Cardápio para WhatsApp: como criar o seu?
Em um mercado cada vez mais tecnológico, adaptar-se aos novos padrões de consumo da sociedade é essencial para sobreviver em meio à concorrência.
Portanto, aderir a essa nova forma de comercializar os seus produtos e serviços é indubitável para maximizar os lucros do seu negócio.
Contudo, a globalização e o acesso à internet facilitaram e otimizaram o processo de compra e venda, sendo assim, possibilitou por consequência, a realização de um atendimento no conforto da sua casa, por meio do WhatsApp, por exemplo.
Nesse sentido, o seu diferencial competitivo cresce e com um trabalho bem executado, seu estabelecimento fideliza consumidores.
De acordo com estatísticas, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o WhatsApp no Brasil. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. Nesse sentido, o potencial de mercado para vendas utilizando neste APP é enorme.
Ademais, Segundo o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma
Ou seja, os números dizem por si só. A praticidade, rapidez e comodidade do mundo online pode ser uma maneira eficiente para a divulgação do seu estabelecimento, além de realizar a própria comercialização.
Hoje, há excelentes opções de robôs que são capazes de executar as atividades de um atendente humano, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, a empresa também pode utilizar o recurso de chat online com operador humano, que também agiliza e torna mais prático o relacionamento entre o consumidor e a marca.
Em outras palavras, estatísticas apontam que 64% dos clientes desejam comprar em empresas que atendam às suas necessidades em tempo real.
Para um bom atendimento online, o empresário deve conhecer profundamente o seu público e o seu negócio. Assim, ele consegue estar presente nos canais mais valorizados pelos clientes e oferecer respostas assertivas e consistentes sobre os produtos, deixando os clientes satisfeitos.
Dessa forma, é imprescindível que além de um atendimento digital, o mesmo seja realizado com excelência. Então, visando contribuir positivamente com uma boa prestação de serviço, separamos dicas relevantes para criar seu cardápio para WhatsApp.
Como criar um cardápio para WhatsApp?
Se antes da pandemia a demanda por cardápios digitais já era crescente, atualmente, durante o enfrentamento do coronavírus, até restaurantes presenciais passaram a aderi-lo.
Isso acontece porque os estabelecimentos precisam manter sua renda e os consumidores precisam contar com um sistema Delivery que supra as suas necessidades.
Nesse sentido, derivada da necessidade aflorada com a quarentena, criar um cardápio para WhatsApp de maneira assertiva, é de suma relevância para captar novos clientes e manter a sua receita.
Portanto, diante da situação emergencial na qual nos encontramos, a utilização da tecnologia é uma necessidade de extrema importância.
Leia mais em: marketing para restaurante – como fazer melhor?
O que é um cardápio digital?
O cardápio digital permite que você exponha seus produtos para o seu consumidor com um conteúdo online.
Ou seja, com esta tecnologia, o cliente poderá acessar o seu cardápio de forma rápida, prática e em qualquer lugar, visto que é compatível com dispositivos móveis.
Cardápio para WhatsApp
De antemão, vale destacar que, usando a função catálogo do WhatsApp Business, é possível divulgar os produtos do seu food service.
Dessa maneira, o consumidor acessa o menu sem ter de baixar nenhum outro aplicativo, seleciona os produtos que desejar e encaminha o pedido, que chega ao WhatsApp do restaurante de forma organizada.
Entretanto, além da criação de um cardápio para WhatsApp por meio do business, é possível criar um cardápio online e enviá-lo em formato de PDF ou ainda, em PNG, variando conforme tamanho de arquivo e demanda de informações.
Cardápio para WhatsApp Business
Para criar um cardápio dentro do WhatsApp Business, é necessário fazer o download do App. Lançado em 2018 após perceberem que o empresariado estava usando o WhatsApp tradicional para fazer negócios, ele é um aplicativo voltado para donos (ou gestores) de pequenos empreendimentos.
Como fazer cardápio digital pelo celular?
