Empreender no ramo alimentício não é uma tarefa fácil, pois além das milhares de situações e metas a serem alcançadas, devemos nos preocupar com a satisfação e fidelização de clientes de restaurante.
Por mais complicada e exigente que estas ações sejam, tenha a ciência de que não há a menor possibilidade de prosperar e encontrar o pleno sucesso, sem consumidores fiéis ao seu estabelecimento.
Portanto, criar e executar estratégias para o desenvolvimento de um bom atendimento e relacionamento com as pessoas que frequentam o seu negócio, é essencial para a sua manutenção e consequente crescimento.
Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.
Além disso, é importante ter em mente que a prestação de um atendimento de qualidade é o básico e o esperado para todo e qualquer comércio. Afinal, uma empresa não pode pecar na eficiência e prestar menos do que isso, não é mesmo?
Pensando nestes ideais, separamos tudo que você precisa saber sobre a fidelização de clientes de restaurante, bem como a sua importância para manter um negócio em pé. Confira:
O que é fidelização de clientes de restaurante
A fidelização de clientes de restaurantes é o resultado dos esforços e ações que executamos, visando manter uma boa relação com quem já compra com você.
Desenvolver e nutrir um relacionamento de confiança com esses indivíduos é essencial para o crescimento de um negócio.
Ou seja, você deve realizar estratégias para proporcionar experiências positivas e assim, fidelizá-los ao seu estabelecimento com assertividade.
Em síntese, a fidelização de clientes de restaurante está associada a uma boa refeição sim, mas também a um atendimento satisfatório, um ambiente agradável e a sensação de pertencimento ao local.
Qual a importância da fidelização de clientes de restaurante
A redução de custos é uma das principais vantagens para a fidelização de clientes de restaurante, apesar de não ser a única.
Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.
Conforme a citação de Tom Peters, o investimento para a aquisição de novos clientes é muito maior do que para a manter dos mesmo.
Desse modo, estruturar a sua empresa para uma manutenção constante dos fiéis consumidores, é uma tática inteligentíssima de crescimento de seu negócio.
Afinal, torna-se muito mais fácil e simples vender um produto ou serviço no qual já criamos boas impressões e experiências, você não acha?
E a real importância? Sem clientes, sem negócio. Acredito que a importância esteja claramente desenhada: o seu consumidor é a alma do seu restaurante, agrade-os e fidelize-os (possivelmente este é um caminho para o sucesso).
Veja também: comandas eletrônicas para restaurantes – o que é e quais suas vantagens
Confira abaixo outros benefícios na fidelização de clientes de restaurante:
Vender aos mesmos clientes
Quando você proporciona uma experiência positiva em seu restaurante, as chances de voltar a vender para ele são altas.
É isso mesmo! Até aqueles consumidores que gostam de ter em mãos várias as opções, também gostam da segurança e confiança em um estabelecimento, conquistada pela boa experiência.
Portanto, manter esse vínculo e criar a identidade gustativa de sua marca é essencial para que seu restaurante esteja sempre nas primeiras opções.
Indicação para terceiros
Quando encontramos um ambiente que nos proporciona boas sensações, tendemos a recomendá-lo, para pelo menos um amigo, né?
É com essa estratégia que o seu restaurante pode prosperar e conquistar novos clientes de maneira muito mais barata. Afinal, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.
Feedback sincero
Com clientes fiéis, é muito mais fácil de receber feedbacks e assim, estar em constante melhoria. Isso porque, os seus fiéis frequentadores serão sinceros e abertos nesta comunicação.
De maneira geral, entender seu posicionamento e demonstrar que a opinião do cliente é importante, é imprescindível para a construção de um restaurante de sucesso.
Como diferenciar o seu restaurante
Abrir um restaurante é o sonho de muitos empreendedores e segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existem 1,2 milhões de restaurantes no país, os quais empregam cerca de 6 milhões de pessoas e movimentam 73 bilhões de reais por ano.
Mas afinal, como abrir um restaurante de sucesso? O que eu preciso saber para que meu negócio funcione com qualidade? Pensando nisso, separamos 5 pontos relevantes para que em seu estabelecimento seja prestado um serviço de excelência.
O objetivo é conhecer e atender ao cliente tão bem que o produto ou o serviço se vendem sozinhos.
Siga as regras
Os empresários costumam reclamar da carga tributária alta e da burocracia do negócio. A lei seca, lei antifumo e lei do silêncio são alguns exemplos de que tipo de regulação os proprietários precisam se adaptar. Por isso, a informalidade parece tentadora.
