Vender mais em um restaurante: 7 dicas infalíveis.

Um restaurante a todo vapor, uma cozinha cheia de pedidos, executando todos com muita maestria e clientes saindo satisfeitos. Este é o cenário de um restaurante que venderá muito.

Para que esse sonho seja real, é preciso exercer estratégias, traçar metas e cumprir objetivos. Em outras palavras, tempo e dedicação devem ser seus principais aliados.

Você nunca pode atravessar o oceano até que você tenha coragem de perder de vista a costa

Nesse sentido, vender mais em um restaurante pode ser descomplicado e assertivo com as dicas que a nossa equipe separou especialmente para você. Confira a seguir:

Como vender mais em um restaurante?

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, por isso é importante rever as suas estratégias de atrair clientes e cultivar conexões. Desse modo, vender mais em um restaurante está interligado a diversos fatores:

#Dica 1 – Entretenimento

Investir no entretenimento pode ser uma maneira eficiente de vender mais em um restaurante. Isso ocorre, pois se você inclui música ao vivo, por exemplo, atrairá pessoas que gostam de curtir um som, com uma boa música ambiente.

Estas ações podem ser ainda mais importantes em datas comemorativas, já que é um momento onde as pessoas buscam por algo diferente e aconchegante.

Contudo, lembre-se de investir em uma boa divulgação para restaurante e contrate bons artistas, para que o seu investimento não seja algo negativo para a visibilidade de seu restaurante.

#Dica 2 – Tenha um ambiente aconchegante

As pessoas gostam de se sentir aconchegantes e de estar em ambientes que trazem confiança e segurança. Portanto, invista no design de seu estabelecimento, visando deixá-lo o mais receptivo e agradável possível.

Atualmente, é difícil que as pessoas procurem um restaurante apenas pela comida, visto que quando saem, os consumidores buscam ambientes agradáveis para passar algumas horas se divertindo.

Algumas dicas relevantes para que o seu ambiente agregue valor ao seu estabelecimento e gere mais vendas em um restaurante é boa iluminação, comunicação visual, além de atendimento de qualidade e criação de identidade de marca.

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#Dica 3 – Qualidade de atendimento

O atendimento em um restaurante deve ser de primeira, afinal, quem é que volta a um lugar onde foi mal recepcionado e atendido?

Desse modo, procure profissionais de excelência e que estejam dispostos a fazer acontecer. O bom atendimento em um restaurante conta com funcionário bem treinados e qualificados, pois, o cliente é impactado pelo forma em que é atendido, demandando que neste processo, ele sinta-se confortável.

Em outras palavras, ser cordial, simpático e criar um ambiente agradável, fará com que o visitante sinta-se acolhido e assim, provavelmente voltará ao seu estabelecimento.

#Dica 4 – Invista no visual dos pratos

A aparência dos pratos conta muito para às vendas. Sobretudo, os padrões do consumidor atual  se modificaram e o ‘comer com olhos’ nunca foi tão real.

Portanto, investir em pratos harmoniosos, personalizados e cheio de identidade podem estimular o apetite e trazer boas sensações.

Por isso, ao oferecer uma boa experiência ao cliente, bem como ajudá-lo a sentir com mais prazer os sabores, aromas e momentos, você estará fortalecendo a sua relação com os consumidores, fidelizando-os e por consequência, fomentando para vender mais em um restaurante.

#Dica 5 – Fortaleça a sua imagem na internet

Se os seus consumidores estão conectados, é para lá que você deve caminhar.

Esteja onde o seu cliente está

Ou seja, se grande parte do seu público-alvo está presente no meio online, é importante que você esteja inserido no contexto digital.

Além disso, as mídias sociais contribuem para que os seus clientes estejam atualizados sobre o seu horário de funcionamento, promoções e demais informações do seu estabelecimento, como o cardápio, por exemplo.

Entretanto, estar presente no Google Meu Negócio também tornou-se fundamental, visto que pessoas que não conhecem o seu restaurante podem encontrá-lo nas buscas do Google, por sua localização, aumentando as suas chances de atrair novos públicos para restaurante.

