Marketing para restaurante: como fazer o melhor?

Em um mercado tão concorrido, investir na divulgação da sua marca é indispensável para destacar-se. Em um cenário de pessoas hiperconectadas, utilizar o marketing digital como estratégias para o seu negócio pode ser um diferencial e tanto.

Dados apontam que a população tende a ficar cada vez mais conectada, ano após ano e as empresas que sabem utilizar e explorar desta vantagem estão crescendo e se desenvolvendo desenfreadamente.

Nesse sentido, conseguimos mensurar a grandeza de uma presença digital, visto que, cerca de 51% da população mundial já tem acesso à internet. Além disso, estudos apontam que as pessoas passam cerca de 100 dias por ano, navegando em sites e redes sociais.

Partindo desse pressuposto, torna-se notório o quanto um bom marketing digital pode trazer retornos e agregar valor ao seu negócio. Por isso, separamos neste artigo diversos tópicos para que seja descomplicado e prático, levar a sua empresa ao caminho do sucesso. Veja a seguir dicas de marketing para restaurante:

Só há uma definição para o objetivo de uma empresa: criar um cliente.

O que é marketing para restaurante?

O marketing para restaurante é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado, através de serviços e produtos que interessam os consumidores. 

Ademais, o objetivo principal do marketing é chamar a atenção do cliente em potencial com conteúdos relevantes, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.

Desse modo, o bom marketing é aquele que não parece marketing e principalmente, aquele que agrega valor os dois lados: para a empresa e para o consumidor. 

Leia também: sistema para restaurante – como escolher o melhor? 

Por que marketing é tão importante?

O marketing para restaurante busca entender de forma plena e constante o desejo do consumidor e ofertar o produto certo para a pessoa certa, delimitando um público-alvo certeiro para cada produto ou prestação de serviço.

Desse modo, ele se faz fundamental na execução de campanhas mais assertivas, além de montar estratégias de comunicação, para que seja dado ênfase à sua marca, elevando as suas métricas de vendas.

Portanto, o marketing tornou-se importante para que uma empresa desenvolva-se, conquiste reconhecimento e desenvolva habilidades de vendas, visando conceder mais prestígio ao seu negócio.

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Como fazer marketing para restaurante?

Com uma vasta concorrência no mercado alimentício, desenvolver táticas eficientes para promover e divulgar um restaurante é essencial para manter-se vivo e competitivo neste ramo.

Sendo assim, separamos dicas infalíveis para que o seu restaurante adquira novos clientes e fidelize-os, exercendo um bom marketing de maneira constante. Veja:

#1 Ofereça um site funcional

O website, muitas vezes é o primeiro contato do cliente em potencial e a sua marca. Com isso, eles podem te encontrar através do Google, mídias sociais ou ainda, outros canais digitais. 

Sobretudo, possua um site com um layout moderno, intuitivo e agradável. Também é importante que a comunicação do site com a pessoa que estará buscando-o seja eficaz. Ou seja, desenvolva um copywriting de qualidade e esteja preparado para alavancar as vendas.

#2 Invista em marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento em restaurantes é muito eficaz. Afinal, fidelizar um cliente pela qualidade de sua comida e excelência no atendimento é reconhecimento demais.

Dessa forma, aplique estratégias para criar conexões profundas e duradouras com os seus consumidores. Neste caso, você pode criar um cartão fidelidade, por exemplo, incentivando-o a consumir do seu produto outras vezes.

#3 Marketing de indicação

Quando o assunto é alimentação, as pessoas são exigentes. Por isso, é muito mais fácil as pessoas confiarem em uma indicação, do que no seu próprio marketing. 

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

#4 Mídias sociais 

Atualmente, grande parte da população está conectada e passa alguns minutos do seu dia em redes sociais. Nesse sentido, investir na interação online é fundamental para aproximar os seus clientes de seu estabelecimento. 

Por isso, a presença digital em canais como Facebook, Instagram e YouTube pode fazer toda a diferença. Crie conteúdos ricos e relevantes, para que o seu público volte a consumir seus posts e lembre de sua marca assim que pensar em consumir algo parecido com que sua empresa oferta.

#5 Capriche nas fotos de restaurantes 

O visual é muito importante, principalmente quando se trata de alimentos. Boas imagens são verdadeiros gatilhos mentais para o segmento. 

Ou seja, investir na qualidade das fotos e principalmente, utilizar fotos reais, pode ser uma maneira de atrair mais pessoas para o seu negócio.

#6 Apresente a sua equipe 

Vivemos uma nova era no mundo dos negócios e a presença online é imprescindível para conquistar seu lugar no mercado. Assim, apresentar a sua equipe e deixar em evidência a missão da sua marca gera uma boa impressão e pode estimular a produtividade de seus funcionários.

#7 Identidade visual

Apostar na identidade visual de seus materiais de comunicação tornou-se uma ação necessária. Pois assim, você destaca-se do seu concorrente e gera reconhecimento.

Ao utilizar branding você passa uma impressão de domínio antes, durante e depois de uma prestação de serviço.

Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

#8 Trabalhe com cupons de desconto 

Os cupons de desconto geram uma sensação de urgência e necessidade de compra imediata nos consumidores. Como eles possuem prazo de validade, isso faz que, segundo o neuromarketing, tenhamos sensação de escassez, estimulando o consumo.

#9 Tenha delivery de pedidos  

Os novos padrões de consumo integram praticidade e comodidade ao cliente. Portanto, disponibilizar a modalidade delivery é fundamental para que gradualmente possamos nos adaptar-se ao sistema de venda online.

#10 Tenha uma conta no Google meu negócio

O Google My Business é a ferramenta de estratégia local no maior mecanismo de busca do mundo. Assim, quando alguém buscar pelo seu restaurante terá todas as informações centralizadas, bem como, o telefone, endereço, horário de funcionamento e avaliações.

No caso de um restaurante, é um erro gravíssimo não cadastrar o seu negócio por lá.

Como criar conteúdo para restaurante?

O conteúdo relevante é essencial para engajar os seguidores de um restaurante. Mas afinal, que tipo de publicação eu devo criar? Para que seu restaurante seja atraente e ganhe a empatia dos consumidores pelas redes sociais.

Uma das dicas importantes é fazer aquilo que você gosta de acompanhar. Por exemplo, na segunda-feira é o começo da semana do seu cliente também, porque não aproveitar e postar uma frase motivacional ou lembrá-los disso?

Mostre a preparação do primeiro prato que está saindo ou dê uma dica de alguma das opções no seu cardápio para o almoço dessa segunda. Nada melhor do que ser lembrado na hora do almoço, não é mesmo?

Além disso, reforce o quanto o seu cliente é importante. Reposte as menções e comentários positivos em suas páginas. Isso porque eles se sentem representados e ainda são uma prova instantânea de qualidade da sua gastronomia.

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Outra dica que pode ser muito relevante para os seus conteúdos online é a criação de enquetes nos stories, promovendo uma votação entre dois pratos, por exemplo. Para acirrar essa disputa coloque um preço promocional ao prato que vencer.

Faça um post relacionado à experiência de uma sexta-feira à noite em casa, relacione seu produto com algum programa como filmes ou até uma série no Netflix e chame o seu público a fazer um pedido.

Sobretudo, amplifique a experiência do usuário e dê dicas de bebidas e acompanhamentos que harmonizam com os pratos servidos ou até mesmo, demonstre maneira diferentes de consumir os seus produtos. 

Leia também: nota fiscal eletrônica para restaurante – como emitir? 

O que fazer para atrair clientes para um restaurante?

Para atrair novos clientes para o seu restaurante e aumentar a lucratividade do seu negócio é fundamental que você adote algumas estratégias. Desse modo, é importante que as pessoas se sintam convidadas a ir até o se estabelecimento e que também retornem em outra oportunidade. 

Para que isso aconteça, tenha uma presença online, divulgue seus diferenciais, crie um ambiente apropriado e forneça aquilo que o seu público-alvo demanda. Confira abaixo as nossas dicas:

1. Defina seu público-alvo: faça questionamentos rotineiramente sobre “qual a necessidade que meu restaurante supre? Quais clientes o frequentam? Quais as suas preferências? Una essas respostas e tenha uma base de que tipo de comunicação deve usar, fazendo com que suas publicidades sejam mais assertivas.

2. Divulgue seus diferenciais: avalie o que tem no seu restaurante que é motivo de elogio e referência. Além disso, conte com um diferencial bem delimitado e use e abuse da criatividade para oferecer pratos originais e cheio de identidade.

Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.

3. Adequação do ambiente: o ambiente exerce influência na hora de atrair novos clientes, mas além de decorações e características peculiares, é importante que o seu estabelecimento possua uma infraestrutura que facilite a vida do visitante. Algumas dessas funcionalidades são a conexão Wi-fi, boa localização e vagas de estacionamento, por exemplo. 

4. Oferece um programa de pontos: uma ferramenta importante que pode te ajudar na missão de como atrair clientes é investindo em um programa de pontos. Quanto mais um cliente consumir mais pontos ele acumula e poderá trocá-los por descontos que variam entre bebidas, refeições ou sobremesas. 

5. Tenha presença online: a presença online é um canal de relacionamento importante do seu negócio com o cliente, por isso, é fundamental que você tenha uma frequência de postagens em suas redes. Desse modo, atualize cardápios, crie promoções e realize seus lançamentos nas mídias. 

6. Divulgação pelos funcionários: o colaboradores do seu negócio possuem um papel importante no marketing de relacionamento. Afinal, são eles que melhor se relacionam com o seu público-alvo e ainda, sabem dos gostos e preferências dos clientes que costumam frequentar o local. Portanto, estimule-os com a divulgar e alinhe-os com a missão, visão e valores da sua empresa. 

Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus empregados a amem primeiro.

Como fazer um restaurante dar certo?

Abrir um restaurante é o sonho de muitos empreendedores e segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existem 1,2 milhões de restaurantes no país, os quais empregam cerca de 6 milhões de pessoas e movimentam 73 bilhões de reais por ano. 

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Mas afinal, como abrir um restaurante de sucesso? O que eu preciso saber para que meu negócio funcione com qualidade? Pensando nisso, separamos 5 pontos relevantes para que em seu estabelecimento seja prestado um serviço de excelência. 

O objetivo do marketing é conhecer e atender ao cliente tão bem que o produto ou o serviço se vendem sozinhos.

1. Siga as regras: os empresários costumam reclamar da carga tributária alta e da burocracia do negócio. A lei seca, lei antifumo e lei do silêncio são alguns exemplos de que tipo de regulação os proprietários precisam se adaptar. Por isso, a informalidade parece tentadora. 

2. Treine o atendimento: excepcional é o adjetivo perfeito para definir como um atendimento em restaurante deve ser. E para que a prestação de serviço seja de excelência é fundamental que hajam treinamentos. Além disso, para que a rotatividade de funcionários não seja tão alta, faça com que seus colaboradores participem do seu negócio e tente reter talentos por meio de um plano de carreira.

Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço.

3. Prepare o ambiente: não tente impressionar o cliente com um ambiente excessivamente luxuoso, mas também não seja totalmente simplista a ponto de gerar desconforto. Crie harmonia e uma extensão de casa, traga aconchego e bem-estar.

Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.

4. Dedique-se ao cardápio: para que seu cardápio seja certeiro e o seu restaurante de sucesso, é fundamental que você ofereça os pratos que o seu público-alvo gosta de consumir. Além disso, busque produtos com preço confortável para o seu potencial cliente e rentável para o seu negócio.

Um cardápio bem elaborado é premissa básica em um restaurante de sucesso. O cardápio para restaurante deve ser elaborado de forma que, seus clientes sintam desejo ao visualizá-lo.

Por isso, investir na qualidade de um menu é importante para suas vendas e é um dos fatores contribuintes para a satisfação do consumidor. Além disso, procurar inovar em seu cardápio é imprescindível, pois, seres humanos adoram uma novidade, não é mesmo?

Nesse sentido, formular de forma sucinta e assertiva o cardápio para restaurante, é a peça chave para o início de um bom negócio. Entretanto, se mal realizado, pode trazer dores de cabeça, gastos desnecessários e gerar perca de clientes. No entanto, se você quer alavancar suas vendas e construir de forma certa o seu cardápio para restaurante, você está no lugar certo.

Veja mais em: Cardápio para restaurante: como criar o seu

5. Administre pessoas: a gestão de um restaurante é tão ou mais importante que todos os pontos acima citados. Ao investir em um novo negócio você tem que ter muita certeza e enxergar a oportunidade. Portanto, esteja sempre ligado em custos e lucros e saiba administrar as despesas.

Como divulgar um restaurante no Instagram?

Primeiramente, é importante que você tenha em mente que o uso das redes sociais para divulgação ou para qualquer outra ação de marketing para restaurante, é essencial respeitar o seu público-alvo. Ademais, você precisa adaptar-se a ele e entender qual é o tipo de publicação que faz com que ele engaje com o seu estabelecimento.

Nessa primeira etapa é fundamental que você crie um perfil profissional, pois assim, você adquire vantagens significativas, possuindo a funcionalidade de anúncios, por exemplo. Além de poder acompanhar métricas e saber como está o alcance de seus publiposts. 

Embora o carro chefe dessa rede sejam fotos, seu restaurante pode investir em outros recursos para promover a interação com o seu público. Um bom exemplo disso são os stories, que possuem alta capacidade de alcance e pode ser a ferramenta perfeita para que você mostre o dia a dia e compartilhe a criação de pratos, por exemplo. 

Sobretudo, é interessante manter o feed sempre atualizado, utilizando hashtags e apostando na interação dos seguidores. Lembre-se que as pessoas compram pelos olhos, então capriche nas fotos de seus pratos e fotografe aquilo que atrai visualmente. A decoração do seu restaurante também pode ser inspiradora.

Como divulgar a inauguração de um restaurante?

A inauguração de um restaurante deve ser um evento muito bem programado, para que você cause uma excelente primeira impressão. Além disso, o marketing para restaurante é o caminho leve, saudável e assertivo para começar um negócio.

Sendo assim, crie expectativas, para que as pessoas que frequentam a região comemorem uma nova opção para fazerem as suas refeições e ainda, com a possibilidade de compartilhar momentos especiais com a família e os amigos. Ou seja, divulgue a data e faça um bom marketing demonstrando que será um grande acontecimento, destaque promoções e outras possíveis atrações.

Sobretudo, a dica mais importante sobre a inauguração de um restaurante é a posterior mensuração. É importante avaliar a primeira impressão de quem esteve presente, para que você possa analisar e corrigir com urgência as falhas e planejar as próximas estratégias de marketing para restaurante, visando atingir novos clientes.

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Como fazer marketing para restaurante Delivery?

Embora a modalidade delivery venha crescendo exponencialmente, para que ela funcione perfeitamente em seu negócio, é imprescindível que você entenda a sua demanda. Além disso, separamos 3 dicas para que você construa um marketing para restaurante sólido e certeiro, desenvolvendo o delivery e ampliando as suas vendas.

#DICA 1 – Redes sociais 

As redes sociais, bem como o Facebook e o Instagram são os meios mais tradicionais e populares para anunciar entregas delivery de um restaurante. Isso se aflorou de tal maneira que as plataformas reconheceram tal funcionalidade e criaram a ferramenta de anúncios, permitindo que seus posts chegam mais longe, através da promoção de campanhas. 

#DICA 2 – Identidade visual 

Lembre que o cliente ‘come com os olhos’, bem como as imagens utilizadas contam muito na hora da decisão de consumi-lo ou não. Nesse sentido, criatividade na apresentação de pratos faz diferença. Ademais, invista em fotos reais dos seus produtos, além de buscar por qualidade e atratividade em suas postagens. 

Outro ponto que pode ser relevante é a embalagem da refeição, é interessante investir em embalagens que além de manter a temperatura e a consistência do alimento, seja atraente aos olhos, pois ela pode trazer um ótima ou péssima impressão. 

#DICA 3 – Anúncios de geolocalização 

A maioria das pessoas está buscando restaurante de qualidade perto de casa e assim, você obtém a estratégia de localização para os seus anúncios. 

Leia também: garçom – como ter os melhores? 

Em outras palavras, o anúncio de segmentação geográfica permite que você economize dinheiro, garantindo que apenas usuários do seu raio específico vejam o seu anúncio, reduzindo os cliques irrelevantes, que podem custar uma grande quantia de dinheiro.

#DICA 4 – Compartilhe experiências positivas 

É de extrema relevância compartilhar as experiências positivas que o seu consumidor tem com o seu restaurante, isso porque as pessoas costumam sentir-se mais seguras se o estabelecimento é recomendado por uma terceira pessoa.

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

Considerações finais 

Diante do acima mencionado, conseguimos mensurar a importância do marketing para restaurante e o quanto ele pode ajudar a alavancar o seu negócio e aumentar as suas vendas.

Portanto, em um mercado concorrido e em desenvolvimento desenfreado, destacar-se é fundamental. Ou seja, ao investir em um marketing de qualidade você possibilita que o seu negócio cresça e que além de prospectar novos clientes, prospere imensuravelmente.

Por fim, com um marketing para restaurante consolidado, você garante presença na internet, constrói uma audiência qualificada, analisa resultados com precisão e fala com o seu público da maneira certa, no momento certo. 

Sendo assim, esperamos ter auxiliado o seu restaurante a sair à frente de seus concorrentes e impulsioná-lo para retornos cada vez mais positivos e promissores. A nossa equipe deseja-te boa sorte!

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

Conheça o Pratio, uma ferramenta inteligente que te auxiliará na emissão de NFC-e, contribuindo com a organização por meio de relatórios de fácil acesso e simples visualização. 

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