Administrar restaurante: 10 dicas para planejamento estratégico.

O mercado gastronômico passou por diversas transformações ao decorrer dos anos e com o avanço tecnológico. Contudo, a gestão de um restaurante tornou-se fundamental, afinal, por trás de um restaurante de qualidade existe uma equipe bem preparada e administrada.

Ademais, administrar um restaurante vai muito além da habilidade de cozinhar bem. Para conquistar um estabelecimento rentável e produtivo, é imprescindível que o empreendedor desenvolva capacidades de gerir e que possua um controle financeiro eficaz.

Sobretudo, otimizar estratégias e administrar restaurante com mais sabedoria é alinhar o seu negócio ao caminho do sucesso. Portanto, pensando em te auxiliar na gestão do seu estabelecimento, separamos 10 dicas para modificar o seu planejamento estratégico e torná-lo excelente, alavancando o seu restaurante. Confira abaixo:

Liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade.

Qual a melhor forma de administrar restaurante?

O planejamento para restaurante são estratégias para as ações que serão realizada durante um período específico de tempo. Tais ações devem estar alinhadas com os seus objetivos e prioridades do seu negócio.

Ademais, por meio de uma boa administração é possível motivar pessoas, engajar colaboradores e encaminhar o seu restaurante, através de controles financeiros de excelência. Veja aqui as melhores dicas para que seu estabelecimento possua uma gestão eficiente.

#DICA 1 – Fique atento à qualidade de atendimento

A qualidade do atendimento para restaurante é indubitável, afinal, de nada adianta possuir uma comida maravilhosa se os seus funcionários e gestores não estiverem preparados para se relacionar com o público de maneira satisfatória. Ou seja, os seus colaboradores devem ser capacitados para que um bom atendimento seja premissa básica e a postura no ambiente de trabalho seja responsiva.

A dica é criar um diferencial no atendimento, padronizando a abordagem e atendendo os clientes da forma esperada. Lembre-se que um atendimento ruim possui alta capacidade de afastar a clientela.

Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.

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Transformar o atendimento em um restaurante um sucesso é o pesadelo de muitos empreendedores. Por isso, saber como realizar uma boa gestão, investir em estratégias e aplicá-las com um bom atendimento, vai além de um cardápio atrativo e de qualidade.

Contudo, um atendimento de excelência impacta de forma direta a lucratividade de um restaurante, isso porque quando satisfeitos, tendem a voltar mais vezes e indicar o estabelecimento para outras pessoas, fomentando o marketing boca a boca.

O bom atendimento em um restaurante conta com funcionário bem treinados e qualificados, pois, o cliente é impactado pelo forma em que é atendido, demandando que neste processo, ele sinta-se confortável. Em outras palavras, ser cordial, simpático e criar um ambiente agradável, fará com que o visitante sinta-se acolhido e assim, provavelmente voltará ao seu estabelecimento.

Capacitar os profissionais que trabalham com você é uma maneira eficaz de garantir que tudo sairá como o planejado. Então, até os funcionários com experiência e que já trabalham com você, devem passar por treinamentos, aliás, conhecimento nunca é demais. Esta instrução deve contar com práticas comuns da profissão, mas também com regras de etiquetas e procedimentos padrões do negócio.

Além disso, prepará-lo para “saias justas” é essencial para que ele consiga de forma sucinta e leve contornar eventuais problemas do dia a dia. Dessa forma, profissionalizar os seus empregados é uma estratégia para aumentar os lucros da sua empresa, visto que, você terá pessoas capacitadas para receber, atender e satisfazer o seu cliente.

Veja mais em: atendimento para restaurante: como ter o melhor 

#DICA 2 – Crie um ambiente agradável

Ao administrar restaurante, é preciso saber que o ambiente é capaz de gerar experiências positivas ou negativas em um cliente, além de influenciar diretamente nas ações do consumidor. Por isso, é essencial que você crie um ambiente harmonioso, agradável e propício para os seus visitantes.

A dica neste caso é a utilização de elementos que tragam referências culturais e se possível, que ornem com o estilo de pratos oferecidos, relacionado com a sua nacionalidade, por exemplo.

Além disso, lembre-se da acessibilidade. O seu restaurante precisa ser inclusivo e receptivo, pois assim, atrairá um público maior. Contudo, adeque-se para enquadrar a sua infraestrutura com as necessidades de pessoas com alguma limitação física.