O aplicativo pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS. Em seguida, você precisará cumprir os 5 passos restantes:
- Menu > Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo
- Na tela será solicitado a você que adicione um produto ou serviço. Selecione, então, a opção desejada
- Adicione à vontade fotos dos seus produtos, acrescentando a elas nomes e preços
- Preencha os campos descrição, link para compra e código do produto
- Por fim, toque em Salvar.
Após concluir a inserção dos produtos, o seu cardápio para WhatsApp Business estará pronto e os itens serão avaliados.
Posterior à aprovação, você, administrador, conseguirá através de Ajustes > Ajustes da empresa > Catálogo, selecionar o que deseja compartilhar e clicar em “Enviar”, escolhendo os destinatários que quiser.
Cardápio para WhatsApp (digital)
A organização do seu cardápio para WhatsApp é essencial para guiar o seu cliente, demandado assim, que seja sequenciado de maneira assertiva.
Por isso, para que seja realizado um bom menu, precisamos elaborá-lo de maneira à detalhar os seus pratos, citando-os e ordenando-os por continuidade.
Dessa forma, um cardápio para restaurante bem elaborado conduzirá o seu cliente do jeito certo, mostrando seus produtos de forma ordenada e despertando o desejo de consumir.
Portanto, prezar por um designer atrativo e apetitoso é essencial. Dessa forma, utilize letras simples, com layout moderno e fotos reais dos seus pratos.
Todavia, classificar seus pratos por categoria no seu cardápio para restaurante, facilita a visualização do seu consumidor. Por exemplo, se o seu cliente for vegano ou vegetariano, ele poderá ir direto ao que lhe interessa, poupando tempo e otimizando o processo.
Essa forma de elaborar um cardápio para restaurante é assertiva, pois, o consumidor se localizará de forma fácil e será destinado para a sessão que lhe interessa.
Além disso, para restaurante, lanchonetes e diversos outros estilos de negócio, o envio de um cardápio via WhatsApp é eficiente em um mundo com expansões tecnológicas.
Entretanto, esse tipo de cardápio para restaurante deve ser leve e com um formato que qualquer celular consiga abrir.
Em outras palavras, deve-se preocupar-se com a qualidade de imagem, com tamanho de letra, facilidade de leitura e boa organização, é claro.
Afinal, de nada adianta estar andando em conjunto com a tecnologia e deixar a desejar em um cardápio mal elaborado ou seja, que o cliente não consegue acessar ou ler corretamente as informações nele contidas.
Leia mais em: como elaborar cardápio para restaurante.
O cardápio tem função primordial em um restaurante – é um dos seus principais instrumentos de marketing. Veículo de informação, venda e publicidade, tem como finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e bebidas.
Como vender com cardápio para WhatsApp todos os dia?
Primeiramente, após configurar o seu WhatsApp Business ou, ao elaborar seguindo as nossas sugestões, um cardápio para WhatsApp de forma digital, é importante que você seja ativo, bem como em outras redes.
Portanto, uma dica bem valiosa para manter contato com os seus clientes é fazendo com que eles adicione-o e aceitem receber informações e promoções sobre os seus produtos.
Peça para que ele adicione-o
Para que isso aconteça de forma eficaz, certifique-se de que seus contatos realmente querem receber suas mensagens e ofertas, evitando assim, que você seja inconveniente.
Ao enviar a primeira mensagem, principalmente se você trabalha com automações e listas de transmissões no WhatsApp, sempre peça para que o usuário adicione o seu número e envie alguma mensagem para você, como um “salvei”.
Existem dois motivos que fazem dessa ação benéfica para os negócios e para a criação de uma relação sólida e fiel. O primeiro é porque demonstra que o seu cliente adicionou o seu número e interagiu com você.
Ou seja, ele realmente deseja receber suas mensagens. E segundo, porque isso significa que o seu número não será marcado como “spam”. Assim você não corre o risco de ter seu número bloqueado.
São ações simples, mas que fazem toda a diferença!
Crie listas de transmissão
Contudo, após separar o seu cliente em potencial em grupos de interesse, monte listas de transmissão, onde será possível personalizar suas mensagens e encaminha-las para os usuários que aceitaram recebe-las.
