber se o atendimento está sendo executado com excelência é perguntando ao seu consumidor. Esta pergunta pode ser realizada de forma direta ou pela tradicional “caixinha de sugestões”.
Caso em algum momento o cliente demonstre insatisfação, peça desculpas e não esqueça: o cliente sempre tem razão! Ficar atento a críticas construtivas e buscar evoluir é essencial para a manutenção de bom negócio, afinal, nem sempre acertamos.
Por fim, é importante que o Feedback seja solicitado, pois, muitas vezes não conseguimos observar erros em nossas ações cotidianas.
Além disso, todo estabelecimento que aceita ouvir sugestões, é um ambiente que entendeu que sempre há espaço pra expandir.
O feedback é excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento da performance de trabalho. É uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano por minimizar incertezas e ansiedades, quando recebido.
#5 Ambiente agradável
Zelar por um ambiente agradável e leve é importante ao recepcionar os seus clientes, fazendo-os se sentir confortáveis em seu restaurante. Para isso, cuide do designer, acústico e composição de cores do seu estabelecimento, visando sempre harmonizar o clima e o visual do seu negócio.
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O que o garçom não pode fazer?
Saber como se portar em frente aos clientes, ser cortês e proativo são características essenciais em um bom garçom. Porém, existem diversas posturas que não são positivas perante um consumidor.
Por isso, confira abaixo o que não fazer em um atendimento, para que assim, você passe a receber feedback positivo sobre o seu estabelecimento e funcionários.
Primeiramente, não deixe que ninguém adentre o seu espaço sem um saudoso cumprimento e assim que ajudá-lo a escolher uma mesa, forneça o cardápio, nesse momento é importante que você esteja habituado com o menu e saiba localizá-lo.
Posterior a isso, seja simpático mas com bom senso, você saberá quem te dará abertura para um atendimento mais descontraído, haja com educação e neutralidade, colocando-se sempre a disposição.
Assim, retire o pedido e agilize o processo, não faça seu cliente esperar por longos períodos.
É de suma relevância manter-se atento e observar os sinais, mas muito cuidado, isso não significa que você deve ser intrusivo. Apenas mostre que está disponível, mas também dê espaço ao seu cliente para decidir sem interferências, se assim for da sua vontade.
Dessa forma, opte por perguntar como as coisas estão, mas não com tanta frequência e peça com licença sempre que se aproximar da mesa, seja para comunicar algo ou ainda, para servir os pratos.
Então, não corra ao redor do salão do restaurante como se houvesse um incêndio na cozinha ou uma emergência médica, a sensação de desespero soa mal e atrapalha o ambiente.
Ao servir os pratos seja um bom observador e confira se está tudo como o pedido, servindo apenas quando tiver certeza e procure não deixar peças de louças sobrando sobre a mesa. Além disso, nunca retire um prato cheio sem antes perguntar o que aconteceu, porque obviamente algo deu errado.
Contudo, o garçom deve, ao retirar as louças, esperar que todos terminem de comer e jamais empilhar um prato em cima de outro, afinal, além de perigoso é deselegante. Certifique-se de que todos estão satisfeitos e retire-se, porém, só traga a conta quando o cliente pedir.
Sobretudo, trate o seu cliente da maneira em que você gostaria de ser tratado, com sutileza, bom tom e simpatia. Pois assim, terá a garantia de um atendimento qualificado e satisfatório, aumentando consideravelmente as chances de fidelizar um visitante.
Alguns clientes gostam tanto do atendimento que tendem a voltar sempre ao local onde os garçons já conhecem seus pratos favoritos, a mesa ideal para aquele jantar e, ocasionalmente, oferecem cortesias da casa.
O que um garçom deve saber?
A profissão de um garçom, mais que um nível elevado de escolaridade, exige conduta e comportamentos exemplares. Primordialmente, é indubitável o domínio das técnicas do bem servir, pois, ele exerce um papel essencial no atendimento ao cliente.
Por isso, treinamentos e utilização de técnicas padronizadas é essencial para atender as exigências, podendo ser reconhecido internacionalmente, caso invista em atendimentos qualificados.
O garçom é o funcionário que possui um maior contato com o cliente, possibilitando-o acomodar e auxiliar na adequação do consumidor em seu estabelecimento.
Entretanto, se o atendimento para restaurante for ruim, não adianta servir os melhores pratos, com os melhores insumos, pois, a forma com que o visitante é tratado conta muito mais do que a própria comida. Afinal, quem voltaria a consumir em um local onde não fazem a questão de recebe-lo bem?
