Tendências para restaurantes em 2021: 7 dicas!

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima-se que o mercado gastronômico encontra-se em crescente expansão, aproximadamente 12% ao ano. Além disso, esta área é responsável pela geração de 45o mil novos empregos todos os anos.

Portanto, torna-se notório a progressão e importância destes estabelecimentos na economia nacional, participando ativamente e fomentando cerca de 10,1% do PIB brasileiro.

Desse modo, em meio a um mercado competitivo e altamente promissor, estar dentro das tendências para restaurantes é uma maneira eficiente de destacar-se, fidelizar clientes e alavancar as vendas.

Pensando nisso, separamos as tendências para restaurantes em 2021, visando te auxiliar na conquista de novas possibilidades e ampliar a sua rede de adeptos. Confira:

Tendência para restaurantes em 2021

Os padrões de consumo da população brasileira alteram-se constantemente. Em 2020, por exemplo, diversos hábitos precisaram ser modificados em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sabendo disso, é possível analisarmos as tendências para restaurantes, mensurando o que o público-alvo está procurando, um serviço específico ou um produto determinado e assim, oferecê-lo.

Desse modo, as tendências para restaurantes em 2021 podem agregar valor ao seu negócio e ampliar as possibilidades de vendas, alavancando seus lucros.

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Portanto, é fundamental que possamos redescobrir maneiras de enquadrar os seus serviços nos desejos dos consumidor. Veja:

1. Delivery e Take Away 

A modalidade delivery tomou grandes proporções desde 2020, quando a pandemia forçou que alguns hábitos fossem modificados.

Desse modo, investir na modalidade delivery é fundamental para adequar-se às novas demandas do público-alvo. Entretanto, diversos estabelecimentos estão aderindo a este novo tipo de sistema, por isso é importante que você possua diferenciais competitivos.

Sobretudo, você pode destacar-se com embalagens criativas, recadinhos que despertam a sensação de importância e cartão de fidelidade, por exemplo.

Com o Take Away, os clientes podem continuar consumindo os pratos de seu restaurante favorito, visto que esta modalidade consiste no pedido online, por aplicativos ou até mesmo no balcão do estabelecimento. Porém, ao invés de ser entregue, o consumidor retira o seu pedido diretamente no local.

2. Cardápio digital

Os cardápios digitais para restaurante são uma ótima opção para garantir a praticidade e a redução de custos, além de ser uma tendência de mercado.

Os cardápios online possuem fácil alteração, modernizam o ambiente e agilizam o processo de pedidos e atendimento.

Ainda é possível disponibilizar um menu digital, de maneira online para os seus clientes, conectando-se por meio de redes sociais e site.

3. Embalagem

A aparência é (quase) tudo! A forma com que o seu produto é apresentado conta muito e desperta o desejo, ou não, de consumir. Nesse sentido, se for possível, personalize as suas embalagens, com a sua logo, por exemplo.

Além disso, com o isolamento que a pandemia nos proporcionou, a experiência em casa tornou-se muito relevante. Os fatores que mais agregam valor ao seu negócio é o tempo de entrega, qualidade de atendimento e apresentação do produto.

Sobretudo, ao cuidar de pequenos detalhes você demonstra o quão única, original e criativa sua marca é. Além do visual, lembre-se de utilizar embalagens recicláveis e reduzir o uso do plástico. Afinal, muito melhor que as características de uma empresa, é a sua consciência e responsabilidade ambiental.

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4. Da horta para a sua mesa

O mundo gastronômico atual, preza pelo consumo consciente, sustentável e saudável. Desse modo, é essencial que o seu restaurante adapte-se e esteja disposto a oferecer pratos com estes ideais.

Uma dica interessante é oferecer em seu cardápio variado, com uma parte de orgânicos, além de incluir as demais possibilidades de consumo, bem como pratos sem lactose, glúten e carne.

5.  Comida caseira

A comida caseira é uma das maiores tendências para restaurantes em 2021. Afinal, tem algo melhor do que sentir-se em casa? Em outras palavras, oferecer pratos que façam com que seus clientes sintam-se confortáveis pode ser uma maneira eficiente de fidelizá-los.

Desse modo, a comida caseira e regional agrega valor o seu estabelecimento. Contudo, acompanhar as demandas do seu público-alvo é o segredo para alavancar vendas.

6. Diferentes formas de pagamentos

Aceitar diferentes formas de pagamento é uma tendências para restaurantes que atendem diversos públicos e querem contemplar a todos. Um exemplo clássico e muito importantes nos dias de hoje é o Pix, uma maneira de receber um pagamento instantâneo.

Como o método já está inserido na vida de muitas pessoas, provavelmente alguns de seus clientes estão vinculados e familiarizados com esta possibilidade de pagamento. Portanto, adotar as novas tendências para restaurantes é ampliar possibilidades e vendas e oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele quer, com diferenciais.

7. Experiência calorosa com interação reduzida

O povo brasileiro adora um contato humano, não é mesmo? Entretanto, com a pandemia de Covid-19 e o distanciamento social, outras formas de demonstração de carinho surgiram.

Nesse sentido, os restaurantes devem se adaptar a estes novos padrões de consumo. O principal desafio para 2021 é criar esta relação de proximidade com seus clientes sem descumprir os protocolos de saúde.

Portanto, recepcione-o com um ambiente agradável, acolhedor e que lhe passe segurança. Ou seja, invista em uma decoração bem feita, música ambiente e funcionários educados, criando conexões maia profundas com o visitante.

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Conclusões finais

Para que o seu restaurante conquiste o seu lugar no mercado, é importante que o seu negócio esteja estruturado de maneira organizada, facilitando as transformações advindas do desejo do público.

Ademais, torna-se claro a necessidade de estar sempre aberto às novas possibilidades, inovações e melhorias. Em outras palavras, o estabelecimento que souber aproveitar as tendências do mercado de alimentação conseguirá se destacar e agregar valor ao seu negócio.

Por fim, é importante destacarmos que para seu restaurante ser próspero, produtivo e rentável deve estar alinhado com o interesse vigente na modernidade, adequando-se constantemente e possuindo a capacidade de observar vontades latentes da população.

Mantenha-se próximo de seus clientes. Tão perto que seja você a dizer a eles o que precisam, muito antes que eles se deem conta do que necessitam.

E você? É dono de restaurante ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para facilitar e otimizar processos, além de trazer mais tecnologia para a sua empresa.

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