Dessa forma, você aumentará as chances de enviar um conteúdo para a pessoa certa e no momento certo.
Além disso, neste caso se aplica a expressão “quem não é visto não é lembrado”, fazendo referência direta ao marketing que você realiza na sua empresa.
Leia também: vender mais em um restaurante – 7 dicas infalíveis
Portanto, quanto mais pessoas interagirem com a sua forma de merchandising, mais lucros e retornos positivos o estabelecimento te dará.
Por fim, ao se adaptar à listas de transmissão, você conseguirá visualizá-la como uma ótima maneira de agilizar a comunicação, ser lembrado e ainda, mandar mensagem de caráter assertivo e recompensável.
Suporte ao cliente
Para quem trabalha com cardápio para WhatsApp, é imprescindível oferecer um atendimento de qualidade, assim como faria presencialmente.
De antemão, é essencial que o seu número de telefone esteja disponível com fácil acesso, como por exemplo, através de links na bio do Instagram.
Neste caso, é possível unir vários links e deixar seu perfil mais profissional por meio do Linktree, uma ferramenta que disponibiliza para seus usuários uma página com todas as suas informações para serem compartilhadas.
Contudo, ao atender seus consumidores de forma online, o atendimento com rapidez conta muito. Sendo assim, prestar um atendimento diferenciado e dar suporte para o seu cliente é a peça chave para fidelizar clientes.
Porém, é de suma relevância deixar especificado o seu horário de funcionamento, para que ele saiba quando terá um retorno seu.
Assim, o seu cliente poderá receber mensagens automáticas após o expediente, por exemplo, ou até mesmo, com uma saudação de boas vindas, informando seu tempo de espera.
O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?
A mensagem automática do WhatsApp deve ser sucinta, receptiva e agradável. Além disso, deve possuir um cumprimento e uma breve apresentação, como nos exemplos abaixo, ou ainda, informações como seu horário de funcionamento.
Portanto, a mensagem automática deve conter as informações essenciais até que este cliente entre em atendimento, bem como, o seu tempo médio de espera, caso se aplique. Confira os exemplos:
#1 Olá! Seja bem-vindo a (nome da empresa)! Nossos atendentes podem responder em até X minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.
#2 Olá, seja bem-vindo! Aguarde alguns instantes e assim que possível te atenderemos, caso prefira, pode ir dando uma olhadinha em nosso cardápio.
#3 Olá, tudo bem? Meu nome é (nome), irei fazer o seu atendimento hoje. Me conta como posso ajudar você hoje!
Como enviar cardápio para WhatsApp no automático?
Se o cardápio for em formato PNG ou PDF não é possível enviá-lo de forma automática. Porém, por meio de uma mensagem, conseguimos colocar o link de redirecionamento do cardápio para WhatsApp, que está sim, pode ser transmitida de maneira automática.
Abrir o aplicativo do WhatsApp Business > Clicar nos “três pontinhos” que fica no canto superior direito da tela > Clicar em Configurações > Configurações da empresa > Mensagens de saudação.
Ao abrir o campo, você irá digitar a mensagem automática que deseja enviar ao cliente como saudação.
Use estratégias de marketing
Através de um cardápio para WhatsApp e um consequente atendimento online, podemos utilizar deste canal para promover a empresa.
Com esse tipo de marketing é importante que você utilize táticas como o neuromarketing, induzindo o cliente a consumir através de ações, bem como, uma chamada de atenção, fotos atrativas e termos que ativam gatilhos mentais.
Mas, apesar do WhatsApp ser uma ferramenta de grande funcionalidade, tome cuidado com a frequência de disparos de conteúdo, não metralhe o seu consumidor com informações irrelevantes, visto que, ele passará a não dar a devida atenção, além de soar inconveniente.
Dessa forma, trabalhando com equilíbrio e bom senso, o seu negócio online será um sucesso e como consequência, você fidelizará clientes e maximizará os lucros do seu estabelecimento.