O garçom é um profissional que deve cultivar comportamentos e valores morais adequados e desenvolver uma série de habilidades para atender bem.
Todavia, um garçom deve saber executar com excelência as seguintes funções:
- Preparar o local de trabalho (mise em place do salão, da mesa e dos utensílios)
- Recepcionar e acomodar os clientes de forma aconchegante e agradável
- Servir alimentos e bebidas, sabendo utilizar diversas modalidades
- Zelar pelos equipamentos e materiais utilizados em seu trabalho
- Recolher o pagamento das contas dos clientes
- Anotar os pedidos dos consumidores.
Quais profissionais têm direito a receber as gorjetas?
A taxa de 10%, a gorjeta, é utilizada como forma de recompensa ao profissional pela atenção dada e pelo serviço bem prestado.
A gorjeta é o dinheiro que o empregado recebe de terceiros, ou seja, de clientes. A cobrança dos 10% é opcional ao estabelecimento e aos consumidores.
Entretanto, quando cobrado, o percentual deve, obrigatoriamente, ser repassado aos funcionários em forma de rateio, sendo necessário, ainda anotação na CTPS dos funcionários, devendo constar no holerite de forma discriminada.
As gorjetas oferecidas ao empregado de forma espontânea, por outro lado, serão exclusivas daqueles que as receberam. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, as gorjetas não têm como destinatário final somente o garçom.
Dessa forma, segundo a nova lei da gorjeta, o valor deixa de fazer parte da receita do restaurante e deverá ser repassado integralmente aos funcionários já com o desconto dos encargos.
Como funciona a lei da gorjeta?
Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
Segundo a lei da gorjeta para garçom, promulgada em 2017:
§1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.
§2º As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
§3º Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados
§4º Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.
Diante do acima exposto, é possível concluirmos que o pagamento da gorjeta é opcional, sendo considerado ilegal a indução do pagamento. Portanto, a coação pelo seu pagamento obrigatório configura crime, assim como a prática de pagar garçons exclusivamente com a taxa de serviço.
Como apresentar a conta ao cliente?
Mesmo com um momento tenso e incômodo, é possível transformá-lo em uma grande oportunidade para captar e fidelizar os seus clientes.
Por isso, apresentar a conta de forma criativa pode ser um diferencial e tanto, por exemplo, levando-a acompanhada de um chocolate ou ainda, apresentar a conta em um objeto que remete a narrativa do lugar.
Todavia, apresentar a conta de forma clara e objetiva é importante para conclusão de um bom atendimento para restaurante. Então, leve-a com a mesma simpatia de quando os recebeu, e assim, acompanhe-os até a porta, desejando vê-los novamente.
Quais são os direitos de um garçom?
A jornada de trabalho de um garçom deve ser seguida conforme às regras gerais da CLT, cumprindo, no máximo 8 horas de trabalho diárias, não podendo ultrapassar 44 horas semanais.
Além disso, é normal que os garçons trabalhem no período da noite, devida tal função, o que não impede que seja pago o adicional noturno.
É considerado trabalho noturno todo aquele serviço executado entre as 22 horas e as 5 horas, e – durante este período – deve haver a remuneração adicional sobre a hora noturna, mesmo que o garçom trabalhe exclusivamente à noite.
Sobretudo, os garçons também são amparados perante a lei da gorjeta já citada acima, sendo ideal que em seu contrato haja uma cláusula garantindo seu recebimento.
Quais os tipos de serviços à mesa e quais suas características?
Os tipos de serviço à mesa remete-se a forma em que os pratos serão servidos ao convidados. A escolha do serviço para um evento depende da ocasião e do clima que pretende transmitir aos presentes. Confira abaixo as principais maneiras de servir um consumidor:
Finger food
Finger food é o tipo de comida que é servida em mini porções, podendo ser consumida em uma ou duas mordidas. Ou seja, qualquer prato oferecido em copinhos, potinhos, pratinhos, palitinhos e afins, de modo que os convidados consigam comer mesmo em pé, sem dificuldades.
Como a proposta deste tipo de serviço é a praticidade não precisa de uma mesa posta ou ainda, pratos e talheres. Entretanto, é essencial saber quando utilizar esse tipo de mesa, pois, em alguns casos, o correto é utilizá-lo apenas como uma entrada.
Coquetel
Este serviço também é reconhecido pela sua praticidade e pode englobar ou não, o finger food. Com ele não é necessário elaborar mesas completas nem mesmo cadeira, o mais utilizado são poltronas para acomodar os convidados.
