Redes sociais para restaurante: como se destacar nas mídias?
O número de adeptos às redes sociais vem crescendo continuamente: no ano passado, por exemplo, a quantidade de pessoas conectadas alcançou a marca de 3,2 bilhões de usuários, ou seja, 42% da população mundial.
Com o desenvolvimento tecnológico, as mídias sociais tornaram-se uma opção viável e acessível para a utilização do marketing, visando alinhar o tempo gasto na internet com a divulgação de serviços e produtos.
Além disso, a presença online de um negócio é fundamental para o seu crescimento, pois, é lá que encontramos grande parte do público-alvo, construindo a identidade da marca, consolidando clientes e criando conexões profundas.
Pensando nisso, separamos dicas infalíveis de redes sociais para restaurante, está preparado para expandir as suas estratégias e atingir mais pessoas com assertividade no meio virtual? Então vem com a gente que nós te explicaremos tudo que você precisa saber.
O que postar em redes sociais para restaurante?
A forma de realizar marketing para restaurante evoluiu consideravelmente com a chegada da internet e negócio que possuem resistência a se adequar aos novos padrões de consumo, correm risco de serem esquecidos.
Atualmente, é comum que as pessoas pesquisem sobre um bom restaurante de maneira online, antes mesmo de tirar as suas próprias conclusões.
Isso acontece pois, além de sugestões e avaliações de usuários, é possível ver fotos dos ambientes, pratos e equipe, possibilitando uma maior confiança no estabelecimento.
Em outras palavras, fomentar as redes sociais do restaurante por meio de conteúdos ricos e relevantes é uma forma de marketing que passa domínio e segurança ao usuários, aumentando suas chances de converte-lo ou ainda, trazê-lo ao seu restaurante.
Leia também: marketing para restaurante – como fazer o melhor?
Mas e afinal, o que é preciso postar para que as redes sociais para restaurante sejam atrativas e tragam retornos positivos para a sua empresa? Confira um checklist abaixo.
- Invista em fotos de qualidade mostrando o ambiente
- Tenha disponível no formato online imagens do seu cardápio
- Utilize fotos e legendas que ativem gatilhos mentais e despertem a vontade em consumir
- Faça publicações mostrando o dia a dia do restaurante, com fotos da equipe e da elaboração de pratos
- Destaque os seus diferenciais, bem como o delivery, forma de pagamento, estacionamento e promoções
- Divulgue em suas redes informações úteis, como o horário de funcionamento, localização e telefone, se possível fixe na bio.
Sobretudo, destacar as suas redes sociais para restaurante deve estar alinhado com qualidade e transparência, utilizando fotos reais dos produtos e cuidar dos pequenos detalhes. Lembre-se de engrandecer o seu restaurante de forma honesta e verdadeira.
Qual o horário ideal para posts?
De antemão, é importante frisarmos que a constância é a principal aliada das redes sociais para restaurantes. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é?
Ademais, a frequência é fundamental para demonstrar que o seu estabelecimento ainda está ativo. Ou seja, além de servir como marketing, é um forma de comunicar-se com seus clientes ou potencial consumidores, podendo criar conexões mais profundas.
Entretanto, quando falamos de horário ideal para publicar posts, estamos sendo amplos. Para especificarmos, é essencial que você entenda o seu público-alvo e observe o seu fluxo de visualizações, criando um cronograma dos possíveis horários que bate fome no cliente, por exemplo.
Desse modo, se o seu restaurante serve almoço, é relevante que você esteja presente nas mídias da 11 às 14 horas. Além disso, esteja atento aos likes e comentários, pois assim, você consegue medir o seu alcance e ainda, saber em que horário o seu público está online.
Interação online
Interagir com os seus seguidores é imprescindível para estabelecer vínculos entre a sua empresa e o cliente em potencial, fazendo com que o usuário sinta-se querido e especial.
Em outras palavra, responder, curtir e compartilhar sempre que o público te mencionar é um maneira eficiente de criar um relacionamento forte e duradouro. E ainda, não esqueça: clientes satisfeitos proporcionam visibilidade e reconhecimento.
Como divulgar seu restaurante nas redes sociais?