Ademais, coloque as mesas e cadeiras de maneira bem distribuídas, o mesmo vale para peças de decoração. Busque fazer com que a clientela fique à vontade. Lembre-se que cada detalhe é pensado para melhorar a experiência do cliente. Então, contar com um ambiente bem limpo e dentro das normas de higiene é primordial na concepção dos consumidores.

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#DICA 3 – Mantenha o controle de estoque

Possuir o domínio do estoque é essencial para administrar um restaurante, até porque é muito desagradável quando um cliente quer degustar algum prato e não pode saboreá-lo pois faltam ingredientes para o seu preparo.

Além disso, é muito importante o cuidado para não comprar mais que o necessário. Afinal, jogar produtos fora por perder a validade é jogar dinheiro fora, reduzindo sua margem de lucros. Portanto, um bom gestor não deve cometer esse tipo de erro, pois prejudica o crescimento do negócio.

#DICA 4 – Preste atenção às finanças

Atualmente, é impensável não possuir o controle de gastos em qualquer tipo de empresa. Em outras palavras administrar restaurante deve vir alinhado ao fato de conquistar dados consolidados sobre receita e despesas do estabelecimento.

A dica é realizar um acompanhamento diários dos custos e lucros do restaurante. Gastos com alimentos, pagamento de horas extras e tudo que girar internamente deve ser contabilizado.

Além disso, quando temos uma visão mais clara do financeiro, você conseguirá administrar um restaurante de maneira racional e equilibrada. Lembre-se que gastar mais do que arrecada é falta para qualquer negócio. Por isso, é sempre bom anotar e ter sob domínio todos os gastos e reinvestir parte do dinheiro em melhorias para a o estabelecimento.

#DICA 5 – Monte uma equipe qualificada

Não basta apenas contratar funcionários, é importante que você tenha critérios bem definidos para escolher os seus colaboradores, principalmente para que eles estejam alinhados com os valores da empresa.

A equipe do seu restaurante será um dos pilares para o sucesso do seu estabelecimento. Assim, para que tudo funcione de forma harmônica é importante que os eles possuam a mesma essência do seu negócio, além de saber lidar com o público e com alguma experiência na área.

Contudo, o gestor deve ter cuidado com a retenção de talentos e a rotatividade de seu estabelecimento. Sobretudo, a sua equipe deve ser carismática, educada e 100% prestativa, de maneira que seja capaz de cativar o carisma e a simpatia do público ao passo em que o profissionalismo é executado.

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#DICA 6 – Conheça as regras e a legislação

Que abrir uma empresa no Brasil é burocrático não é segredo para ninguém. Nesse sentido, há uma série de formalidades e diversas regras sanitárias que mudam de acordo com cada cidade. Essa sequência de cuidados não devem ser negligenciados, sendo muito importante seguir à risca as orientações e diretrizes, para que não hajam problemas com a legalidade.

A dica é ter uma noção de cargas tributárias, afinal, o pagamento de impostos têm influência nos custos e deve estar sempre em dia, evitando a cobrança de multas.

O que tem que ter em um restaurante?

Montar um restaurante envolve etapas, algumas delas são mais simples e outras mais estratégicas, que levarão o seu negócio até o sucesso. Desse modo, um restaurante deve ser agradável, limpo, organizado e com comida boa.

Portanto, nesse cenário, vários pontos devem ser levados em consideração, bem como a localização, decoração, serviços prestados e mão de obra necessária para bem atender os clientes.

De antemão, é imprescindível que você crie um plano de negócios, pois é a partir dele que podemos delimitar as atividades, espaços profissionais, metas e responsabilidades. Além disso, o plano de negócios é um fator decisivo na tomada de decisões importantes.

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Ao montar a estrutura, a aquisição dos equipamentos essenciais para o pleno funcionamento do restaurante, se faz necessária. E neste caso, o ambiente que vai criar é um relevante fator competitivo, que ajuda a atrair novos públicos e ampliar a sua rede de clientes fidelizados.

Uma dica bem válida é a construção de um ambiente temático, que orne com os seus pratos, criando uma identidade visual e uma personalidade bem definida para o seu negócio.

Contudo, o estoque, a cozinha e os banheiros devem possuir a adequação e limpeza necessária. A iluminação deve estar de acordo com o projeto e fornecer o ambiente propício para a sua clientela.