O principal objetivo desse serviço à mesa é permitir que a pessoa circule livremente, aumentando a interação, consequentemente. Além disso, ele tende a durar em média 3 horas.
Empratado
Em festas mais formais, o empratado é um dos serviços à mesa que mais exigem tempo e organização. Costuma ser bastante usado por restaurantes à la carte, no qual os pratos são servidos prontos aos convidados que esperam sentados em suas respectivas mesas.
Ao realizar esse serviço à mesa, é disponibilizado um cardápio, com no mínimo, duas opções para a entrada, para o prato principal e para a sobremesa. Essa maneira de servir, é mais aconchegante e cômoda, porém, exige uma equipe preparada para tal suporte.
À francesa
Servir à francesa é o tipo de serviço mais formal que pode ser oferecido. Nela garçonete/garçom leva as travessas e os talheres de servir até cada convidado, que se serve sempre do lado esquerdo, começando pelas mulheres, e em seguida os homens, obedecendo à mesma sequência.
De forma simples, tudo que entra entra pela esquerda e tudo que sai sai pela direita. A exceção das bebidas, servidas pela direita respeitando a organização da mesa (copos e taças do lado direito), sem ter contato físico com o consumidor. Sinônimo de serviço à francesa, é o empratado.
Os pratos já vêm montados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa, a diferença é que aqui, os pratos já foram pré- definidos, sem a escolha do convidado. É mais formal e os convidados jantam praticamente no mesmo intervalo de tempo.
Volante
Parecidos com o serviço finger food e coquetel, o volante é, sem dúvidas, um dos serviços de mesa mais modernos e práticos atualmente. O seu conceito é que os convidados permaneçam em pé, circulando e possibilitando a socialização.
Nesse contexto, os garçons também circulam entre os participantes, servido as comidas e bebidas em porções que possam ser ingeridas sem a utilização de talheres.
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Buffet
Por mais que a palavra buffet tenha se popularizado no Brasil, o nome deste serviço é na verdade À americana. De modo geral, todas as entradas, pratos principais e sobremesas são dispostos em uma grande mesa para que os próprios clientes possam se servir, como quiserem.
Também é bom ressaltar que, apesar de se referir a uma organização mais simples, isso não significa que o buffet não possua suas etiquetas: o cardápio deve ser bem diversificado, desde as entradas até as sobremesas, as louças dispostas em formato de ilhas e organizadas por aparadores.
Essa é uma forma de otimizar a circulação e reposição dos alimentos e utensílios.
Como treinar uma equipe de garçons?
Para que um restaurante seja bem quisto, é essencial que a sua equipe trabalhe de forma eficaz.
Por isso, o garçom precisa receber, além de educação e alta instrução, condutas que os tornem capazes de atender, da melhor maneira possível, todos os tipos de clientes que frequentem seu estabelecimento.
Então, para treinar a sua equipe de garçom, comece exercitando as técnicas do bem servir, onde ele deve ser cortês, discreto e educado.
Com isso, expressões clássicas de boa educação são importantes, bem como: com licença, obrigado, boa noite. Portanto, ele deve transmitir paciência e atenção ao clientes, afim de atender suas necessidades.
O garçom deve aprender técnicas apropriadas de todos os serviços que vai prestar, desde a anotação de pedidos e colocação ordenada dos talheres à mesa, até o momento de servir os pratos ou recolher os pagamentos dos clientes, sempre dentro dos aspectos organizacionais e padrão do estabelecimento.
Neste processo, é importante que você exija boas normas de conduta não apenas na frente do visitante, ou seja, ele não deve falar mal de colegas, nem do local de trabalho. Além disso, manter a formalidade, falar em um tom de voz mediano e não demonstrar agitação é crucial para um bom e satisfatório atendimento ao cliente.
Contudo, a postura do garçom deve ser padronizada, pois, com vestimentas arrumadas e comportamentos exemplares, gerará a impressão nas pessoas de que o local tem uma organização impecável.
O garçom deve, pelo menos, conservar uma postura ereta e elegante, sem tensionar o tronco. Se as mãos estiverem desocupadas, devem ser colocadas para trás do corpo, sem se escorar nos móveis ou paredes do ambiente.
Por fim, investir em capacitação e busca aprimoramento profissional é o caminho para o sucesso do seu restaurante, principalmente mantendo-se atualizado com o mercado em questão.
A sua equipe de garçons deve acompanhar novas técnicas de venda e relacionamento com o cliente, visando evoluir estratégias e satisfazer o consumidor.