Este artigo é 100% destinado a você, empreendedor, para que as suas redes sociais para restaurante sejam uma forma eficiente de divulgação, trazendo cada vez mais novos consumidores e alavancando as suas vendas. Desse modo, não se preocupe, você não está sozinho. Confira abaixo nossas dicas infalíveis de marketing digital:
Dica 1 de redes sociais para restaurante – constância
Uma dica muito valiosa e fundamental para o crescimento da sua marca e reconhecimento do seu estabelecimento, é a constância. Sim, a frequência com que você divulga o restaurante é um fator que delimita o seu alcance e visibilidade.
Portanto, estar presente diariamente no mundo online é um segredinho e tanto. Ou seja, criar conteúdos para o feed ou story, por exemplo, é de extrema relevância.
Entretanto, é importante focar na qualidade e não na quantidade. Porém, é possível sim criar conteúdos com frequência sem perder a excelência.
Nesse sentido, você pode falar de pratos, combinações, promoções, postar o dia a dia do seu restaurante e até contextualizar com curiosidades gastronômicas.
Dica 2 – Capriche nas fotos
A criatividade na apresentação de pratos faz toda a diferença, pois o prato tornou-se a tela e o chef o pintor. O velho ditado é verdadeiro: “as pessoas comem com os olhos” a qual concretiza que quanto mais harmoniosa as suas combinações, mais vontade de comer as pessoas terão.
Desse modo, passe toda essa harmonia para as fotos, invista em qualidade. Contudo, uma boa iluminação e com o mais verdadeira possível é importante.
Dica 3 de redes sociais para restaurantes – Utilize hashtags
A utilização de hashtags é uma grande sacada, pois permite que você conecte-se com pessoas que estão naquele local. Isso acontece, pois quando colocamos as hashtags ou ainda, marcamos com a localização, outras pessoas que estiverem naquele raio poderão ver o seu restaurante, se interessar e acabar consumindo.
Mas e como saber quais hashtags usar? Uma sugestão bem útil é a ferramenta ingramer, que possibilita analise de palavras-chave de seus conteúdos e dos seus concorrentes. Veja aqui.
Dica 4 – Acompanhe métricas
Para que as suas decisões sejam mais assertivas, acompanhe as suas métricas nas mídias. É muito importante que você acompanhe os números da conta como um todo e consiga analisar os detalhes.
Por meio destas métricas seu negócio pode ser beneficiado, pois é possível mensurar as visitas ao seu perfil, os cliques no site, o percentual de contas alcançadas e ainda, o total de impressões.
Dessa forma, sua empresa conquista dados e informações de ouro, para fazer dia após dia o seu melhor, evoluindo estratégias e fixando os pontos positivos.
Leia também: frente de caixa para restaurante – por que investir nesse sistema?
Dica 5 de redes sociais para restaurante – Planeje conteúdos
Essa dica é muito relevante e consiste na criação de um calendário semanal ou mensal, onde você programa os conteúdos que devem ser postado no decorrer da semana.
Essa estratégia manterá as suas redes sempre diversificadas e o seu trabalho será otimizado e organizado.
É indubitável que juntamente com o planejamento, esteja a criação de conteúdos relevantes e de qualidade, mantendo o interesse e audiência do seu público.
Neste momento pode ser interessante procurar perfis relacionados e até da concorrência e trazer para a sua empresa aqueles que fazem sucesso e são bem engajados.
Portanto, opte por publicações chamativas e que tornam a participação de pessoas essencial, assim, as pessoas se conectam com a sua empresa e interagem com mais frequência.
Abaixo listaremos alguns exemplos de conteúdos para te inspirar e fazer com que as suas redes sociais para restaurante sejam um arraso.
1. Prato do dia: seja uma sugestão ou o preferido dos clientes, publicar sobre o prato do dia pode ser uma maneira eficaz de atrair pessoas até o seu estabelecimento.
2. Curiosidades, dicas e mensagens: um exemplo bem interessante é promover mensagem que são adeptas aos ideias do restaurante ou que combinam com o seu estilo gastronômico. Neste caso, é importante considerar o contexto e entender se é cabível para o seu nicho.
3. Sorteios e promoções: no caso de restaurantes e se tratando do marketing digital, eles são eficientes e podem aumentar o alcance de suas publicações e ainda, a sua base de seguidores. Porém, muito cuidado com as políticas das redes sociais, que caso descumpridas, podem colocar em risco o seu perfil, bloqueando a sua conta.