Já os equipamentos em si, depende muito do tamanho do seu restaurante e do segmentado específico que você irá atuar. Porém, de modo geral você precisará de:

  • mesas, cadeiras e/ou banquetas;
  • armários para armazenamento de insumos e para os empregados;
  • áreas quente fria de preparação de alimentos;
  • prateleiras para bebidas;
  • geladeira (vertical e/ou horizontal);
  • freezer;
  • fogão industrial;
  • chapa com aquecimento a gás;
  • forno de micro-ondas;
  • exaustor;
  • estufas para salgados;
  • fritadeira elétrica;
  • panelas, assadeiras;
  • liquidificadores, espremedores de frutas;
  • utensílios gerais, tais como pratos, talheres, copos.

Ademais, os meios de pagamento que você irá utilizar devem estar estar em seu planejamento, tenha mais de uma opção de máquina de cartão e garanta a boa conexão à internet da mesma. Entretanto, os meios eletrônicos, que geram pagamentos através do celular, bem como o PicPay e o WhatsApp Payments, deve ser considerada pelo seu restaurante.

Como organizar a cozinha de um restaurante?

Ao administrar restaurante para que a entrega de pratos de excelência é imprescindível que a cozinha seja organizada, facilitando o trabalho do chefe e seus auxiliares.

Nesse sentido, manter a ordem em um restaurante é a chave do sucesso, oferecendo mais qualidade e evitando problemas com os pratos servidos. Ou seja, a cozinha é um ambiente que exige atenção, pois é onde seus produtos são preparados, necessitando do máximo de cuidado, higiene e organização.

Leia também: comandas eletrônicas para restaurante – quais as vantagens? 

Sobretudo, o design da cozinha de restaurante deve ser prático, para que atenda as necessidades de quem trabalha nela. Portanto, deve ser estruturada para que os processos sejam fáceis e otimizados. Sendo assim, quando montar a sua cozinha opte por praticidade, conforto e possibilidade de seguir as regras da Vigilância Sanitária.

Ademais, se possível, escolha bancadas, torneiras e demais superfícies lisas, antissépticas e laváveis, como o aço inoxidável, por exemplo.

Em contrapartida, os pisos devem ser antiderrapantes e as paredes não podem conter rachaduras ou frestas, principalmente que sejam de fácil higienização, resistentes a produtos químicos e desinfetantes.

Por outro lado, o seu estoque deve estar mantido em um ambiente arejado, criando categorias e sessões, preferencialmente etiquetado. E para que uma cozinha seja organizada é importante que você delegue funções, pois assim, cada um sabe o que é preciso fazer.

Por fim, crie pequenas regras internas, visto que, em todos os ambientes de trabalho que contam com a colaboração de pessoas, precisa de regras profissionais. Um exemplo é delimitar as pessoas coisas, bem como o ‘sujou limpou’ e o ‘usou guardou’ que facilitará na limpeza e organização da sua cozinha.

Como controlar as vendas de um estabelecimento?

O controle de vendas é mais que apenas números, é a alma do negócio. Desse modo, o controle de vendas para restaurante evita erros, seja simples e eficaz deve focar em 3 pontos. Veja a seguir:

1. Registro de clientes

Para que seja possível exercer um controle de vendas simples e de qualidade, é fundamental que o armazenamento de dados referente a clientes seja excepcional.

Em outras palavras, essas informações são ricas e muito úteis, principalmente para delimitar o seu perfil de cliente e criar promoções e campanhas voltadas a ele, garantindo assertividade.

2. Organização da empresa

Não importa que tipo de negócio, sistema ou tecnologia que sua marca utiliza, se não houver organização, certamente haverá problemas. Lembre-se: o controle de vendas serve para que você analise e visualize de maneira prática os dados relacionados aos seus consumidores.

Porém, se a organização diária deixar a desejar, o controle de vendas não fará milagre nas finanças. Portanto, o controle de vendas e a organização geral de sua empresa devem estar alinhados, buscando o progresso por meio de estratégias eficientes.

3. Equipe de vendas

Para ter um controle de vendas simples, prático e eficiente é preciso saber gerir o pilar principal: as pessoas. Ou seja, atenção às pessoas é de extrema importância e disponibilizar treinamentos para desenvolver habilidades em seus colaboradores é o caminho para alavancar o seu estabelecimento.