Treine o atendimento
Excepcional é o adjetivo perfeito para definir como um atendimento em restaurante deve ser. E para que a prestação de serviço seja de excelência é fundamental que hajam treinamentos.
Além disso, para que a rotatividade de funcionários não seja tão alta, faça com que seus colaboradores participem do seu negócio e tente reter talentos por meio de um plano de carreira.
Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço.
Prepare o ambiente
Não tente impressionar o cliente com um ambiente excessivamente luxuoso, mas também não seja totalmente simplista a ponto de gerar desconforto. Crie harmonia e uma extensão de casa, traga aconchego e bem-estar.
Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.
Dedique-se ao cardápio
Para que seu cardápio seja certeiro e o seu restaurante de sucesso, é fundamental que você ofereça os pratos que o seu público-alvo gosta de consumir.
Além disso, busque produtos com preço confortável para o seu potencial cliente e rentável para o seu negócio.
Veja também: como vender mais em um restaurante – 7 dicas infalíveis
Um cardápio bem elaborado é premissa básica em um restaurante de sucesso. O cardápio para restaurante deve ser elaborado de forma que, seus clientes sintam desejo ao visualizá-lo.
Por isso, investir na qualidade de um menu é importante para suas vendas e é um dos fatores contribuintes para a satisfação do consumidor.
Além disso, procurar inovar em seu cardápio é imprescindível, pois, seres humanos adoram uma novidade, não é mesmo?
Nesse sentido, formular de forma sucinta e assertiva o cardápio para restaurante, é a peça chave para o início de um bom negócio.
Entretanto, se mal realizado, pode trazer dores de cabeça, gastos desnecessários e gerar perca de clientes. No entanto, se você quer alavancar suas vendas e construir de forma certa o seu cardápio para restaurante, você está no lugar certo.
Veja mais em: Cardápio para restaurante: como criar o seu
Quais as estratégias para fidelizar clientes de restaurante
Possuir clientes embaixadores de sua marca é uma das maiores conquistas que um negócio pode ter. Entretanto, como nós podemos fidelizar clientes com estratégias inteligentes?
Pensando em solucionar esta e diversas outras dúvidas, separamos 5 dicas para implementar em seu restaurante. Veja:
Investimento em atendimento
Por mais óbvio que pareça, o atendimento de qualidade é fundamental para reter clientes. Nos dias atuais, os consumidores não buscam somente produtos e serviços, mas, buscam comprar experiências de valor.
Segundo um infográfico disponibilizado pela Nuvem Shop, 9 em cada 10 clientes afirmam que não se importariam em pagar um pouco mais em troca de um atendimento melhor.
Personalize a comunicação
A comunicação entre em um colaborador e um visitante é um fator de extrema importância para a fidelização de clientes de restaurante.
Em síntese, deve-se ressaltar que a comunicação não é somente verbal, também devemos nos comunicar bem visualmente, além de estabelecer uma conexão com o seu ouvinte.
Ademais, os clientes não são iguais e cada um demanda uma comunicação diferente. Portanto, não deixe que o seu visitante se sinta apenas como um número, mostre-o o quão importante ele é.
Ouça o que o cliente tem a dizer
Que a verdade seja dita: ninguém gosta de falar sobre algo e ter alguém desinteressado ouvindo. Este é um erro muito grave que não poderá ser permitido em seu negócio.
Aliás, o cliente tem muito a nos dizer e precisamos estar atentos para responder. Desse modo, além de armazenar as informações obtidas através do atendimento, invista em pesquisas de satisfação e de mercado, reviews, comentários e mídias.
Invista no pós-vendas
O pós-venda é essencial para que todo o processo seja concretizado e o cliente de restaurante seja fidelizado. Nessa etapa é importante que você eduque o seu cliente a consumir o seu produto, de maneira a tirar um melhor proveito.
Sabendo disso, invista em pequenas ações e coisas, permitindo que o seu visitante sinta-se acolhido e querido pelo seu negócio, ampliando as suas possibilidades de retorno.
Leia também: planejamento financeiro – como ter sucesso?
Como atrair clientes para seu restaurante
Para atrair novos clientes para o seu restaurante e aumentar a lucratividade do seu negócio é fundamental que você adote algumas estratégias.