#Dica 6 – Utilize técnicas como Cross Selling, Up Selling e Down Selling

O objetivo dessas técnicas é oferecer ao consumidor mais opções de produtos, além daqueles que ele já conhece. O papel é entregar ao cliente a decisão de compra.

Por isso, é essencial que todos os seus colaboradores conheçam o cardápio perfeitamente e estejam cientes de que o desempenho deles resulta no impacto financeiro positivo ou negativo.

Cross Selling e Up Selling

A técnica Cross Selling é basicamente uma estratégia de adicionar mais itens ao pedido e vender mais mais em um restaurante. É comum vermos esta tática em combos e promoções. Por exemplo: “você gostaria de acrescentar batata frita para acompanhar o seu hambúrguer, com 25% de desconto?

Por outro lado, o Up Selling entrega um upgrade do produto. Em outras palavras, é oferecido uma versão premium ou mais sofisticada, influenciando o cliente a consumi-la.

Down Selling

A técnica Down Selling mostra-nos que o cardápio deve ser estruturado para caber em qualquer bolso e agradar qualquer gosto. Não é porque o prato principal do dia é um corte premium que o consumidor com um orçamento limitado não poderá fazer sua refeição no restaurante de sua escolha.

Uma solução possível nesse caso é oferecer um corte alternativo com um preço intermediário; sem esquecer de dizer ao consumidor que o padrão de qualidade do restaurante é seguido em todos os produtos vendidos. 

#Dica 7 – Fidelize clientes com estratégia de retenção

Conquistar um novo cliente demanda um esforço 25 vezes mais do que manter clientes fiéis a marca.

Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.

Em uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review foi constatado que com a retenção de 5% da base de clientes de uma empresa, o seu lucro pode aumentar entre 25 e 95%.

Portanto, torna-se notório a importância do desenvolvimento de um bom relacionamento com seus clientes recorrentes, estreitando laços e criando um programa de fidelidade, por exemplo.

Dica bônus – Utilize a tecnologia a favor de seu restaurante

Para que você não fique apenas focado em alavancar as suas vendas, é importante que você procure o progresso tecnológico para o seu negócio também. Até porque com a utilização da tecnologia ao seu favor, você otimiza tempo, realiza tarefas com mais facilidade e organiza os seus processos com qualidade.

Nesse sentido, implementar estratégias que estejam focadas em impulsionar as suas vendas e potencializar os resultados obtidos são recursos relevantes e que muito agregam ao seu estabelecimento.

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O que fazer para melhorar a gestão de um restaurante?

O planejamento são estratégias para as ações que serão realizada durante um período específico de tempo. Tais ações devem estar alinhadas com os seus objetivos e prioridades do seu negócio.

Ademais, por meio de uma boa administração é possível motivar pessoas, engajar colaboradores e encaminhar o seu restaurante, através de controles financeiros de excelência. Veja aqui as melhores dicas para que seu estabelecimento possua uma gestão eficiente.

Leia também: cardápio para restaurante – 5 dicas para fazer o seu 

 Mantenha o controle de estoque

Possuir o domínio do estoque é essencial para administrar um restaurante, até porque é muito desagradável quando um cliente quer degustar algum prato e não pode saboreá-lo pois faltam ingredientes para o seu preparo.

Além disso, é muito importante o cuidado para não comprar mais que o necessário. Afinal, descartar produtos por perder a validade é jogar dinheiro fora, reduzindo sua margem de lucros. Portanto, um bom gestor não deve cometer esse tipo de erro, pois prejudica o crescimento do negócio.

Preste atenção às finanças

Atualmente, é impensável não possuir o controle de gastos em qualquer tipo de empresa. Em outras palavras administrar restaurante deve vir alinhado ao fato de conquistar dados consolidados sobre receita e despesas do estabelecimento.