Marketing gastronômico: como divulgar um novo produto?
Uma série de ações bem planejadas são capazes de realizar um marketing gastronômico eficiente e atingir um público cada vez maior de consumidor. Mas afinal, como divulgar um novo produto no mercado?
A publicidade nas redes sociais, de um novo produto a ser lançado no mercado, é essencial para a sua divulgação. As mídias possuem uma segmentação bem detalhada de públicos, o que contribui para as novidades da área.
Para que você divulgue com excelência, faça vídeos criativos, posts atrativos e crie campanhas de anúncios segmentados para o seu público-alvo.
Leia também: tendências para os restaurantes em 2021
Vantagens das redes sociais para restaurante
Segundo pesquisas, 88% dos consumidores são influenciados por comentários e opiniões online.
Sabendo disso, não investir no meio digital é deixar de apostar em canal de intensa e vasta divulgação e possibilidade de alcance.
De fato, as mídias sociais são um excelente canal de propaganda a baixo custo, além de conquistarem fácil repercussão na internet.
Ou seja, através da tecnologia é possível levar o seu estabelecimento é milhares de usuários, em poucos cliques.
Em outras palavras, estar presente no mundo online se faz fundamental nos dias tecnológicas de hoje.
Mensurando a importância da divulgação de restaurante em mídias sociais, selecionamos os principais benefícios. Veja:
#1 Custo baixo
Anunciar restaurante em redes sociais custa pouco, ainda mais se compararmos aos métodos de mídias tradicionais. Inicialmente, criar a sua conta no Instagram e no Facebook não possui nenhum tipo de custo, o que você pode fazer é utilizar de recursos pagos para promover e aumentar o alcance de suas publicações.
#2 Alcance de público
A Fundação Getúlio Vargas estima que no Brasil, há um smartphone por habitante no país. Ou seja, estar divulgando o seu restaurante nas mídias garante que boa parte das pessoas que estão em seu raio, sejam atingidas.
#3 Relacionamento com o cliente
Nós consumidores estamos atrás de proximidade, de marcas confiáveis e de um estabelecimento que vale a pena se fidelizar. Sendo assim, para que o cliente seja valorizado pela empresa, ter um canal de comunicação é essencial.
Desse modo, utilizar das mídias para criar um canal de conexão, faz com que esta proximidade seja ainda maior, visto que, a relação virtual é menos formal e mais acessível. Sobretudo, comunique-se com o seu público conforme as suas demandas.
#4 Prova social
Ao buscar atrair novos clientes para converte-los, as redes sociais para restaurante podem contribuir fortemente, principalmente por estar vinculado com a satisfação de outras pessoas. Neste caso, você pode publicar os feedbacks positivos do seu negócio, recomendações e opiniões da sua clientela.
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Como fazer um bom marketing de um restaurante?
Com uma vasta concorrência no mercado alimentício, desenvolver táticas eficientes para promover e divulgar um restaurante é essencial para manter-se vivo e competitivo neste ramo.
Sendo assim, separamos dicas infalíveis para que o seu restaurante adquira novos clientes e fidelize-os, exercendo um bom marketing de maneira constante. Veja:
#1 Ofereça um site funcional
O website, muitas vezes é o primeiro contato do cliente em potencial e a sua marca. Com isso, eles podem te encontrar através do Google, mídias sociais ou ainda, outros canais digitais.
Sobretudo, possua um site com um layout moderno, intuitivo e agradável. Também é importante que a comunicação do site com a pessoa que estará buscando-o seja eficaz. Ou seja, desenvolva um copywriting de qualidade e esteja preparado para alavancar as vendas.
#2 Invista em marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento em restaurantes é muito eficaz. Afinal, fidelizar um cliente pela qualidade de sua comida e excelência no atendimento é reconhecimento demais.
Dessa forma, aplique estratégias para criar conexões profundas e duradouras com os seus consumidores. Neste caso, você pode criar um cartão fidelidade, por exemplo, incentivando-o a consumir do seu produto outras vezes.
#3 Marketing de indicação
Quando o assunto é alimentação, as pessoas são exigentes. Por isso, é muito mais fácil as pessoas confiarem em uma indicação, do que no seu próprio marketing.
Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.
#4 Mídias sociais
Atualmente, grande parte da população está conectada e passa alguns minutos do seu dia em redes sociais. Nesse sentido, investir na interação online é fundamental para aproximar os seus clientes de seu estabelecimento.
Por isso, a presença digital em canais como Facebook, Instagram e YouTube pode fazer toda a diferença. Crie conteúdos ricos e relevantes, para que o seu público volte a consumir seus posts e lembre de sua marca assim que pensar em consumir algo parecido com que sua empresa oferta.
Veja mais em: marketing para restaurante: como fazer o melhor.
Qual o objetivo do marketing nas redes sociais?
O marketing para restaurante busca entender de forma plena e constante o desejo do consumidor e ofertar o produto certo para a pessoa certa, delimitando um público-alvo certeiro para cada produto ou prestação de serviço.
Desse modo, ele se faz fundamental na execução de campanhas mais assertivas, além de montar estratégias de comunicação, para que seja dado ênfase à sua marca, elevando as suas métricas de vendas.
Portanto, o marketing tornou-se importante para que uma empresa desenvolva-se, conquiste reconhecimento e desenvolva habilidades de vendas, visando conceder mais prestígio ao seu negócio.
O que fazer para atrair clientes para o restaurante?
Para atrair clientes para restaurante e aumentar a lucratividade do seu negócio é fundamental que você adote algumas estratégias. Desse modo, é importante que as pessoas se sintam convidadas a ir até o se estabelecimento e que também retornem em outra oportunidade.
Para que isso aconteça, tenha uma presença online, divulgue seus diferenciais, crie um ambiente apropriado e forneça aquilo que o seu público-alvo demanda. Confira abaixo as nossas dicas:
1. Defina seu público-alvo: faça questionamentos rotineiramente sobre “qual a necessidade que meu restaurante supre? Quais clientes o frequentam? Quais as suas preferências? Una essas respostas e tenha uma base de que tipo de comunicação deve usar, fazendo com que suas publicidades sejam mais assertivas.
2. Divulgue seus diferenciais: avalie o que tem no seu restaurante que é motivo de elogio e referência. Além disso, conte com um diferencial bem delimitado e use e abuse da criatividade para oferecer pratos originais e cheio de identidade.
Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.
3. Adequação do ambiente: o ambiente exerce influência na hora de atrair novos clientes, mas além de decorações e características peculiares, é importante que o seu estabelecimento possua uma infraestrutura que facilite a vida do visitante. Algumas dessas funcionalidades são a conexão Wi-fi, boa localização e vagas de estacionamento, por exemplo.
4. Oferece um programa de pontos: uma ferramenta importante que pode te ajudar na missão de como atrair clientes é investindo em um programa de pontos. Quanto mais um cliente consumir mais pontos ele acumula e poderá trocá-los por descontos que variam entre bebidas, refeições ou sobremesas.
5. Tenha presença online: a presença online é um canal de relacionamento importante do seu negócio com o cliente, por isso, é fundamental que você tenha uma frequência de postagens em suas redes. Desse modo, atualize cardápios, crie promoções e realize seus lançamentos nas mídias.
6. Divulgação pelos funcionários: o colaboradores do seu negócio possuem um papel importante no marketing de relacionamento. Afinal, são eles que melhor se relacionam com o seu público-alvo e ainda, sabem dos gostos e preferências dos clientes que costumam frequentar o local. Portanto, estimule-os com a divulgar e alinhe-os com a missão, visão e valores da sua empresa.
Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus empregados a amem primeiro.
Considerações finais
Diante do acima exposto, conseguimos mensurar a importância das redes sociais no dia a dia de um restaurante, analisando seus benefícios e retornos para o estabelecimento.
Além disso, se bem otimizadas e organizadas, as redes sociais para restaurante podem atingir um grande número de pessoas e tornar-se uma forte aliada da sua marca.
Por fim, podemos citar a relevância e analisar que com conteúdos ricos, monitoramento de métricas e constância nas publicações, farão com que as redes sociais sejam o principal canal e vínculo com o seu público.
Esperamos ter ajudado a desenvolver estratégias, conquistar seu lugar no mercado e alavancar as suas vendas por meio das mídias. Conte conosco, desejamos-te boa sorte.
E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.
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