Leia também: comandas eletrônicas para restaurantes – o que é e quais as suas vantagens
Cardápio para WhatsApp
Ao compartilhar o seu cardápio para WhatsApp, caso você tenha optado por elaborá-lo fora do aplicativo, lembre-se de que o formato deve ser leve, possibilitando a sua abertura em qualquer telefone móvel.
Além disso, capriche em seu designer e favoreça as suas vendas por meio de estratégias comprovadas cientificamente, como por exemplo, a psicologia das cores.
Ademais, preze por um cardápio para WhatsApp sucinto, autoexplicativo e com fotos reais dos seus produtos, gerando assim, boas impressões e facilitando a venda e uma posterior fidelização.
Por que investir em cardápio para WhatsApp
Com uma crescente demanda por atendimentos online, o WhatsApp tornou-se o quinto canal mais utilizado por e-commerces no pré e pós venda, além de ser responsável por 35% da concretização de todas as vendas online, segundo uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional.
Segundo a própria empresa, o WhatsApp conta com cerca de 2 bilhões de usuários cadastrados em mais de 180 países. Atualmente, o comunicador instantâneo ocupa a primeira posição no ranking dos aplicativos mais populares do planeta, superando inclusive, o Facebook.
Sabendo disso, investir em um bom cardápio para WhatsApp é estar fomentando um mercado em expansão, além de, estar fornecendo qualidade e transformando visitantes em consumidores fiéis do seu negócio.
Qual o melhor cardápio para WhatsApp?
O melhor cardápio para WhatsApp é aquele que vem acompanhado de um bom atendimento. Portanto, não adianta elaborar o cardápio para WhatsApp mais bonito, com o melhor designer e aplicando o neuromarketing, se o seu atendimento deixar a desejar.
Todavia, depois de um atendimento de excelência, invista fortemente nos pontos abaixo citados, confira:
- Layout moderno
- Categorize os seus produtos
- Formato leve e de fácil abertura
- Letras de fácil leitura e visualização
- Utilização de fotos reais do seus produtos
- Se possível, adicionar chamadas de atenção
- Organização para facilitar e guiar melhor os clientes
- Estratégias de neuromarketing e psicologia das cores
Nesse sentido, juntando todas as informações acima, escolha um designer moderno, aplique os nossos conceitos e arasse nessa produção.
Porém, lembre-se sempre de adequar o seu cardápio ao seu tipo de negócio, com cores e imagens destinadas a atrai-lo e fazer com que ele se sinta confortável a ponto de se fidelizar. Aliás, temos certeza que você usará muito as nossas dicas e fará com que o seu cardápio para WhatsApp seja um sucesso.
Qual tamanho de um cardápio digital?
Um cardápio digital pode ter tamanhos variados, conforme a sua necessidade ou desejo. Por isso, existem diversos formatos, com diâmetros e tamanhos diferentes, que remetem e traduzem a identidade do restaurante.
Basicamente, os tamanhos variam entre bastante entre si, porém, a média do formato é 21,0 x 29,7. No entanto, não há uma regra geral, visto que, os cardápios poderão ser elaborado com o dimensionamento que você desejar, mas não esqueça, atrela-lo ao visual do seu estabelecimento é importante.
Leia também: administrar restaurante – 6 dicas para planejamento estratégico
Que programa usar para fazer um cardápio para WhatsApp?
Para criar um modelo de cardápio para WhatsApp você irá escolher o aplicativo ou programa que preferir. As melhores opções são as seguintes:
- Word
- Canva
- Figma
- CorelDraw
- PowerPoint.
Em seguida separe as informações do seu cardápio por tipos de prato e passe as informações para a sua arte.
Como criar cardápio digital com QR Code?
O cardápio para WhatsApp com QR code é uma excelente alternativa para que o cliente consiga realizar seu pedido de maneira segura e autônoma.
O seu estabelecimento pode utilizá-lo como uma maneira de dinamizar o processo e torná-lo rápido, fácil e prático, além de trazer mais comodidade e segurança ao cliente.
O Que é QR Code?
O QR Code é um gráfico em 2D, que armazena dados e redireciona as pessoas a algum link. Ele é representado por um quadrado preto com vários quadradinhos dentro, é de fácil reconhecimento e passou a ser de uso comum no dia a dia.