A dica é realizar um acompanhamento diários dos custos e lucros do restaurante. Gastos com alimentos, pagamento de horas extras e tudo que girar internamente deve ser contabilizado.

Além disso, quando temos uma visão mais clara do financeiro, você conseguirá administrar de maneira racional e equilibrada. Lembre-se que gastar mais do que arrecada é falta para qualquer negócio.

Por isso, é sempre bom anotar e ter sob domínio todos os gastos e reinvestir parte do dinheiro em melhorias para a o estabelecimento.

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 Monte uma equipe qualificada

Não basta apenas contratar funcionários, é importante que você tenha critérios bem definidos para escolher os seus colaboradores, principalmente para que eles estejam alinhados com os valores da empresa.

A equipe do seu restaurante será um dos pilares para o sucesso do seu estabelecimento.

Assim, para que tudo funcione de forma harmônica é importante que os eles possuam a mesma essência do seu negócio, além de saber lidar com o público e com alguma experiência na área.

Contudo, o gestor deve ter cuidado com a retenção de talentos e a rotatividade de seu estabelecimento.

Sobretudo, a sua equipe deve ser carismática, educada e 100% prestativa, de maneira que seja capaz de cativar o carisma e a simpatia do público ao passo em que o profissionalismo é executado.

Conheça as regras e a legislação

Que abrir uma empresa no Brasil é burocrático não é segredo para ninguém. Nesse sentido, há uma série de formalidades e diversas regras sanitárias que mudam de acordo com cada cidade.

Essa sequência de cuidados não devem ser negligenciados, sendo muito importante seguir à risca as orientações e diretrizes, para que não hajam problemas com a legalidade.

A dica é ter uma noção de cargas tributárias, afinal, o pagamento de impostos têm influência nos custos e deve estar sempre em dia, evitando a cobrança de multas.

Leia também: redes sociais para restaurante – como se destacar nas mídias?

O que vende mais em um restaurante?

A comida é o carro-chefe em um restaurante e a fórmula do sucesso é executar pratos de qualidade, seja eles quais forem. Nesse sentido, separamos as tendências de restaurante para que o seu faturamento aumente e você conquiste a garantia de que o seu estabelecimento ofertará o que o consumidor mais busca.

1. Hambúrgueres

Cada vez mais gourmet, os hambúrgueres voltaram a fazer parte da mesa dos brasileiros e tornaram-se frequentemente consumidos.

Com um público bastante fiel, este produto pode agregar muito ao seu cardápio, visto que é muito comum entre jovens. Além disso, o hambúrguer pode vir acompanhado com porções de batata frita e refrigerantes.

Como um diferencial importante é interessante que você ofereça opções sem carne, sem glúten ou lactose, fazendo que o seu produto seja personalizado conforme a necessidade do seu consumidor.

2. Hot Dog

Adentrar o cachorro quente em seu cardápio pode ser uma excelente maneira de trazer um retorno financeiro para o seu restaurante. O hot dog é composto por elementos consideravelmente baratos, por isso possuem um bom custo-benefício.

Uma forma de se diferenciar da concorrência é inovar molhos e acompanhamentos, visando agradar todos os gostos possíveis.

3. Espetinhos

Os espetinhos são uma ideia simples, que já existe a muito tempo, mas que está conquistando o seu lugar no mercado. O principal ingrediente deste prato é carne, que pode vir acompanhada de farofa ou ainda, vinagrete.

Por isso, esta é uma opção que pode incrementar ainda mais o seu cardápio e atingir diversos públicos.

4. Salgados

Os salgados nunca deixam de ser tendência e são sempre bem-vindos em qualquer cardápio. Por sua praticidade, conseguem atender as demandas de quem está de passagem, principalmente.

Esse tipo de prato pode ser bem variado e possuir porções pequenas e médias, uma boa pedida é fazer um mix e servir acompanhado de diferentes molhos.

5. Lanches naturais

Diversificados e de fácil preparo, os lanches naturais podem ser uma forma eficiente de produzir um cardápio com diferenciais importantes.