Além disso, lembre-se que a qualidade de atendimento no restaurante deve ser de excelência, afinal, de nada adianta ter os melhores pratos, com a melhor organização, se o seu atendimento deixar a desejar, não é mesmo?

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Como fazer o controle de estoque?

O controle de estoque de restaurante engloba diversas atividades, bem como organização, planejamento e armazenamento de matéria-prima, produtos e equipamentos. Nesse sentido, o controle de estoque é uma peça fundamental para sustentar um empreendimento.

De antemão, a ideia básica é que para administrar restaurante e controlar o estoque de maneira eficiente, é uma maneira de dominar o que precisa ser reposto. Esse controle também garante uma redução de roubos e perda por vencimento do produto.

Para começar, elaboramos um passo a passo para que você consiga administrar o restaurante de maneira eficaz.

1. Crie um inventário

Para criar um inventário, é preciso listar todos os produtos que estão estocados e a quantidade de cada um deles. Este documento deve ser revisado e atualizado constantemente, assim, você terá controle de tudo que entra e sai do seu estabelecimento.

2. Prepare a sua equipe

Para gerir o estoque da sua empresa é importante que a sua equipe esteja preparada. Nesse caso, direcione a liderança para uma pessoa interessante e esta será responsável pelo acompanhamento do controle e e monitoramento de todas as movimentações que ocorrerem.

3. Busque um equilíbrio

O controle de estoque de restaurante auxilia no conhecimento de quantidade de produtos existentes e em falta. Portanto, o ideal é que estes produtos permaneçam em constante equilíbrio, sem sobrar ou faltar.

Por meio do controle de estoque você terá acesso à rotatividade de produtos internos, o que permite que o seu inventário seja equilibrado e eficiente.

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4. Calcule o custo do estoque

Estocar produtos requer custos que estão diretamente relacionados ao espaço utilizado e à equipe que será responsável por cuidar do estoque.

Por isso, é bom avaliar os custos para que o seu estoque enquadre-se perfeitamente com a realidade da sua empresa e, consequentemente, tornar o controle cada vez mais qualificado.

Leia também: excelência no atendimento para restaurante – as melhores dicas

O que a Vigilância Sanitária fiscaliza em restaurantes?

Antes de tudo, é importante quebrarmos o mito que é muito comum entre empreendedores de gastronomia, onde acreditam que a Anvisa é um vilão que quer fechar o seu negócio. Em contrapartida, a vigilância sanitária é importante não apenas para cidadãos, cuja saúde será resguardada pela atuação da agência.

#1 Documentos

Todo restaurante precisa ter em dia e de fácil acesso, alguns documentos que atestam a legalidade e cumprimentos de exigências estruturais e fiscais do negócio. Estes documentos podem variar conforme o município, mas existem quatro que são exigidos universalmente.

  1. Cadastro Nacional de pessoa jurídica (CNPJ)
  2. Alvará de funcionamento cedido pela prefeitura
  3. Alvará do Corpo de Bombeiros, atestando a segurança do local
  4. Alvará de Vigilância Sanitária, atestando a adequação das estruturas aos requisitos sanitários legais

#2 Registros

É necessário, para controle, que você possua o registro de alguns procedimentos realizados internamente, sendo eles:

  1. Registros da temperatura de geladeiras e congeladores dos últimos 30 dias
  2. Registro de limpeza e manutenção de utensílios
  3. Manual de boas práticas, elaborado por um nutricionista
  4. Procedimentos operacionais padronizados (POPs) que também devem ser elaborados por um nutricionista

POP de controle de pragas e vetores – pode ser entregue por qualquer empresa que realize o controle de pragas e tenha licença para dar o certificado de procedimento operacional padronizado.

POP de higiene do ambiente – é um processo de limpeza interna, porém, requer um cuidado específico com a higienização, tanto do ambiente quanto dos utensílios.

POP de higiene pessoal – basicamente, é a garantia de que seus funcionários estão com a higiene pessoal em dia e que mantém hábitos saudáveis, como as unhas cortas e mãos limpas, por exemplo.

POP de potabilidade da água – este é o procedimento operacional padronizado que leva em consideração a fonte de água que abastece o seu restaurante, bem como, o saneamento básico de sua cidade.

POP de controle de recebimento de mercadorias – é o procedimento que garante que as mercadorias sejam comercializadas e recebidas conforme lei.

#3 Ingredientes e embalagens

Os critérios para a escolha de fornecedores de matéria-prima devem ser listado para uma eventual avaliação. As mesmas devem ser recebidas em área limpa e protegida e devem passar por inspeção na recepção.

Os lotes de matérias-primas, ingredientes e embalagens fora do prazo de validade precisam ser devolvidos de forma imediata ao fornecedor ou deve ser dada uma destinação final a esses itens.

Estes produtos precisam ser armazenados de forma eficiente e em lugar de boa ventilação e limpeza. Além disso, Esses produtos necessitam ter adequado acondicionamento, sendo armazenados sobre paletes, estrados ou prateleiras. Permitindo que uma boa administração no restaurante seja feita.

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#4 Higiene do local de trabalho

As cozinhas de delivery devem possuir regulamentação própria quanto a higiene no local de trabalho. Estas condições devem ser propícias, incluindo instalações, equipamentos e utensílios.

Sobretudo, os funcionários devem ser qualificados para executar uma higienização de excelência e diminuir assim, os riscos de contaminação de alimentos.

Ou seja, a caixa de gordura deve ser limpa periodicamente e o descarte dos resíduos deve ser apropriado. A resolução da Anvisa recomenda que substâncias químicas odorizantes não sejam usadas nos locais de preparação e armazenamento dos alimentos.

Além disso, os produtos saneantes devem ter regulamentação de acordo com o Ministério da Saúde. Deve-se seguir adequadamente os passos para diluição, tempo de contato e modo de aplicação dos produtos.

#5 Ingredientes e embalagens

Os critérios para a escolha de fornecedores de matéria-prima para restaurante devem ser listado para uma eventual avaliação. As mesmas devem ser recebidas em área limpa e protegida e devem passar por inspeção na recepção.

Os lotes de matérias-primas, ingredientes e embalagens fora do prazo de validade precisam ser devolvidos de forma imediata ao fornecedor ou deve ser dada uma destinação final a esses itens.

Estes produtos precisam ser armazenados de forma eficiente e em lugar de boa ventilação e limpeza. Além disso, Esses produtos necessitam ter adequado acondicionamento, sendo armazenados sobre paletes, estrados ou prateleiras.

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#6 Acondicionamento correto

Um dos pontos bem importantes para a vigilância sanitária e que muitas vezes é esquecido pelos gestores é o estoque. Ao organizar o restaurante é preciso garantir que os alimentos não estarão em contato direto com as paredes ou o chão, que haja circulação de ar suficiente e que as janelas sejam teladas, evitando o adentramento de animais.

Como fazer a conta de lucro para administrar restaurante?

Na estratégia de qualquer negócio, a margem de lucro é um fator crucial, pois, se ela não estiver bem definida, os seus resultados podem ser bastante prejudicados, podendo levar o seu negócio a falência.

E afinal, qual a diferença entre e lucro bruto e lucro líquido? O lucro bruto nada mais é do que o rendimento restante do restaurante, obtido após abater os custos variáveis. E este, trata-se da diferença positiva entre a o preço de venda e o custo deste produto.

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Em contrapartida, o lucro líquido inclui além dos custos variáveis, os custos fixos. O lucro líquido equivale, portanto, ao rendimento obtido após a subtração de todos os custos do negócio.

Dessa forma, o cálculo para sabermos a margem de lucros precisamos seguir os passos abaixo:

  1. Divida o lucro pela receita total do restaurante
  2. Multiplique por 100 e obtenha certeiramente qual a margem de lucro do seu estabelecimento

Leia também: planejamento financeiro para restaurante – como ter sucesso 

Administrar restaurante: considerações finais

Ao longo deste artigo conseguimos mensurar a importância de administrar restaurante com eficiência e com o auxílio de estratégias. Portanto, torna-se notório que é possível organizar, planejar e alavancar o seu negócio com precisão, aumentando as suas possibilidade de sucesso.

Por fim, é de extrema relevância a administração de um restaurante com excelência, fazendo com que um bom atendimento seja realizado, pratos de qualidade sejam servidos e que clientes satisfeitos voltem sempre ao seu estabelecimento.

Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios.

E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

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