Qual o número ideal de garçons por mesa?
Estes são variáveis, visto que, o número ideal de garçom está diretamente relacionado com a quantidade de convidados ou média de clientes por dia.
Normalmente, é levado como parâmetro 1 garçom para 20 pessoas, sendo distribuídos de forma proporcional sendo 2/5 para servir bebidas, 2/5 para servir os pratos e 1/5 para o apoio.
Qual o valor da diária de um garçom?
O valor da diária de um garçom varia de R$80,00 e R$120,00 para trabalhar em média, de 3 a 4 horas.
Como o garçom deve servir um vinho?
Primordialmente, é essencial que o garçom saiba como abrir uma garrafa de vinho de forma rápida e discreta.
Portanto, ao servir o vinho na mesa, já leve consigo o saca-rolhas, guardanapos e porta-copos (opcional), pois, é necessário que o garçom saiba abrir a garrafa de forma profissional e na frente do cliente.
Posteriormente, ao servi-lo é indubitável seguir os protocolos adequados, assim, sua equipe se apresentará de maneira mais profissional, aumentando as chances de fidelizar este cliente. Contudo, os seus atendentes devem sempre servir em um padrão, no sentido horário e servindo as mulheres primeiro (mesmo que seja necessário rodear a mesa duas vezes).
Nesse sentido, o garçom deve finalizar, enchendo a taça do cliente que pediu o vinho, independente do gênero. Outro fator relevante é servir o visitante sempre pelo lado direito e deve-se julgar a quantidade apropriada de vinho para servir a cada cliente de acordo com o número de pessoas na mesa, mas nunca servir mais do que meia taça. Uma garrafa de vinho tamanho padrão (750 ml) irá servir aproximadamente cinco taças.
Independente do tipo de vinho, o garçom deve segurar a garrafa com as duas mãos e deixar o copo na mesa enquanto serve. Mais que isso, eles precisam garantir que hajam pelo menos 6 a 10 centímetros entre a base da taça de vinho e o tampo da garrafa enquanto servem, pois, isso permite que o vinho respire conforme cai dentro da taça.
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Considerações finais
Diante de todos os fatos acima mencionados, podemos concluir de forma assertiva que o investimento em um atendimento de excelência para restaurante, além de ser o diferencial competitivo, é a maneira mais eficaz de transformar um visitante em um consumidor fiel, sendo um possível propagador da sua marca.
Portanto, ao contratar a sua equipe, capacite-os e torne o seu restaurante o mais profissional possível, sempre pautado na valorização do cliente. Outro ponto importante no atendimento ao cliente é criar relações de parceria. Pense que a partir do momento que o consumidor procura você, ele espera ser ouvido e contar com algum tipo de respaldo.
Dessa forma, superar as expectativas deste visitante é eficiente, pois, oferecer um atendimento de qualidade precisa estar atrelado a ir além do que o cliente espera. Para isso, é importante levar em consideração que cada cliente é de um jeito, tendo experiências particulares, sendo impossível agradar a todos.
Porém, qualidade do atendimento unido à empatia se torna o ponto central das relações. Então, aprender as técnicas de Perfil Comportamental Observável é uma dica e tanto.
Com elas, será possível entender melhor quem você é e quem o outro é. Assim, fica mais fácil de avaliar o impacto da sua comunicação com o cliente e direcioná-la de maneira a gerar conexões mais profundas.
A qualidade no atendimento é uma forma de mensurar o quão positiva é a experiência do cliente enquanto está recebendo ajuda ou interagindo com os colaboradores da empresa. E nessas interações, não está incluso apenas o momento da compra: todo relacionamento com o cliente é considerado atendimento.
Contudo, é a partir de um atendimento de qualidade que será possível abrir portas para a fidelização do cliente de restaurante, podendo assim, aumentar lucros e rentabilizar cada vez mais.
Todavia, estatísticas apontam que consumidores satisfeitos tendem a recomendar, para pelo menos uma pessoa, quando visitam um ambiente em que o seu atendimento foi eficiente.
Por fim, cabe ressaltar que uma equipe treinada, com apoio e reconhecimento, fará com que o seu negócio progrida até o sucesso. Sendo assim, imprescindível a valorização do funcionário, do cliente e a fomentação da capacitação.
Afinal, o sucesso de um é o sucesso de todos e, por meio de um trabalho bem feito, a recompensa é imensurável.
Sucesso não é acidente. É trabalho duro, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que você está fazendo ou aprendendo a fazer. – Edson Arantes do Nascimento, Pelé.
E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.
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