O QR Code nada mais é do que um código de barras estilizado, que qualquer câmera presente em um celular é capaz de reconhecer.
Para criar um cardápio para WhatsApp com QR Code é simples, após elaborar o seu cardápio digital, você pode adicionar o link do mesmo em um QR Code, que poderá ser enviado por WhatsApp ao consumidor.
Um dos site em que você consegue fazer isso de forma rápida e eficaz é no QR Code Generator.
Como fazer Delivery pelo WhatsApp?
Agora, depois de entendermos que com um cardápio para WhatsApp você consegue otimizar suas vendas, precisamos perceber que as coisas devem seguir um padrão para funcionarem com eficiência.
Portanto, é importante que ao entrar em contato com o Delivery pelo WhatsApp, o cliente receba uma mensagem de saudação, que leve-o a realizar o pedido de forma imediata.
Posterior à mensagem automática, o seu funcionário deve responde-lo, enviar o seu cardápio e esclarecer eventuais dúvidas.
Contudo, este processo pode ser lento e demandar tempo, exigindo assim, que você possua um funcionário destinado à isso, enviando o cardápio para WhatsApp, recendo o pedido, anotando, solicitando o endereço da entrega e repassando-o para a cozinha.
É relevante que seu estabelecimento conte com a ajuda deste profissional para que o seu atendimento não deixe a desejar.
Ou seja, durante toda a conversa com o cliente é importante ser sempre muito cordial, respeitoso e empático, passando uma boa impressão a quem solicitar um serviço do seu restaurante.
Além disso, para que o cliente sinta-se satisfeito, muito cuidado ao entregar a comida, afinal, ninguém espera recebe-la fria ou toda misturada, não é mesmo?
Dessa forma, qualifique seus entregadores e certifique-se de que eles estão fazendo um bom trabalho, aliás, eles serão a cara do seu negócio, pois terão contato direto com o seu consumidor.
Sendo assim, para que o seu sistema Delivery funcione com qualidade e eficácia, estabeleça metas, bem como, atendimento ágil, coerente e ao nível do seu negócio.
Entretanto, explore todos os recursos que o WhatsApp Business te oferece e acompanhe suas métricas, identificando novas oportunidades. Em suma, possua bons profissionais, um cardápio para WhatsApp eficiente e um produto agradável, digno de fidelizar um consumidor.
Considerações sobre o cardápio para WhatsApp
Diante do acima exposto, conseguimos concluir que a demanda por atendimento online é crescente. Do mesmo modo, pesquisas recentes apontam que 59% dos brasileiros deixam o WhatsApp na tela de início do celular, indicando que o aplicativo já se tornou o principal canal de comunicação móvel em nosso país.
Sabendo disso, unindo o útil ao agradável e levando em consideração o padrão de consumo brasileiro também mudou, demandamos cada vez mais, que as prestações de serviço adaptem-se a tal realidade.
Partindo deste pressuposto, conseguimos entender o potencial do Delivery, dimensionando seus benefícios e utilizando-o para fortalecer os negócios de uma empresa.
Apesar de alguns hábitos dos consumidores mudarem, é importante ressaltar que algumas exigências jamais deixaram de existir, bem como a imposição de um bom atendimento.
Este fator engloba não somente as mensagens trocadas em um curto período de tempo, mas também, o cuidado e o respeito com o cliente em questão, desde a primeira mensagem automática, até a entrega da refeição.
Por fim, podemos reconhecer que para o sucesso de um restaurante, é indubitável a participação e contribuição dos funcionários, devendo assim, receber tal mérito.
Sob o mesmo ponto de vista, devemos ressaltar que todo negócio de sucesso é construído tijolinho por tijolinho, com muito trabalho, amor e dedicação.
Desta forma, planeje, almeje e execute as metas e dicas deixadas neste artigo, pois assim, o progresso é só uma questão de tempo.
Afinal, já disse Albert Schweitzer, sucesso não é a chave para a felicidade, felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem-sucedido.
E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.
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