Uma de suas principais vantagens é o preço acessível de seus ingredientes, o que pode representar uma grande economia no final do mês.

Se o seu estabelecimento fica próximo de parques e academia, os lanches naturais devem estar presentes em seu cardápio o quanto antes.

6. Sobremesas

As sobremesas não podem ficar fora da lista, não é mesmo? Elas são peças fundamentais em um cardápio. Entre elas, há diversas possibilidades e combinações, desde as mais caseiras até as mais elaboradas.

O ideal é que estejam presentes em seu cardápio belo menos 5 opções de sobremesas, intercaladas entre mais leves e mais calóricas. Lembre-se de inovar, chamar a atenção e surpreender o seu visitante.

Como fazer divulgação de um restaurante?

Este artigo é 100% destinado a você, empreendedor, para que as suas redes sociais para restaurante sejam uma forma eficiente de divulgação, trazendo cada vez mais consumidores e alavancando as suas vendas. Desse modo, não se preocupe, você não está sozinho. Confira abaixo nossas dicas infalíveis de marketing digital:

Dica 1 – Constância

Uma dica muito valiosa e fundamental para o crescimento da sua marca e reconhecimento do seu estabelecimento, é a constância. Sim, a frequência com que você divulga o seu restaurante é um fator que delimita o seu alcance e visibilidade.

Portanto, estar presente diariamente no mundo online é um segredinho e tanto. Ou seja, criar conteúdos para o feed ou story, por exemplo, é de extrema relevância.

Entretanto, é importante focar na qualidade e não na quantidade. Porém, é possível sim criar conteúdos com frequência sem perder a excelência.

Nesse sentido, você pode falar de pratos, combinações, promoções, postar o dia a dia do seu restaurante e até contextualizar com curiosidades gastronômicas.

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Dica 2 – Capriche nas fotos

A criatividade na apresentação de pratos faz toda a diferença, pois o prato tornou-se a tela e o chef o pintor. O velho ditado é verdadeiro: “as pessoas comem com os olhos” a qual concretiza que quanto mais harmoniosa as suas combinações, mais vontade de comer as pessoas terão.

Desse modo, passe toda essa harmonia para as  fotos, invista em qualidade. Contudo, uma boa iluminação e com o mais verdadeira possível é importante.

Dica 3 – Utilize hashtags

A utilização de hashtags é uma grande sacada, pois permite que você conecte-se com pessoas que estão naquele local. Isso acontece, pois quando colocamos as hashtags ou ainda, marcamos com a localização, outras pessoas que estiverem naquele raio poderão ver o seu restaurante, se interessar e acabar consumindo.

Mas e como saber quais hashtags usar? Uma sugestão bem útil é a ferramenta ingramer, que possibilita analise de palavras-chave de seus conteúdos e dos seus concorrentes. Veja aqui.

Veja mais em: Redes sociais para restaurante. 

Considerações para vender mais em um restaurante

Para que vender mais em um restaurante seja assertivo e descomplicado, é essencial que você esteja disposto a corrigir falhas e evoluir com erros.

Portanto, esteja preparado para modificar padrões e conecte-se com as tendências do mercado. Além disso, é relevante pedir feedbacks, assim você entenderá perfeitamente qual é a visão de seus clientes sobre o seu estabelecimento.

Ademais, preze pelo bom atendimento no restaurante, com pratos de excelência e uma equipe alinhada e preparada para satisfazer as vontades do seu público. Lembre-se de aproximar-se do seu consumidor e buscar criar conexões mais profundas.

Por fim, vender mais em um restaurante será apenas a consequência de um serviço prestado com qualidade. Afinal, tudo que tem amor, prospera. A nossa equipe deseja-te boa sorte e espera ter auxiliado neste caminho até o sucesso.

Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz um bom atendimento e entrega serviços de qualidade, então este é o seu negócio.

E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Pratio, uma ferramenta inteligente que te auxiliará na emissão de NFC-e, contribuindo com a organização por meio de relatórios de fácil acesso e simples visualização.

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