Desse modo, é importante que as pessoas se sintam convidadas a ir até o se estabelecimento e que também retornem em outra oportunidade.
Para que isso aconteça, tenha uma presença online, divulgue seus diferenciais, crie um ambiente apropriado e forneça aquilo que o seu público-alvo demanda. Confira abaixo as nossas dicas:
1. Defina seu público-alvo
Faça questionamentos rotineiramente sobre “qual a necessidade que meu restaurante supre? Quais clientes o frequentam? Quais as suas preferências?
Una essas respostas e tenha uma base de que tipo de comunicação deve usar, fazendo com que suas publicidades sejam mais assertivas.
2. Divulgue seus diferenciais
Avalie o que tem no seu restaurante que é motivo de elogio e referência. Além disso, conte com um diferencial bem delimitado e use e abuse da criatividade para oferecer pratos originais e cheio de identidade.
Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.
3. Adequação do ambiente
O ambiente exerce influência na hora de atrair novos clientes para restaurante, mas além de decorações e características peculiares, é importante que o seu estabelecimento possua uma infraestrutura que facilite a vida do visitante.
Algumas dessas funcionalidades são a conexão Wi-fi, boa localização e vagas de estacionamento, por exemplo.
4. Oferece um programa de pontos
Uma ferramenta importante que pode te ajudar na missão de como atrair clientes é investindo em um programa de pontos.
Quanto mais um cliente consumir mais pontos ele acumula e poderá trocá-los por descontos que variam entre bebidas, refeições ou sobremesas.
5. Tenha presença online
A presença online é um canal de relacionamento importante do seu negócio com o cliente, por isso, é fundamental que você tenha uma frequência de postagens em suas redes.
Desse modo, atualize cardápios, crie promoções e realize seus lançamentos nas mídias.
6. Divulgação pelos funcionários
O colaboradores do seu negócio possuem um papel importante no marketing de relacionamento. Afinal, são eles que melhor se relacionam com o seu público-alvo e ainda, sabem dos gostos e preferências dos clientes que costumam frequentar o local.
Portanto, estimule-os com a divulgar e alinhe-os com a missão, visão e valores da sua empresa.
Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus empregados a amem primeiro.
Como agradar um cliente em um restaurante
Como já comentamos anteriormente, o cliente não busca apenas um lugar para se alimentar, ele busca uma experiência única e completa. E como podemos agradá-lo?
Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber para agradar clientes de um restaurante.
Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.
Para que o seu cliente sinta-se confortável em seu restaurante invista em um ambiente bonito, aconchegante e agradável. Pois, antes mesmo de degustar a comida, ele desfruta de sua infraestrutura.
Leia também: sistema PDV para bares e restaurantes – qual o mais eficiente?
De antemão, um fator muito importante para a ambientação são as mobílias. Além de acomodar os seus consumidores, os móveis tem papel de decoração.
Portanto, escolha seu móveis e itens decorativos conforme o perfil do seu público. Lembre-se de manter a harmonia entre cores e respeitar a identidade.
Outra dica muito importante está realizado com o seu cardápio. Sim, o cardápio de um restaurante é o seu cartão de visitas e este deve ser elaborado da maneira à atender e agradar visualmente os olhos, aguçando os sentidos.
E por fim, sempre que possível, disponibiliza mimos para os seus clientes, assim ele se sentirá valorizado e facilitará a criação de elos com o consumidor.
Com essas ações, o consumidor sai satisfeito e fica mais propenso a voltar. Além disso, ele pode recomendar o estabelecimento para amigos e familiares e ainda fazer postagens positivas nas redes sociais.
Considerações
Contextualizado todas as estratégias e ações que podem ser utilizadas em prol da fidelização de clientes de restaurante, conseguimos entender e mensurar a relevância de um serviço prestado com excelência.
Em síntese, priorize o seu cliente e esteja disposto a fazer o possível para agradá-lo e satisfazê-lo. Assim, você encaminhará o seu negócio até o sucesso e, fidelizar visitante se tornará uma tarefa simples e cotidiana.
Não é o patrão que paga os salários. Os patrões apenas controlam o dinheiro. Quem paga os salários é o cliente.
Você é dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.
Conheça o Pratio, uma ferramenta inteligente que te auxiliará na emissão de NFC-e, contribuindo com a organização por meio de relatórios de fácil acesso e de simples visualização.
Ficou com alguma dúvida sobre fidelização de clientes de restaurante? Então deixe o seu comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos