Atendimento informatizado em restaurantes: entenda tudo!

Com a tecnologia em constante expansão, conseguimos presenciar que a era digital mostra-se determinante para melhorar os resultados e a eficiência de um negócio.

Uma prova real desta evolução tecnológica está no atendimento informatizado em restaurantes, que além de tendência, tornou-se uma maneira de gerir com mais qualidade este estabelecimento.

Desse modo, com o auxílio de sistemas pensados especialmente em seu negócio, o atendimento se torna rápido, fluido e assertivo.

Ou seja, o gestor adquire mais que um software para restaurante, pois compra a possibilidade de informatizar e controlar as métricas do restaurante com precisão e rapidez.

Pensando nisso, separamos dicas para que você esteja pronto para implantar essas ferramentas digitais. Confira abaixo:

Como realizar atendimento informatizado em restaurantes

Saber como trabalhar com inovação e informatização tem sido um passo importantíssimo para restaurantes. E, ao investir em tecnologias para o seu negócio, você se destaca perante diversos concorrentes.

Desse modo, é relevante destacarmos que os restaurantes que não se adaptam às novidades do mercado, tendem a ter dificuldade, pois perdem agilidade, produtividade e, consequentemente, dinheiro.

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Porém, se você chegou até aqui, não fará parte destas estatísticas, não é? Confira todas as dicas abaixo e inicie seu processo de informatização o quanto antes. Acompanhe:

Atendimento por WhatsApp

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que não possua WhatsApp. Portanto, o seu negócio precisa estar por lá.

Esteja onde seus clientes estão. 

Logo, com o WhatsApp, você traz a possibilidade de conectar-se com estes usuários e aproximar-se de seus clientes, além de facilitar o contato.

Em outras palavras, com uma conta corporativa a troca de informações é rápida e assertiva, o que é muito importante para os consumidores atuais, que são imediatistas.

Além disso, o WhatsApp Business passa confiança e credibilidade, concedendo um atendimento automatizado em restaurantes.

Chatbots

A adoção de chatbots – inteligência artificial que simula a interação humana – está em crescimento exponencial, especialmente em restaurantes. Isso acontece pois essa ferramenta permite que uma infinidade de funções sejam realizadas.

Entretanto, o maior benefício é a agilidade de atendimento, com um sistema que responde dúvidas, permite realizar consultas e finalizar pedidos, tudo robotizado, demandando poucas ações humanas.

Veja também: fidelização de cliente – o que é e, qual a importância?

Cardápio digital

O cardápio digital pode ser realizado de diversas maneiras, desde um site hospedando um menu, até uma loja em aplicativos. Para que esse modelo de cardápio para restaurante seja efetivo, é essencial a preocupação com a satisfação do cliente, mesmo que de forma remota.

Ao elaborar um cardápio digital, tome cuidado com o designer, cores e fotos, deixe-o o mais agradável e harmônico possível.

Cardápio digital para Delivery

O cardápio digital para Delivery pode ser realizado de diversas maneiras, desde um site hospedando um menu, até uma loja em aplicativos. Para que esse modelo de cardápio para restaurante seja efetivo, é essencial a preocupação com a satisfação do cliente, mesmo que de forma remota.

Ao elaborar um cardápio digital para Delivery, tome cuidado com o designer, cores e fotos, deixe-o o mais agradável e harmônico possível.

Cardápio digital TV

Pesquisas estimam que 60% dos consumidores compram por impulso. Por isso, trazendo essa estatística como forma de maximizar seus lucros, a utilização de um cardápio digital para TV pode contribuir e muito com o seu negócio.

Pode-se utilizá-lo quando o cliente está esperando por atendimento, por exemplo, despertando o desejo de consumir. Afinal, já diz o ditado “antes de comer com a boca, comemos com os olhos”.

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Porém, para que essa tática seja realizada com sucesso, monte um cardápio com foto de qualidade e vídeos que favoreçam o seu produtos, visando assim, aumentar o consumo pessoal dentro do seu estabelecimento e fomentar um atendimento informatizado para restaurantes.

Tablet para garçons

O atendimento por tablet é uma maneira muito utilizada para informatizar restaurantes. Anote o pedido digitalmente e envie o pedido para a cozinha em poucos cliques. o.

O atendimento automatizado reduz consideravelmente as chances de erros e agiliza o fluxo de pedidos, deixando seu cliente mais satisfeito.

Veja também: fidelização de clientes – qual a importância

Adote comandas eletrônicas

A comanda eletrônica nada mais é que uma versão tecnológica do modo tradicional de anotar os pedidos em um restaurante.

Além disso, por meio de comandas eletrônicas é possível agilizar o atendimento e evitar filas de espera. Afinal, ninguém gosta de esperar, não é mesmo?

Com esta opção, você retira o pedido do consumidor pelo tablet ou celular e ele cairá instantaneamente na cozinha, para que a produção do prato seja iniciada.

Desse modo, a agilidade e a simplicidade fazem com que boa parte da experiência do visitante seja única, aumentando as chances de aquisição de cliente.

Leia também: comandas eletrônicas o que é e quais suas vantagens 

Sistema especializado

Alinhando todas as estratégias citadas acima, contrate um sistema especializado para lhe ajudar na gestão de seu restaurante.

Afinal, para que todos os recursos para um atendimento informatizado de restaurante sejam qualificados, é essencial que você possua uma boa estrutura e suporte para o software e suas tarefas.

Com um sistema frente de caixa para restaurantes os seus processos internos ficam mais organizados, simples e eficiente. Afinal, é importante relembrar que nos dias atuais é vital que um bom atendimento conte com a agilidade e eficiência.

Ademais, a solução em forma digital remete a uma experiência de compra positiva ao cliente e investir neste tipo de tecnologia pode significar a geração de mais lucros.

Assim, o sistema de frente de caixa, além de facilitar o seu dia a dia, permite o andamento e o controle do seu restaurante em tempo real. O que evita prejuízos e:

  1. Clientes insatisfeitos
  2. Dificuldade no repasse fiscal
  3. Perda de arquivos importantes

Portanto, ao unir todas estas vantagens, o seu estabelecimento contempla diversas características que geram boas impressões e deixam a clientela satisfeita.

Leia também: planejamento financeiro para restaurante – como ter sucesso? 

Vantagens de um sistema PDV em um restaurante

Satisfação do cliente

O mais importante em um restaurante, deve ser, sem dúvidas, a satisfação do cliente. Sobretudo, com um bom ponto de venda, funcionários proativos é fundamental.

Entretanto, para  vivenciar a chamada “experiência fantástica”, em um processo de compra rápido e agradável faz com que o consumidor volte mais vezes ao estabelecimento. Pra que isso ocorra, a frente de caixa dele conseguir finalizar a compra sem transtornos e com agilidade.

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Controle financeiro

O controle financeiro para restaurante é realizado por meio de uma boa organização da contabilidade e da administração do fluxo de caixa. Desse modo, opte pelo gerenciamento transparente e responsável de seu restaurante, estruturando um modelo de qualidade.

Eficiência na emissão de notas fiscais

Poder contar com a tecnologia PDV permite mais precisão e praticidade ao realizar tarefas como emissão de notas fiscais. Assim, a movimentação financeira do negócio fica mais organizada e facilita o armazenamento, conferência e repasses destes documentos.

Agilidade nos processos

Nos dias atuais o que o consumidor mais quer é comprar de maneira rápida. Portanto, grandes filas de espera podem espantar os clientes de seu restaurante.

Sendo assim, com o sistema de frente de caixa para restaurante o processo é otimizado, o atendimento é ágil e as filas de espera são minimizadas.

Redução de falhas

O que anda de mãos dadas com a organização é a redução de falhas. Quando o seu estabelecimento utiliza os métodos tradicionais, os riscos de perder registros ou se equivocar nas contas.

Por isso, o PVD pode armazenar e processar estes dados, garantindo que as informações cheguem até as mãos do setor financeiro.

Por que utilizar comandas eletrônicas para restaurante

Um dos principais motivos que fazem com que proprietários de bares e restaurantes não contratem sistema de comanda eletrônica é o receio em se adaptar às novas ferramentas propiciadas pela tecnologia.

Porém, é notório que o dinheiro perdido com erros em pedidos pode ser investido em um software que além de evitar problemas, agiliza e facilita o atendimento. Afinal, com a modernização de processos, tudo fica mais fácil, né?

Além disso, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) afirmou que durante a pandemia, as comandas eletrônicas tornaram-se imprescindível, atendendo às novas exigências e padrões de consumo.

Sabendo disso, destacamos as principais vantagens em contratar um sistema de comandas eletrônicas para restaurante. Veja:

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Atendimento mais rápido e ágil

Você sabia que o tempo em que um garçom gasta para anotar um pedido é determinante para a queda de faturamento de um restaurante?

Isso porque, embora as comandas de papel tenham as suas vantagens, bem como um custo acessível, os seus recursos são limitados.

Ademais, o hábito de escrever com caneta e papel tem se tornado cada vez menos comum, e com isso, acabamos perdendo a prática e demorando mais para anotar um pedido, por exemplo.

Portanto, além de facilitar na retirada do pedido de uma mesa, as comandas eletrônicas para restaurantes otimizam o tempo de seus colaboradores e por consequência, diminui o tempo de espera do cliente.

Em outras palavras, o deslocamento de um garçom até a cozinha é descartado e os pedidos são gerados e entregues para a cozinha automaticamente, tudo por um único sistema.

Redução em erros de pedidos

Os pedidos feitos em comandas de papel estão mais susceptíveis a erros. Isso acontece pois, na correria a escrita pode ser confundidas ou ainda, impossível de ler.

Caso esse tipo de erro aconteça e os pedidos sejam confundidos, os funcionários precisam fazer um retrabalho, além de ser uma situação desagradável para o cliente.

Desse modo, mais tempo, insumos e dinheiro são gastos, impactando diretamente no financeiro do seu estabelecimento.

Além disso, ao agilizar e facilitar o processo, você reduz as chances de erros e aumenta a sua credibilidade perante o consumidor.

Facilidade no fechamento de caixa

A rotina para o fechamento de caixa em estabelecimentos que utilizam a comanda de papel é bem exaustiva. Isso porque, ao final do expediente é necessário fazer contas com todas as comandas que foram feitas no decorrer do dia.

Ou seja, este processo pode demandar horas de trabalho. Contudo, o extravio de comandas não é algo incomum, então a comanda de papel traz diversos outras dores de cabeça para um proprietário e seus funcionários.

Entretanto, com as comandas eletrônicas o seu fluxo de caixa fica registrado, otimizando tempo e melhorando a organização do financeiro do restaurante.

Veja mais em: comandas eletrônicas para restaurantes

Considerações

De maneira geral, o atendimento informatizado em restaurantes pode ser uma maneira eficiente de modernizar seu estabelecimento e melhorar a experiência do usuário.

Portanto, busque estar dentro das tendências e melhorias que a tecnologia pode trazer para o seu negócio. Por fim, saiba que me mundo imediatista, ganha um cliente aquele que atende menor tempo e com qualidade elevada.

Você é dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Pratio, uma ferramenta inteligente que te auxiliará na emissão de NFC-e, contribuindo com a organização por meio de relatórios de fácil acesso e de simples visualização.

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